Destaque
Sergio Xavier, do Centro Brasil no Clima, planeja relações internacionais com Joe Biden
Por: Ederson Rufato
Reunidos para discutir medidas de combate às mudanças climáticas, o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), Rogério Menezes, junto com mais oito convidados, participaram de evento realizado pela Anamma (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente) Brasil e pela Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores do Brasil no sábado (20) em live transmitida pelo YouTube.
“O Brasil, juntamente com os Estados Unidos, pode criar uma grande economia de descarbonizacão”, defendeu Sergio Xavier, ex-secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e membro do Central Brasil no Clima. Xavier mostra que formar um elo com os Estados Unidos sinalizaria para o mundo que o Brasil também se importa com a luta referente às mudanças climáticas. A proposta feita por Menezes, junto com Xavier, aborda o fato do Brasil entrar com as grandes áreas de agricultura na pauta, nas quais podem ser implementadas as novas medidas de baixo carbono; enquanto os Estados Unidos, com sua grande capacidade econômica, colaboraria com investimentos.
Xavier acredita que isso impulsionaria os novos modelos de medidas renováveis, que ele e Menezes criaram nos últimos meses, para reverter as mudanças no clima. “Temos que pensar de forma interligada aos municípios, estados e o país”, afirmou o ex-secretário. Ainda, Xavier completa que para aplicar as novas medidas de sustentabilidade, seria preciso reconstruir também a capacitação dos profissionais. Segundo ele, os engenheiros, técnicos e advogados ainda utilizam os modelos antigos de regulamentação de negócios, que não viabilizam a integração de politicas sociais, ambientais, educacionais e econômicas. Todas as novas medidas de sustentabilidade propostas devem ter tais políticas interligadas para o enfrentamento da alteração climática.
Um dos maiores desafios que os municípios estão enfrentando neste momento é a montagem de um conjunto de medidas para gestão dos projetos, já que as políticas consideradas “departamentalizadas”, segundo Rogério Menezes, não atendem mais os desafios de hoje.
Xavier alerta sobre a urgência de uma revolução de sustentabilidade, com novas medidas renováveis nas cidades brasileiras, pois problemas como o abastecimento de água, enchentes e o despreparo para enfrentar as secas e tempestades poderão piorar ainda mais. Nisso, as cidades terão que enfrentar o crescente calor e o aumento do nível do mar nas cidades litorâneas num futuro próximo.
A solução encontrada até o momento pelos secretários é a de que cada cidade encontre os eixos propulsores da economia local, que podem puxar uma economia mais verde e sustentável (como tecnologia ou produção agrícola), e a partir disso aplicar medidas de gestão com novas politicas interligadas ao desenvolvimento sustentável. Novos espaços verdes, e campanhas de conscientização para a população sobre o uso consciente da água são algumas das opções.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Leonardo Fernandes
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino