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Startup de livros propõe nova relação com escritores para lançá-los no mercado
Por: Camila de Paula
Para a escritora Caroline Coutinho, o mercado editorial nem sempre é fácil para novos nomes, com a alta demanda nas metas de vendas, o marketing precário e o favoritismo com autores que já tem sua reputação no mercado. Diante desse desafio, ela se propôs a criar, em dezembro de 2020, a Rainha Editorial, uma editora startup que deseja mudar os parâmetros da relação entre editoras e escritores. Caroline Coutinho é autora dos livros “Querido Imperador” e “Estimado Imperador”, intitulados por dela de “Saga imperial” e coautora de “Aventuras natalinas”, coletânea de contos. Todas essas obras estão disponíveis no site da nova editora (clique aqui) e se constituem nas primeiras publicações da startup.
“Eu não tinha ciência de como era o meio literário, eu só queria ser autora, e por isso acabei ficando um pouco para trás”, afirmou Coutinho. Segundo a escritora, as editoras não oferecem muito apoio ou informações para autores que desejam entrar no meio editorial, e que a exploração financeira é um dos principais problemas que novos
escritores enfrentam ao entrar no ramo. “De todas as formas, ficava muito caro, você podia pegar o seu livro e mandar para uma editora sem pagar nada, mas tinha que vender 100 livros na pré-venda, e, se não vendesse, você tem que pagar por todos esses livros”, contou.
A ideia da Rainha Editorial surgiu a partir das dificuldades que Coutinho enfrentou e do que ela via outros autores enfrentando também. “Eu via muita gente pedindo por uma editora que pensasse nos autores e não só no dinheiro. Foi quando surgiu a ideia de criar uma editora que ajudasse o escritor a se alavancar”, explicou. Depois dos trâmites com a parte judicial e com a ajuda voluntária de outros autores, Coutinho lançou a Rainha Editorial em março deste ano. O projeto estava sendo idealizado desde dezembro de 2020.
O objetivo da Rainha Editorial, segundo Coutinho, é fazer crescer o escritor dentro da editora e fazer com que ele se sinta apoiado a se introduzir no meio editorial. “O meu intuito é que o autor tenha muito ganho ali, então ele vai ter divulgações que a gente não vê as outras editoras fazendo”, disse Coutinho. “Além de crescer o nosso nome, isso vai beneficiar o autor. Se futuramente esse escritor decidir ir para uma editora maior, vai olhar para trás e falar como a Rainha ajudou nessa questão de publicação”, acrescentou.
A Rainha Editorial tem seu foco na publicação tradicional e gratuita de livros de autores nacionais. É responsável por todo processo de editoração, diagramação e divulgação, além de não exigir que o autor venda uma cota mínima de obras. O escritor deve apenas pagar pelos exemplares que desejar e acompanhar todo o processo de edição: aprovar a revisão final, o projeto gráfico e trabalhar junto com a editora na promoção do trabalho.
Editoração
Segundo Coutinho, a Rainha Editorial não cobra do autor a editoração do livro, mas ele participará ativamente de todos os processos de produção. Assim, poderá opinar sobre o desenvolvimento de criação de capa, diagramação da obra e no acabamento gráfico. Os exemplares estarão disponíveis para venda no site oficial da editora. “O objetivo da Rainha é fazer todo o processo para que o autor não se preocupe com nada e que o maior ganho dele ali seja seu crescimento profissional”, afirmou Coutinho.
Todo colaborador da editora faz o serviço voluntariamente enquanto a publicação não dispuser de capital para remunerá-los. “As pessoas que querem trabalhar no meio editorial vêm e fazem o serviço voluntariamente para ganhar experiência, e depois que a editora começar a gerar lucros, vou começar os pagamentos, mas todos já têm contratos”, disse a escritora.
‘Abraçar’ o livro
A líder e diretora de marketing da Rainha Editorial, Helena Magalhães, é uma voluntária. Ela, que também é escritora, já conhecia Caroline Coutinho de trabalhos anteriores. Ambas compartilham da mesma concepção de que o autor independente nacional sempre tem muitas barreiras para publicar. “No mercado editorial é difícil para o autor encontrar uma editora que realmente abrace seu livro e faça um trabalho satisfatório”, afirmou Magalhães. A diretora de marketing optou pela parceria para ganhar experiência com o mercado editorial. Magalhães, que já trabalhou anteriormente com outros autores independentes, tinha ouvido comentários do que eles sofriam com os serviços editoriais, como o abandono dos livros na falta de divulgação e os altos valores cobrados. “Colocam tanto dinheiro em cima de editoras para prometerem a publicação e não cumprir”, contou.
Magalhães afirmou também que a forma de a Rainha Editorial trabalhar passará segurança para novos autores. A empresa quer fazer um marketing duradouro para que o livro seja visto pelos leitores e a inovação no sistema de venda, que permitirá ao autor escolher quantos livros deseja comprar, vai trazer uma maior estabilidade para o
escritor. “Somos uma editora nacional que vai publicar livros nacionais e que tem uma equipe que vai tratar o projeto com o autor cuidadosamente, o que vai fazer toda a diferença para ele”, comentou a diretora.
A assistente e estagiária de editorial geral, Thamiris Carvalho, é outra voluntária da Rainha Editorial. A assistente, que estuda produção editorial na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conhecia Caroline Coutinho como autora e ofereceu seus serviços. Para Carvalho, o trabalho na editora vai contar muito como experiência profissional e que todos os voluntários estão ajudando por paixão aos livros.
“Só o fato de não estarmos interessados em explorar ninguém e de a gente querer sonhar junto com o autor faz uma diferença enorme”, afirmou Carvalho. Segundo a assistente, é importante dar atenção especial aos autores nacionais e espaço para se expressarem, e que a Rainha Editorial vai disponibilizar esse espaço para o escritor se sentir acolhido e seguro. “Vamos entregar um trabalho maravilhoso com todo carinho e acredito que seja só sucesso depois disso”, declarou.
Primeiros passos
Caroline Coutinho conta que os primeiros originais já estão sendo analisados e que em breve os autores serão contatados, além de parcerias com blogs literários e gráficas que já foram fechadas. A editora está presente no Instagram (@editorialrainha) e no Facebook. “Eu quero que o pessoal pesquise nas redes o que fazer para publicar um livro e encontre vídeos do pessoal da Rainha explicando como ele consegue ir atrás do sonho dele e nos procurando depois para ajudá-lo. É esse meu objetivo”.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Leonardo Fernandes
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