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A fim de atingir novo público, o jornal O Liberal aposta no aplicativo
Por Stela Pires
Com 689 milhões de usuários ativos até janeiro deste ano, e assumindo o primeiro lugar entre os aplicativos mais baixados de 2020, o TikTok está no foco de jornais e portais noticiosos ao redor do mundo. Em Americana, o aplicativo tornou-se parte da rotina da redação do jornal Grupo Liberal de Comunicação, que encontrou no plataforma uma forma de se conectar com um público que o jornal não “conversava” até então.
Criado no começo de 2021, a conta do jornal O Liberal no TikTok já passa de nove mil seguidores e conta com 82 mil curtidas no perfil. A ideia da criação da conta partiu de dentro da própria redação do veículo, quando a estagiária e a secretária de redação viram o potencial da plataforma na qual ainda não estavam presentes. É o que conta o editor executivo do grupo, João Colosalle.
Segundo o jornalista, o objetivo do Liberal em estar no TikTok é abranger uma nova forma de consumo da informação, além de marcar território em uma área inédita do mundo digital. “O consumo de jornalismo, de informação, de notícia, estava restrito ao impresso, à televisão e ao rádio. Hoje em dia, há outras plataformas que dão vasão a essa demanda, e o Liberal, ciente disso e das formas de consumo onde os usuários estão, se preocupou em fazer parte”, explica.
João enfatiza que a forma para conseguir adentrar em cada mídia social e ter um bom engajamento é entender a linguagem que cada plataforma carrega. “O conteúdo que publicamos no impresso às vezes não é tão interessante para que seja publicado em uma plataforma como YouTube, ou TikTok ou Twitter”, exemplifica.
Ao olhar para o TikTok, percebe-se que o hard news e um conteúdo mais pesado não encontram tanto espaço, então o Liberal aposta em conteúdos que os usuários terão interesse. As pautas relacionadas a amenidades, orientações, tutoriais e informações curiosas estão presentes na conta.
Um dos vídeos mais famosos do perfil teve o conteúdo baseado na revista “L Pet” do grupo, porém, com um gancho diferente do publicado em formato impresso. A reportagem explicava sobre o papel social de alguns cães, como os cães policiais, e a aposta de direcionamento para a plataforma de vídeos curtos foi a de apresentar o novo cão da Guarda Municipal de Americana, e a rotina que teria dali para frente. O vídeo teve 355,3 mil visualizações e quase 54 mil curtidas.
Para o jornalista e Creator Partnership Manager do TikTok, Victor Lombardi, o importante para um portal que entra para a plataforma é não perder sua essência e identidade, já que é preciso que o usuário entenda que o veículo visto fora do aplicativo também está presente por lá.
Victor destaca que ainda não existe uma fórmula para adaptar a linguagem jornalística ao TikTok, e que perfis de grandes jornais também lidam com a dificuldade de conversar com o público do aplicativo. “É realmente um trabalho de tentativa e erro, então você vai postar um vídeo e vai ver como ele vai performar. Vai postar outro vídeo, com outro discurso e tom, para ver como performa, e por aí você vai conseguindo ver e direcionar os seu esforços para qualquer tipo de mudança”, conta.
Linguagem na plataforma
O editor de conteúdo do grupo, Bruno Moreira, destaca que o TikTok permite não só a adaptação da linguagem jornalística, mas também a abertura de espaço de relacionamento com pessoas que não estão em contato com o conteúdo que o Liberal já produz.
“É um espaço para repercutir outros olhares que não caberiam nos formatos que a gente já tem. São conteúdos que já produzimos em outros lugares mas com um olhar mais divertido e leve, com outras construções de estrutura”, explica.
Para Bruno, o desafio de se adaptar e encarar uma nova linguagem é enorme, e como ainda não há referências, a produção é baseada na tentativa e no erro. “Tentamos alguma coisa que foi criada a partir de uma ideia ‘x’ e vemos como aquele conteúdo se comporta. Se o resultado for bacana, devemos considerá-lo para as próximas vezes; se não for, o deixamos de lado para não repeti-lo”, expõe.
Para a estagiária Natália Velosa, de 21 anos, que é um dos rostos do perfil do Liberal no TikTok, o conteúdo tem que ser pensado para a geração Alfa e precisa ser de fácil entendimento, já que os usuários não estão na plataforma para consumir algo sério ou massivo. Por isso, a linguagem utilizada é mais leve.
Natália conta que a ideia surgiu com o objetivo de alcançar um público mais jovem, que o jornal até então não tinha contato, e que agora pode entender o que está acontecendo no mundo. “Esse público também tem o direito de saber notícias e talvez isso seja uma dificuldade para eles. Quando eu era criança, não lia muitos jornais ou entendia muito do que estava acontecendo, porque eu não havia um local para conseguir entender. A ideia é justamente essa: conseguir se conectar com pessoas mais jovens”, relata.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Leonardo Fernandes
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