Destaque
Marcelo Pereira, editor do Hora Campinas: conteúdo identificado com a cidade

O grupo de jornalistas que fundou o portal Hora Campinas: reuniões remotas e três encontros presenciais (Foto: Acervo Pessoal)
Por Letícia Franco
Com a promessa de produzir conteúdo independente de ligações políticas e empresariais, um grupo encabeçado por ex-funcionários do jornal Correio Popular acaba de lançar o portal noticioso Hora Campinas, onde disponibilizam notícias, análises e aprofundamento em temas de interesse da comunidade local.
“A intenção é fazer jornalismo diferenciado, que deixe de lado a quantidade de informações em benefício do aprofundamento e da análise dos acontecimentos”, descreveu o jornalista Marcelo Pereira, editor-chefe do novo projeto. A iniciativa – que se caracteriza como uma startup no mercado digital – ganhou vida na quinta-feira, 25.

Marcelo Pereira: “a pluralidade de opiniões é um dos principais valores” (Foto: Arquivo Pessoal)
O Hora Campinas não exigirá cobrança pelo acesso aos conteúdos. Segundo Pereira, o empreendimento vai se financiar com a inserção de quotas publicitárias e financiamento coletivo, através do qual o usuário – se quiser apoiar o projeto – faz depósitos espontâneos regulares para sustentar a produção – um regime de contribuição conhecido por crowdfunding.
Enquanto um dos idealizadores da nova plataforma multimídia, Pereira – 52 anos e ex-editor do Correio Popular – afirmou que a independência, a análise e a pluralidade são os princípios norteadores do jornalismo praticado no portal. “Alinhado a esses três conceitos, será possível oferecer conteúdo identificado com Campinas e também com a história profissional de cada membro da equipe”, disse em entrevista concedida remotamente ao Digitais.
A supervisora editorial da plataforma, Laine Turati, que trabalhou por mais de três décadas no Correio Popular, acrescentou que a experiência vivida pelos colaboradores que trabalharam ao seu lado no jornalismo impresso vai agregar valor na produção de matérias mais aprofundadas, o que é considerado um diferencial no mercado de notícias. Segundo disse, através de notícias diárias e reportagens especiais, o portal oferecerá uma leitura ampla dos acontecimentos da cidade.

Laine Turati: uma leitura ampla dos acontecimentos da cidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo Pereira, a equipe dispendeu pelo menos dois meses de preparo para a elaboração do portal até o lançamento do projeto. O nome Hora Campinas, de acordo com ele, remete à “hora de mudar” – mudar para o digital, mudar para o diferente, mudar para os conteúdos e novos focos para a carreira profissional.
O processo de concepção do projeto ocorreu – na maior parte das vezes – em reuniões de trabalho remotas. A equipe teve apenas três encontros presenciais devido às orientações para distanciamento social em função da pandemia da Covid-19. “Foi um grande desafio realizar a preparação de forma remota, mas foi possível. O Hora Campinas respeita este momento, acredita e defende a ciência. Somos coerentes com nossas convicções”, ressaltou Laine.
“Encaramos o desafio e deflagramos um projeto que pretende construir apenas uma coisa: um jornalismo honesto”, afirmou o jornalista Tote Nunes, que integra o time de editores junto a Pereira, Laine e Maria José Basso. A equipe de reportagem é composta por Eduardo Martins, Gustavo Magnusson e Francisco Lima, além do fotojornalista Leandro Ferreira.

Tote Nunes: “construir apenas uma coisa: um jornalismo honesto” (Foto: Arquivo Pessoal)
A escolha dos colunistas, alguns deles com passagens pelo Correio Popular, se deu após o grupo fundador perceber a qualidade e a relevância de cada um deles para o portal. “O time de colunistas é importante para a pluralidade de opiniões, um dos principais valores do projeto”, ressaltou Pereira.
Após uma semana com o portal em funcionamento, a editora de conteúdo Maria José Basso (Jô Basso), disse que o projeto teve repercussão positiva já de início. “As mensagens de incentivo que recebemos mostram que estamos no caminho certo e que a cidade aspirava por um veículo com o perfil do Hora Campinas”, disse.
Entre seus colaboradores, o Hora Campinas conta com o trabalho de Carlos Brickmann, Kátia Camargo, Fábio Toledo, Janete Trevisani, Daniela Nucci, João Nunes, Thiago Pontes e Zeza Amaral.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Oscar Nucci
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.