Noticiário Geral
Em sua 11ª edição, Nipo Campinas recebe mais de 500 visitantes
Por: Henrique Bragança Sponchiado
O Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas promoveu no último sábado (21) o 11º Haru Matsuri, conhecido também como o Festival da Primavera Japonês. Com a proposta de integrar o público à cultura tradicional japonesa, o evento trouxe diversos aspectos presentes no Japão, como comidas típicas, apresentações musicais, danças e jogos para as crianças.
Para o diretor do Nipo Brasileiro, Akira Komiyama, o público que participa da festa tem a oportunidade de conhecer um pouco de uma das comemorações mais conhecidas do Japão. Nascido em Presidente Epitácio, ele já morou três anos no Japão e participa desse tipo de evento desde os seus 15 anos.
Na parte gastronômica, não faltaram os famosos sushis e yakisobas, entre outros pratos de salgados e doces. “Já faz mais de 25 anos que participo de eventos como este, fazendo e vendendo Takoyaki, Oniguiri e Onigirazu”, disse Shizuko Tanabi, voluntária em uma das barracas de comidas. Segundo ela, os pratos típicos do Japão vendem bem nestas festas.
O público também se encantou com a apresentação do Bon Matsuri, dança tradicional japonesa. Nela, as pessoas dançam ao redor de Yagurá, uma torre com taikos (tambores), que são tocados em seu topo.
“No Japão temos também o Hanabi, que são as competições de fogos de artifícios e o Tanabata Matsuri, que é o evento que inspira nossa decoração com as bolas com caldas do festival das estrelas”, disse. Segundo ele, as comemorações desse festival no Japão têm início no verão. “As pessoas se mais com o calor”.
Orientação Profa. Ciça Toledo
Editado por: Bianca Mariano
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino