Digitais Recomenda
Por Arthur Lot
Espaço reúne também réplicas de relíquias do pintor holandês Vincent Van Gogh
Mais de vinte pinturas a óleo e esculturas em madeira produzidas por beneficiários do Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT) integram a exposição que marcou a inauguração do Parque Van Gogh, no último sábado, 29, em Holambra.

Alessandra Caratti ao lado de uma das obras expostas (Foto: Arthur Lot)
O espaço, com 11,2 mil metros quadrados, localizado em frente ao Lago do Holandês, também exibe réplicas de obras do pintor holandês Vincent Willem van Gogh, considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Entre as réplicas, estão “Os comedores de batata” e “Noite estrelada”.
Segundo a diretora de Turismo e Cultura da instância turística de Holambra, Alessandra Caratti, a adoção do nome do artista no novo empreendimento do município teve por motivação explorar um espaço cultural que tivesse conexão direta com a cidade. O nome de Van Gogh tinha naturalmente essa conexão, pois a nacionalidade do artista remete à terra dos fundadores do município da Região Metropolitana de Campinas. “Nosso objetivo é ter um local a mais de diversão, lazer, cultura e arte”, disse.

Entre as obras estão réplicas de van Gogh (Foto: Arthur Lot)
“Se você passear por Holambra, andar pela nossa cidade, vai ver que temos várias praças contemplativas, lindas inclusive, e que são visitadas constantemente por nossos turistas. O Parque Van Gogh também tem esse intuito. Além de ser uma atração turística, nós queremos também proporcionar algo diferente para o morador”, completou Alessandra.
O espaço onde hoje funciona o parque pertencia a uma família tradicional do município, que utilizava seus 6 chalés para hospedagem. Tempos atrás, a Prefeitura adquiriu o local na Orla dos Chalés e o submeteu a uma grande revitalização.
O chalés, que remetem às antigas casinhas da Holanda, estão sendo usados para acolher exposições, que deverão se alternar com o tempo. “Além de ser uma atração turística, nós queremos também proporcionar algo diferente para o morador, um ambiente de lazer e descontração, de contemplação. Temos um lago lindo aqui, onde o morador pode vir, passear, fazer piquenique. O intuito do parque é aguçar a curiosidade cultural, tanto do morador quanto do turista”, acentuou Alessandra.

“Carro” é uma das obras expostas (Foto: Arthur Lot)
O local fica aberto aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A exposição do NAOTT ficará aberta à visitação pública durante todo o mês de outubro.
Orientado por Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Pane di Padre aposta na fermentação natural
Padaria da cidade de Vinhedo se destaca por produzir pães artesanais, doces, salgados e produtos sem glúten.

Mirante de Caconde é um refúgio de beleza, ar puro e paz
A menos de três horas de Campinas, o lugar oferece conexão com a natureza e um toque de misticismo.

Bar em Barão Geraldo é homenagem à professora
O Maria Bonjour é comandado por Odilon Rodrigues Moreno e se tornou um local tradicional de Campinas.

Mistura Divina oferece lanches com nomes ‘animados’
Hamburgueria da cidade de Morungaba tem inclusive comidas veganas, sem lactose e sem glúten

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores

Atibaia possui réplica do ‘Santuário de Schoenstatt’
Local, que é bem arborizado e com campos floridos, recebe cerca de 90 ônibus turísticos por domingo