Destaque

3.ª edição da Parada Pet reuniu 6 mil pessoas em Campinas

Evento contou com atividades de educação, diversão e serviços gratuitos

Parada pet atraiu diversos tipos de pet. Maros Antônio aproveitou e levou sua arara para passear (foto: Karina Mazzonetto)

 

 

                                 Por Karina Mazzonetto

No sábado, 31 de agosto, aconteceu em Campinas a terceira edição da Parada Pet. Foi um dia de diversão para as pessoas e seus animais com serviços gratuitos. Estiveram presentes 6 mil pessoas durante o dia segundo a organização, OA Eventos.

Desfile pet concorrendo ao mister e miss Parada Pet e melhor história (foto: Karina Mazzonetto)

A Parada Pet, além de desfile pet, educação pet, espaço de agility e apresentações, caricaturas contou também com vacinação, castração, microchipagem, SAMU animal, doação de animais e arrecadação de ração para a Associação de Amigos dos Animais de Campinas, AAAC, que também estava com bazar para arrecadação de dinheiro.

A castração foi realizada por aqueles que se cadastraram previamente no site do evento, sendo todos pré-agendados e realizadas no ônibus hospital da prefeitura, que estava presente, era necessário o agendamento por conta da recuperação dos animais. Ao longo do dia foram realizadas 80 castrações.

Para que os animais participassem da vacinação e microchipagem também era necessário um pré cadastro, porém quem não conseguiu realizar antes do evento, teve a chance de fazer na hora. Segundo Paulo Anselmo, diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, DPBea, a microchipagem é importante, é a identificação definitiva do pet.“Todos os animais microchipados são incluídos no sistema de cadastramento animal do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal e se forem encontrados perdidos podem ser devolvidos aos seus responsáveis.” Ao total foram 970 animais microchipados e 420 animais vacinados durante o evento.

Para a Associação de Amigos dos Animais de Campinas esse tipo de evento é muito importante e esperado, Eliana Maria Vital, voluntária fundadora diz que é “muito importante, tanto pela divulgação do nosso trabalho, como pela arrecadação de ração e mesmo com a vendas dos produtos, pois tudo que temos é através de doação, então a gente vende para arrecadar o recurso para a ong, seja para pagar ração, remédio, veterinário, funcionário. Então tudo é revertido para a ong.” O evento arrecadou 800kg de ração.

A associação também estava com feira de doação de animais, todos adultos, vacinados e castrados, para aumentarem as chances de doações. Eliana explica que “só adulto porque o animal adulto é mais difícil de doar, então se você traz um animal um filhote você tira muito a chance , então nós aproveitamos a visibilidade do evento por ter essa divulgação toda e trouxemos animais adultos castrados e vacinados para tentar arrumar um lar para eles.”

Fila de espera para o procedimento de microchipagem (foto: Karina Mazzonetto)

Caricatura dos pets chamou a atenção de todos (foto: Karina Mazzonetto)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Vinicius Goes


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.