Destaque
Uso frequente pode trazer prejuízos à audição, alterações no sono e cefaleia, aponta Maurício Terci

Maurício Terci alerta sobre os prejuízos à saúde de quem usa o aparelho (Créditos: arquivo pessoal)
Por Enrico Bueloni e Rodrigo Coutinho
O uso excessivo de fones de ouvido pode ser prejudicial à saúde e não é de hoje que os médicos alertam sobre isso. O otorrinolaringologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Paulo Lazarini, explica que o uso em excesso “pode ocasionar problemas auditivos”, podendo chegar à perda parcial ou total. Outro ponto que o otorrinolaringologista e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Maurício Terci, lembra sobre outros problemas à saúde que podem aparecer com a exposição crônica ao ruído, como alterações no sono, maior propensão à fadiga e estresse, cefaleia e cansaço.

Paulo Lazarini reconhece que o uso do fone é uma necessidade para as atividades remotas (Créditos: arquivo pessoal)
Com o intuito de falar e alertar sobre esse assunto, principalmente entre os jovens, em 2014, a Proteste e a Sociedade Brasileiro de Otologia fez um levantamento em duas escolas de São Paulo. Foi detectado que em um grupo de 68 alunos que utilizava fones, apenas 14 pessoas ouviam em volume menor do considerável seguro para audição. Além disso, 21 deles utilizavam o acessório por tempo excessivo.
Por conta das atividades remotas e o uso frequente de fones de ouvido, alguns sintomas podem aparecer, como assinala Paulo Lazarini. “Zumbidos e perda de audição podem ser sinais de que esse acessório está trazendo problemas para a pessoa”, alerta.
Os dois profissionais seguem o mesmo pensamento com relação ao que fazer para diminuir os riscos que o acessório pode trazer para vida das pessoas. O momento atual e a necessidade de utilizar fones requer atenção levam à necessidade de se tomar atitudes preventivas, para que o problema não venha a se tornar crônico.
Orientação Profa. Cyntia Andretta
Edição Patricia Neves
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.