Destaque
Uso frequente pode trazer prejuízos à audição, alterações no sono e cefaleia, aponta Maurício Terci
Por Enrico Bueloni e Rodrigo Coutinho
O uso excessivo de fones de ouvido pode ser prejudicial à saúde e não é de hoje que os médicos alertam sobre isso. O otorrinolaringologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Paulo Lazarini, explica que o uso em excesso “pode ocasionar problemas auditivos”, podendo chegar à perda parcial ou total. Outro ponto que o otorrinolaringologista e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Maurício Terci, lembra sobre outros problemas à saúde que podem aparecer com a exposição crônica ao ruído, como alterações no sono, maior propensão à fadiga e estresse, cefaleia e cansaço.
Com o intuito de falar e alertar sobre esse assunto, principalmente entre os jovens, em 2014, a Proteste e a Sociedade Brasileiro de Otologia fez um levantamento em duas escolas de São Paulo. Foi detectado que em um grupo de 68 alunos que utilizava fones, apenas 14 pessoas ouviam em volume menor do considerável seguro para audição. Além disso, 21 deles utilizavam o acessório por tempo excessivo.
Por conta das atividades remotas e o uso frequente de fones de ouvido, alguns sintomas podem aparecer, como assinala Paulo Lazarini. “Zumbidos e perda de audição podem ser sinais de que esse acessório está trazendo problemas para a pessoa”, alerta.
Os dois profissionais seguem o mesmo pensamento com relação ao que fazer para diminuir os riscos que o acessório pode trazer para vida das pessoas. O momento atual e a necessidade de utilizar fones requer atenção levam à necessidade de se tomar atitudes preventivas, para que o problema não venha a se tornar crônico.
Orientação Profa. Cyntia Andretta
Edição Patricia Neves
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna